Já fiz um comentário a respeito das Aulas Teóricas de Educação Física aqui e agora volto a tocar no assunto. A minha preocupação deve-se ao fato de que sempre só há comentários sobre a prática. Já escrevi duas vezes para a revista Nova Escola e ainda não vi nenhuma matéria que contemple a teoria. No ENEM já há questões de Educação Física e em algumas escolas do ensino médio seja pública ou privada, quando há teoria são mandados que os(as) discentes façam pesquisa e nada é discutido, pelo menos é o que tenho observado na escola onde minha filha estuda, daí a minha preocupação e a volta da discussão.

Comentários

Por José Henrique dos Santos
em 6 de Abril de 2012 às 23:08.

Penso que as aulas teóricas na EF deveriam de alguma forma estar articulada com as atividades práticas desenvolvidas nas aulas. Em vista disso ainda há um longo caminho a percorrer no sentido de criar sistemáticas que permitam o planejamento de atividades desta natureza.

José Henrique

Por Jorge Luiz Fidencio da Maia
em 7 de Abril de 2012 às 05:19.

Eu sou plena mente a favor, inclusive como professor da rede estadual de ensino do meu estado (Rio Grande do Sul - cidade de Cachoeira do Sul ) ministro aulas teóriocas e não só sobre regras e conhecimentos  dos esportes mas também trabalho conteúdos transversais das áreas da sociologia, psicologia, biologia, matemática, comportamental e outros temas. E nos 2 últimos anos, tenho usado como ferramenta para estas aulas complementares o método EAD com a plataforma Moodle. A experiência tem sido maravilhosa, no início houve uma certa resistância mas agora é bem aceita pelos alunos.

Por Karine Marlleny Neves Corrêa
em 20 de Abril de 2012 às 10:21.

Também concordo pois a teoria é uma mãe do aprendizado e tem que se ter teoria pois atraves desta conseguimos ter os feedback para uma melhora da prática.

Por Glauber César Cruz Custódio
em 20 de Abril de 2012 às 14:49.

Em minha opinião a aula teórica é muito importante, assim como a prática, podendo estas estar presentes concomitantemente na educação física. Agora, para justificar o uso de aulas teóricas na disciplina, basta pensarem que nem sempre é possível articular a realidade, os conceitos e valores durante a prática, fazendo-se necessária a reflexão acerca das atividades desenvolvidas. A Educação física, em minha opinião, é muito mais que ensinar e treinar atos técnicos, é auxiliar o aluno para formar valores, desenvolvendo plenamente as suas capacidades, que para isso o aluno necessita de estímulos, assim tendo o seu desenvolvimento de forma global.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.