Conheci oo Prof Alfredo Gomes de Faria Júnior através do livro Didática de Educação Física, que toda a minha geração leu e estudou. Achei o máximo quando soube que ele seria um dos nossos professores da primeira turma do mestrado em Educação Física da USP. A amizade começou ali, e a admiração foi só aumentando nessas últimas décadas.

Durante o mestrado juntei a turma do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (o Mauro Betti era um dos estudantes), alguns amigos como o Victor Matsudo, Dante de Rose, Luiz Lorenzetto, Carlos Catallano,(que também eram do mestrado) e encarei ressuscitar a Revista Esporte e Educação, tendo como tema central o novo mestrado no Brasil, e a entrevista com o Faria abrindo a edição. http://cev.org.br/biblioteca/esporte-educacao-1977-n44

Depois ele colaborou na banca de qualificação da tese que deu no CEV. No dia da defesa - a primeira transmitida pela Internet na Unicamp - ele não conseguiu chegar e tivemos que chamar um suplente que não tinha lido o trabalho pra completar a banca. Ele tinha perdido a conexão em Brasília, vindo de Mato Grosso.

Em seguida, 1997, fez uma festa na UFF - marcada por uma entrevista online do Claudio Gil numa sala do CEV - para lançarmos a página de Idosos do CEV, além de assumir a administração da lista de discussão Lusofonia.

A publicação da sua biografia "De aluno da ENEFD a Doutor Honoris causa: A carreira de Alfredo Faria Júnior", Casa da Educação Física de Minas Gerais, 2012, facilita a tarefa de apresentar o Mestre. O capítulo 10, que descreve a documentação e informação, é um manual obrigatório escrito por um grande protagonista. Merece o desafio ao editor Claudio Boschi de virar uma publicação online com apontadores para a bibliografia. http://cev.org.br/biblioteca/de-aluno-enefd-doutor-honoris-causa-carreira-alfredo-gomes-faria-junior/

Faria tem sido um grande professor em todos os tempos. Naquela entrevista para a Esporte e E Educação, de 35 anos atrás, ele disse: "O tri contribuiu para a perpetuação de pessoas que vinham mantendo a EF e o Desporto num estado de desenvolvimento..." Grande dica para a época dos megaeventos no Brasil.

Salve Mestre!
Laercio

Comentários

Por Lohover Duque Sandoval
em 16 de Outubro de 2012 às 11:11.

Bom día para voces.

Eu teve o prazer de ficar na especialicacao na escola de Volta Redonda no 1982.    O professor Alfredo é um excelente professor e um grande homem.

Da cidade de Tuluá, no Valle do Cauca, na Colombia, um abraco com as saudades do Brasil do meu coracao.

Por Afonso Nina
em 16 de Outubro de 2012 às 17:37.

É sempre bom prestar homenagem a quem merece e ainda mais quando a homenagem é feita por alguém  de mérito e competência como o  prof.Laércio.Assim como uma geração de professores que já entraram a muito na casa dos 50  também travei contato com sua produção intelectual através do livro de prática de ensino, que apesar da enorme importância é  apenas parte  na enorme gama de interesses e de trabalhos realizados por Faria Jr. Seu exercício de magistério é verdadeira militância pela educação e pela educação física ,no quadro da educação física contemporânea são pessoas como Faria Jr.,Tubino,Lamartine,Maurício Rocha que constroem castelos e não apenas assam biscoitos,de acordo com os conselhos de Guimarães Rosa.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.