Cevnautas, é uma pena que a pesquisa que a FAPESP anuncia não tenha Educação Física e Esportes. Vamos garimpar e encontrar? A SEED do Paraná chegou a fazer um encontro sobre Objetos de Aprendizagem e Educação Física. Alguém aqui da comunidade participou? Segue a nota da FAPESP:

Pesquisa enfoca o uso de novas tecnologias no ensino
05/02/2013

Agência FAPESP – Várias pesquisas e relatórios de projetos educacionais têm apontado que uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentar os conteúdos para os alunos. Essas inovações em grande parte estão associadas ao uso das novas tecnologias no processo de ensino.

Um projeto de pesquisa conduzido na Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Araraquara, pretende ampliar o uso dos chamados objetos de aprendizagem e envolver um maior número de alunos.

A pesquisa tem apoio da FAPESP por meio do Programa de Melhoria do Ensino Público e origem em estudos já conduzidos no Núcleo de Ensino da Unesp.

“Durante dois anos, uma equipe de professores e bolsistas do Núcleo de Ensino da Unesp desenvolveu atividades com objetos de aprendizagem em uma escola pública estadual. Os resultados não deixaram dúvidas. Nos conteúdos trabalhados com os objetos, os alunos em média tiveram um resultado 32% superior aos conteúdos trabalhados de maneira tradicional”, disse Sílvio Henrique Fiscarelli, coordenador do projeto.

Nas oito classes de ensino médio analisadas, com um total de quase 400 alunos, o desempenho dos alunos se mostrou superior quando foram utilizados objetos de aprendizagem para abordar os conteúdos de Física e Matemática.

Comparando estatisticamente os desempenhos dos alunos nas atividades realizadas em sala de aula com as atividades nas quais foram utilizados os objetos de aprendizagem, observou-se que os estudantes obtiveram um desempenho melhor e mais homogêneo com o uso desse tipo de recurso.

Foi constatado também que os alunos que obtinham média 5 ou abaixo deste valor nas atividades em sala de aula melhoraram 51% seu desempenho, enquanto os alunos com média superior a 5 obtiveram um ganho médio menor, de apenas 13%. Ou seja, os alunos que têm maior dificuldade de aprendizagem são os mais beneficiados pelo uso dessa tecnologia.

Com apoio da FAPESP, foram adquiridos 35 computadores que serão utilizados em sala de aula, evitando que os alunos precisem se deslocar para o laboratório de informática para utilizar os objetos de aprendizagem.

O projeto envolve sete professores que recebem Bolsa da FAPESP para se dedicar às atividades e cinco disciplinas (Português, Matemática, Física, Química e Filosofia).

* Com informações da Unesp

FONTE:
 

Comentários

Por Luciano de Lacerda Gurski
em 6 de Fevereiro de 2013 às 09:58.

Olá Laércio,

trabalhei na equipe de Educação Básica da SEED, e na época validávamos os objetos de aprendizagem produzidos pelos professores.

Hoje não se tem mais a possibilidade dos professores produzirem novos objetos, contudo o portal da secretaria ainda oportuniza acesso aos recursos produzidos. Lá é possível encontrar trechos de filmes, animações, sons, entre outros recursos e objetos.

O Link para acesso aos conteúdos de Educação Física é http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/

Quanto às tecnologias se tem hoje uma diretoria de tecnologias educacionais que se divide em 32 coordenações regionais de tecnologias educacionais (conhecido como CRTE), na qual trabalho.

A novidade do momento é a distribuição de tablets e instalação de redes sem fio nas escolas, com o registro de classe sendo realizado on line (em fase piloto). Além disto estão sendo instaldas losa digitais.

Para fomentar o uso destes recursos oferecemos cursos aos professores, que podem fazê-lo gratuitamente além dos cursos ofertados durante a semana pedagógica (na qual a participação deles é obrigatória).

Notamos pelas informações de acesso ao portal que os objetos de aprendizagem ainda são mais acessados por pessoas e professores de outros estados que dos próprios professores da rede, o que demonstra que não basta oferecer acesso aos recursos, mas é preciso se investir na formação dos professores para fomentar e possibilitar seus usos, afinal, não basta apenas "dar um maquiada" tecnológica, se a concepção de ensino não é repensada...

abraço!

 

Por Luciano de Lacerda Gurski
em 6 de Fevereiro de 2013 às 09:59.

Ops, desculpem os erros de digitação... Deve ser o sono... :)

Por Laercio Elias Pereira
em 6 de Fevereiro de 2013 às 10:34.

Luciano, Cevnautas,

   Ótima a página do Paraná: http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/ . Até o CEV aparece mais de uma vez lá (sim, nas páginas super internas). Até me perdi bibilhotecando, especialmente porque não tem recurso de volta quando a gente clica em alguns links (fui ver a regra de hasteamento de bandeira pra matar a saudade do meu tempo de escoteiro). Vamos garimpar lá e conversar como poderíamos fazer o Banco de Objetos Educacionais (ou REA - Recursos Educacionais Abertos) no CEV. Por falar em recursos abertos, navegando nesse portal em muitos apontadores esbarrei na exigência de senha. Será que alguém consegue uma senha para os cevnautas? Ou pode explicar por que a cancela?

   Laércio

PS: Uma discussão sobre o banco de jogos no CEV parou em 2009, dentro de uma nota do João Freire. Acho que o banco CEVREA poderia caminhar junto com o banco de jogos & brincadeiras. http://cev.org.br/comunidade/pedagogia/debate/composicao-coletiva/


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