Cevnautas,

Uma comissão de 5 Deputados foi saber da Olimpíada na China.  

Será que, antes (ou depois) da viagem à Pequim e Xangai eles assistiram à palestra do Coordenador da Informação & Documentação dos Jogos da China, Ma Tie, que veio mostrar a organização no I CONBIDE?  

http://cev.org.br/biblioteca/a-organizacao-informacao-documentacao-nos-jogos-panamericanos-olimpicos-i-conbide/  

A informação que eles trazem , de que a Olimpiada aumentou em 10% a prática esportiva da população confere com as pesquisa?   Laércio

Deputados conhecem o modelo esportivo chinês e realizam visita técnica do legado dos Jogos China 2008

As Olimpíadas e Paralimpía­das de Pequim, em 2008, conquis­taram, como um dos legados, o aumento de 10% de participação da população chinesa no esporte. Antes dos Jogos, apenas 23% dos chineses praticavam espor­te; até 2018, a meta é que o esporte alcance 40% da população.

 

Deputados conhecem o modelo esportivo chinês e realizam visita técnica do legado dos Jogos China 2008

Comitiva de deputados na Universidade de Esporte de Xangai

Reconhecida mundialmente como exemplo de potência esporti­va, a China possui um sistema edu­cacional de referência. O esporte é obrigatório na grade curricular. Prin­cípios morais, intelectuais, esporti­vos e artísticos são ensinados nas escolas públicas e privadas do país.

Diante de tanto sucesso e avanço no esporte que a China tem con­quistado nos últimos anos, neste momento importante, em que o Brasil discute e constrói o Sistema Nacional do Es­porte e o Plano Nacional do Esporte, mem­bros da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados foram co­nhecer e aprender sobre as ino­vações do modelo chinês e, assim, ajudar o Brasil a construir seu pró­prio modelo esportivo.

Durante os dias 23 de outubro a 1º de novembro, a comitiva com­posta pelos deputados Márcio Mari­nho (presidente da Comissão), Cle­ber Verde, Evandro Roman, Flávia Morais e José Rocha se reuniu com autoridades chinesas e conhe­ceu as estruturas esportivas do país, entre centros de treinamen­tos, o estádio Nacional Ninho de Pássaro, o Centro Aquático Nacional de Pequim – Cubo D’Água, a Univer­sidade de Desportos de Pequim e a Universidade de Esporte de Xangai.

A Universidade de Desportos de Pequim, responsável pelo marco do início do ensino supe­rior moderno da China no espor­te, desde 1954 já formou 50 mil atletas, além de treinadores, ges­tores e professores. Um dos prin­cipais objetivos da instituição é que o esporte seja tratado como ciência e que tenha a participa­ção e envolvimento da sociedade.

A prática esportiva na China se inicia a partir dos seis anos de idade. Pela manhã as crianças es­tudam as disciplinas regulares em sala de aula e, durante à tarde, fa­zem treinamentos específicos de diversas modalidades esportivas.

Em encontro com o vice-presi­dente da Assembleia Popular Na­cional (APN) da China, Che Zhu, foi apresentada aos parlamenta­res brasileiros a Lei do Esporte na China, que existe há 20 anos. Che Zhu fa­lou de Pequim como sede dos Jo­gos Olímpicos de Inverno em 2022 e também do legado conquistado com o Plano China Saudável, que incentiva a população a caminhar 10 mil passos por dia, sendo 3 mil mais rápidos, e equilibrar a alimen­tação para manter a saúde em dia.

O presidente do Comitê de Edu­cação, Ciência, Cultura e Saúde Pú­blica da APN, Liu Binjie, destacou à comitiva da CESPO a integra­ção nas áreas de saúde e esporte, prevista na Lei do Esporte, e infor­mou que o orçamento e as ações nessas áreas são separados. Liu afir­mou também que os 66 artigos do plano de saúde destacam a prática do esporte, demonstrando como as duas áreas caminham juntas. O par­lamentar classifica que o principal legado das olimpíadas de 2008 foi a infraestrutura de arenas e o cultu­ral incentivo para a prática esportiva.

Além de Pequim, os deputados também visitaram Xangai, uma das cidades-sede dos Jogos de 2008. A Universidade de Esporte de Xan­gai abriga a faculdade especial de tênis de mesa, está em negocia­ção para estabelecer a faculdade de handebol e conta com uma es­cola de treinadores. A Universida­de está aberta para a comunidade praticar atividade física em diver­sos horários, uma vez que o cam­pus conta com uma estrutura de vários espaços que ficam ociosos. 

 

Deputados visitam a Assembleia Popular Nacional da China Depa Popular Nacional da China

deputados Deputados no Centro Aquático Nacional de Pequim – Cubo D’Água

 

FONTE: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/cespo/noticias/deputados-conhecem-o-modelo-esportivo-chines-e-realizam-visita-tecnica-do-legado-dos-jogos-china-2008

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Novembro de 2015 às 10:47.

Que ótimo, pagamos todos pelo passeio de suas excelências. Aliás, o momento é bem propício para isso

Agora basta baixarem normas e recomendações para os ministérios, para outras comissões..., para o raio que os parta, e lançar no lamaçal (não de Mariana), mas dos mensalões, lava-jato e quantos mais ainda estão por vir e seremos todos felizes.

Quanta vergonha sinto em assistir à tanta iinoperância, ncompetência... e safadeza. E o pior, seus exemplos se alastram por todo o país! 

Por Roberto Affonso Pimentel
em 13 de Novembro de 2015 às 16:40.

Será que seriam precisos tantos especilistas para se assessorar de nossos problemas, e logo na China? Creio que seria melhor que ficassem por lá!

MANUAL DE ENGENHARIA PEDAGÓGICA ... Contributo para professores (e treinadores esportivos)

Visite Procrie: www.procrie.com.br/  LEGADO OLÍMPICO

 

Como Melhorar a Educação no Brasil?

Em Educação nada é tão eficaz quanto, mais do que apenas repetir palavras, ensinar a pensar, a juntar ideias, a construir conceitos. Enfim, a sermos CRIATIVOS.

Enquanto alguns países revisam currículos escolares a cada dez anos o Brasil não tem nenhum. Não se tem um consenso sobre o que o aluno deve aprender a cada ano em cada disciplina, notadamente em Educação Física e Esporte. Melhor diria: “sabemos todos o que fazer, mas o problema é como fazer”. E aqui nossas vivências criativas afloram em um cenário estéril de ideias.

Ponte ente neurocientistas e professores

A partir de impulsos intuitivos, construímos agora uma ponte entre a novel neurociência e a escola, revolvendo o ensino reinante e desbravando para uma fantástica aventura pedagógica jamais ousada: a quadra esportiva. A efetivação desse elo emprestará significação a um Centro de Referência em Iniciação Esportiva – inicialmente um protótipo –, para compartilhar e referendar pesquisas de campo na formação profissional continuada de docentes e acadêmicos.  

Didatismo - XXI

Formulamos um projeto educacional moderno e audacioso para nossos padrões alinhado com os principais centros mundiais – Finlândia, Coreia do Sul, EUA – de caráter interdisciplinar simples, inclusivo e objetivo, a ser conquistado a partir do ensino fundamental, e em seguida, médio.

Raízes bioquímicas das emoções e mecanismos da memória já podem se tornar matéria para crianças. Didática e neurociência oferecem diariamente novos saberes fascinantes, o que implica constante e efetivo compartilhamento com agentes educacionais na construção conjunta de um currículo nacional. 

Restam duas questões:

—   Como profissionais de educação darão conta dessa transição?

—   Como incentivar o aluno a ter ideias, a expô-las e a se conectar com outros de maneira que façam com que a ideia saia         do papel?

Clínica investigativa, tatear pedagógico... Tem caráter interdisciplinar!

Trata-se de proposta didática singular e envolvente voltada para a formação esportiva em geral, o chamado esporte de base, com inestimáveis reflexos na formação e vida de milhões de brasileirinhos.   

Roberto A. Pimentel

Niterói, novembro/2015


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.