Publiquei em meu Blog, na imirante.glooboesporte.com orinetações para o pessoal pedir a Clinica de MiniAtletismo. repasso a todos, lembrando que poderão solicitar, de suas cidades - outros estados - diretamente ao Nilton, na CBAt nilton@cbat.org.br ou trajano@cbat.org.br ou mesmo martinho@cbat.org.br

http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/

Tenho recebido inúmeros pedidos de informação para a realização da Clínica de MiniAtletismo, aqui no Maranhão, e de outros estados também.

Helton, pedindo para Bacabal, Santa Inês, Zé Doca e Buriticupu; Canhoto para Pinheiro; o Maranhão para Esperantinópolis e formando um consórcio com mais cinco ou seis municipio do entorno, Luis Carlos/Mesquita para Rosário; aguardo resposta da Amanda, de Imperatriz - lá podemos fazer Imperatriz, João Lisboa, Cidelandia, Acailandia...

Já enviei resposta a todos, via correio eletronico, com o ’caderno de encargos’. Como os pedidos estão chegando, publico aqui, para facilitar às demais Prefeituras - inclusive à de São Luís, se desejar retomar as negociações, agora com clareza dos encargos, sem os atropelos... podemos juntar Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa...

MiniAtletismo agora é programa nacional no Brasil

Anúncio aconteceu em reunião do Conselho da entidade nesta segunda, 11/04/2011: Na abertura da reunião do Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), em Daegu (Coreia do Sul), o presidente da entidade, Lamine Diack, fez anúncio em que comemorou o fato de que dezenas de países de todos os continentes estão colocando em marcha o projeto “Kids’ Athletics”.

Entre as nações que aderiram ao projeto ele destacou o Brasil, “onde agora
há um programa nacional”, afirmou o dirigente senegalês. O projeto, que foi
adaptado às condições brasileiras pela CBAt, com o nome de “MiniAtletismo”, ganhou o apoio do Ministério do Esporte.

Para atender a demanda, a Confederação tem realizado cursos para a habilitação de professores e monitores, que tocarão o programa em suas comunidades.

Um dos pontos fundamentais do programa é divulgar o Atletismo e tornar esse esporte – o mais importante dos Jogos Olímpicos – também o mais praticado por escolares de todo o mundo. O programa tem como foco meninos e meninas de 7 a 12 anos e procura tornar a prática atlética, como dizem os autores, “atraente, acessível e instrutiva”.

Apenas lembrando que nesta fase, a Prefeitura Municipal de Barreirinhas realizou a Clínica de MiniAtletismo no período de 05 e 06 de abril de 2011; e o UniCEUMA aqui, em São Luís, nos dias 08 e 09 de abril de 2011, sendo o Estado do Maranhão o primeiro a receber este programa, no Brasil.

As Prefeituras Municipais do Maranhão que desejarem aderir ao programa e receberem a Clínica, poderão entrar em contato pelo Blog (comentários) que tomaremos todas as providencias junto à CBAt. 

CADERNO D ENCARGOS

Ofício do Sr. Prefeito Municipal e/ou Secretário de Educação e/ou Esportes e Lazer solicitando a inclusão do Município no Programa MiniAtletismo da CBAT/IAAF/CAIXA.

1.Deve acompanhar o ofício uma ou duas paginas sobre o Município (origem, população, economia, número de escolas, etc.), sobre programas de esporte que desenvolve (incluindo o atletismo), enfim, um material que “apresente” o município. Podem anexar 2 ou 3 fotos de áreas esportivas.

2.Acompanha o Termo de Compromisso (anexo 1), que deve ser preenchido e enviado junto com o ofício de solicitação

3.Ficha de inscrição de Escolas da Rede Pública Municipal (todas da rede urbana), com a indicação do(s) professor (es) de educação física de cada uma das escolas, assinado pelo gestor da escola, de que se compromete a realizar o programa em sua escola, com todas as crianças matriculadas (anexo 2) – cada quadro, uma escola

4.Relação das escolas da rede pública municipal, com endereço, inclusive eletrônico, e o número de alunos dentro da faixa etária – 7 a 12 anos – por sexo – que participarão do programa

5.Poderão ser convidadas a participar escolas da rede pública estadual, com crianças nessa faixa etária, e mesmo da rede particular. No caso de aderirem ao programa, devem preencher o termo de compromisso e a ficha das escolas

6.Para a realização da Clínica, a CBAt poderá enviar Técnico – nesse caso, as despesas de passagem e remuneração correrão por conta da mesma; as despesas de deslocamento de São Luís e interno correrão por conta de Prefeitura, assim como estadia – hotel e alimentação – como contra-partida.

6.1.      Caso o(s) Professor (es) seja(m) de São Luís e/ou Barreirinhas, o deslocamento e estadia correrá por conta de Prefeitura, assim como a remuneração pelo serviço (pró-labore), como contra-partida.

7.Para realização da Clínica será preciso ter-se a disposição o material da relação anexa (3), que será usado para o Festival de MiniAtletismo, como atividade prática do curso, assim como a confecção dos materiais necessários; esse material ficará para a Secretaria e poderá ser utilizado na realização dos Festivais

8.As escolas deverão cumprir o programa, incluindo o MiniAtletismo em seu planejamento das AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, durante o período de um (01) bimestre letivo, ensinando as crianças os gestos técnicos, e 30 (trinta) dias após a realização da Clínica, realizar um festival em cada escola inscrita, envolvendo todos os alunos na faixa etária de 7 a 12 anos; após mais 30 dias – e até o final do ano – deverão realizar festivas envolvendo de 2 a 8 escolas, de cada vez.

9. A(s) Secretarias de Educação e Esportes deverão indicar um Coordenador para o Programa, que será responsável pela elaboração dos relatórios – tantos quantos forem os festivais – intramuros (internos, de cada escola) e extra-muros – forem realizados – de acordo com o numero de escolas envolvidas; esses relatórios deverão ser encaminhados após cada evento à CBAt, devidamente documentado e comprovado, com fotos e/ou vídeos.

Quaisquer dúvidas com o Prof. Leopoldo Vaz ou através de comentários e solicitações através dos endereços:

      vazleopoldo@hotmail.com

     http://colunas.imirante.com/platb/leopoldovaz/

     http://cev.org.br/comunidade/atletismo

     http://cev.org.br/comunidade/maranhao

     Toda a documentação deverá ser enviada para      

     CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO

     A/C NILTON CESAR FEST

     Coordenador de Desenvolvimento

     Rua Rio Purus, 103 – Conjunto Vieralves Nossa Senhoras das Graças

     CEP 65053.050 – MANAUS - AM

        Nilton@cbat.org.br 

        Toda correspondência poderá ser enviada via correio eletrônico, com cópia para Trajano@cbat.org.br e vazleopoldo@hotmail.com
 

TERMO DE COMPROMISSO

Eu, ________________________________________________, abaixo assinado, representando legalmente a Prefeitura  Municipal de  ________________________________________________________________, 

firmo o presente compromisso com a Confederação Brasileira de Atletismo de apoiar e/ou participar do Programa Piloto – Atletismo nas Escolas IAAF / CBAt – Mini Atletismo, pelo período iniciando em ___ de _______ a 31 de dezembro do corrente ano, podendo ser prorrogado com a anuência das partes, sendo que receberei todas as instruções necessárias diretamente desta Confederação.

Concordo, ainda, que a Confederação Brasileira de Atletismo possa fazer uso de minha imagem, em qualquer tempo, desde que durante os Festivais de Mini-Atletismo e apenas para divulgação do mesmo, sem fins lucrativos.

Local e data: _________________ de ___________ de 20__

___________________________

Assinatura

Nome:_____________________________________

Função:____________________________________

 Programa Piloto IAAF “Atletismo nas Escolas”

DaDos DAS EscOlas Participantes

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO
Federação: FAMAIHGM FEDERAÇÃO DE ATLETISMO DO MARANHÃOINSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO MARANHÃO
ESCOLA
Nome:  
Tipo: Municipal:   Estadual:   Federal :   Particular:    Outra:  
  Em caso de marcar “outra”, especificar:
Endereço:  
Cidade:   CEP:  
Estado:  
Telefone: Código País:   Código Área:   Número:  
e-mail:  
Nome do(a) Responsável e função:
 
E-mail:  
Nome Professor de Educacão Física responsável dentro da escola:
 
 E-mail:  
                                   
ESCOLA
Nombre:  
Tipo: Municipal:   Estadual:   Federal:   Particular:    Outra:  
  Em caso de marcar “outra”, especificar:
Endereço:  
Cidade:   CEP:  
Estado:  
Telefone: Código País:   Código Área:   Número:  
e-mail:  
Nome do(a) Responsável e função:
 
E-mail:  
Nome Professor de Educacão Física responsável dentro da escola:
 
 E-mail:  
                                   

 

RECURSOS MATERIAIS - FESTIVAL DE MINI ATLETISMO

15. Local para aulas teóricas - Sala ampla / Auditório COM DATA SHOW

16. Local para aulas práticas - Ginásio / Quadra coberta

17. Quadro móvel branco  - 01

18. Canetas para quadro móvel - 03 cores

19. Folhas de papel - 100 folhas

PARA AS AULAS PRÁTICAS

IP QUANTIDADE

01. Tinta óleo ‐ 3 cores “vivas” - 02 litros de cada cor

02. Corda de cizal 20 metros

03. Pano de TNT – pelo menos 8 cores  5  metros de cada cor

04. Serra articulada - 01

05. Facão - 01

06. Estilete - 05

07. Mangueira ½ polegada - 10 m

08. Bolas de Medicinebol de 2 e 3 kg 2 de cada

09. Canetas - 20

10. Pinceis de diferentes tamanhos - 10

11. Colchão pequeno  - 03

12. Pranchetas (arbitragem) - 20

13. Calculadora - 03

14. Coletes para as crianças (oito cores) 08 de cada cor

21. Garrafas Plásticas 2 litros – 60

22. Tabuas de 1m x 5cm -  10

23. Cabo de Vassoura - 30

24. Vara de 4m (bambu ou outro material resistente) – 02 (para ‘ salto com vara’)

25. Bola de borracha (pequena, tipo tênis de campo) - 10

26. Bambu (2m) ou outro material resistente -  2

27. Pneu de carro – aro 17/18 (usados) - 4

28. Areia, brita ou terra (para encher as garrafas) 100 kg

29. Pneus de Bicicleta (usados) – 10

30. Cronômetros - 05

PARA O FESTIVAL

20. Copos de água de 200 ml – 500

31 – Lanche para as crianças

32 – 64 crianças, em idade de 07 a 12 anos – 8 equipes de 8 crianças em cada equipe:

07/08 anos – 2, sendo uma de cada sexo

09/10 anos – 2, sendo uma de cada sexo

11/12 anos -  2, sendo uma de cada sexo

Mais                2 – dentro da faixa etária

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.