Colegas, 

Informamos a abertura da XXVII turma do curso de Especialização em Educação Física Escolar do Instituto de Educação Física da UFF. Divulguem (compartilhem em suas redes)!!! Segue Edital do processo seletivo. LEMBRANDO QUE O CURSO É GRATUITO.

Universidade Federal Fluminense
Instituto de Educação Física
Deptº. Educação Física e Desportos
Programa de Pós-Graduação

EDITAL
XXVII Curso de Especialização “lato sensu” (360 h)
em Educação Física Escolar

O Departamento de Educação Física e Desportos da Universidade Federal Fluminense, Campus Gragoatá (Niterói), torna público, a todos os interessados e nos termos do presente edital, que estarão abertas as inscrições com vista à seleção para o XXVII Curso de Especialização “lato sensu”, 360 horas, em “Educação Física Escolar”, a partir do dia 16 de novembro á 04 de dezembro de 2015.
Não há taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade.
1. Das vagas:
Para este Curso são oferecidas 22 vagas. As aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras no horário de 14 às 18 horas.
2. Da qualificação exigida aos candidatos:
Licenciatura em Educação Física. 
3. Das inscrições:
Prazo: As inscrições estarão abertas no período de 16 de novembro á 04 de dezembro de 2015. 
De acordo com a normatização da Pró-reitora da Pós-Graduação da UFF, as inscrições serão on line, pelo endereço eletrônico:http://sistemas.uff.br/sispos/candidatura 
Para habilitar à vaga, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação anexada ao sistema, no ato da inscrição: 
a) Diploma de conclusão de curso de licenciatura em educação física (enviar frente e verso - não serão aceitas declarações ou certificados de conclusão),
b) C.P.F.,
c) Carteira de Identidade.
A falta de qualquer um dos documentos nos prazos solicitados implica na não caracterização da inscrição do candidato com vistas à seleção.
4. Após homologação da inscrição, pelo Colegiado do Curso de Especialização, até o dia 10 de dezembro, o candidato deverá entregar no endereço, dias e horários abaixo relacionados, no período de 08 à 09 de DEZEMBRO de 2015, os seguintes documentos:
4.1 - Fornecer 2 (duas) fotografias 3x4 recentes. 
4.2 - Comprovar trabalho docente: 
a) Se professor/a de educação física da rede pública, trazer xerox e original do contracheque. O contracheque deve ser do segundo semestre de 2015. No caso de professor recém admitido que ainda não tenha recebido contracheque trazer documentação oficial que comprove a posse; 
b) Se professor/a de escola particular trazer carteira de trabalho (xerox da página do contrato) e declaração da escola (datada, atualizada, a partir de agosto de 2015) de que leciona educação física na escola.
A falta desta documentação implica na não pontuação do candidato no item relacionado à experiência docente.
c) Preencher a ficha de inscrição (modelo fornecido pelo Departamento)
d) Preencher o formulário do currículo vitae (também fornecido pelo departamento).
4.3 - Comprovar currículo vitae:
Freqüência a cursos, congressos e afins: fotocópia acompanhada do original das declarações de participação. Obs: os originais serão conferidos e devolvidos no ato da inscrição.
Local para entrega dessa documentação: Departamento de Educação Física e Desportos
Campus do Gragoatá – Av. Visconde do Rio Branco, S/N (UFFÃO)
Centro / Niterói – RJ. 
Tel: 2629-2809 ou 2629-2810
Dias: 08 e 09 de dezembro das 10 às 16 horas.


5. Do processo de Seleção:
Serão selecionados/as 22 candidatos/as.
Só haverá seleção para a turma se o número de candidatos inscritos exceder o número de vagas.
Quando a seleção for necessária, ela se processará pela avaliação do currículo vitae (fornecido pelo Departamento), a qual seguirá os seguintes critérios de pontuação:
A. Tempo de Formado: 
Pontuação por ano de formado: quem se formou em 2015 receberá um ponto; a partir daí receberá mais um ponto por ano, até o limite máximo de 11 pontos.

B. Magistério na Educação Básica:
A pontuação para a rede pública é de 20 pontos (quando estatutário, sendo contrato temporário: 15 pontos) e, em estabelecimento particular: 15 pontos. Esta diferenciação é resultante da nossa posição em favor do ensino público, universal e de qualidade.

C. Participação em Eventos: Cursos, seminários, congressos e similares
Receberão pontos títulos sobre Cursos, Seminários, Congressos, Encontros etc nas áreas de Educação Física e exclusivamente em entidades reconhecidas oficialmente tais como: Universidades, Sindicatos, Federações e etc, nos últimos cinco anos (limite de aceitação: setembro de 2010. Também receberão pontos a participação em programas e projetos, no período da graduação, diretamente relacionados com a Licenciatura (como PIBID, PRÓ-Docência, Monitoria, projetos de pesquisa e extensão em temas relacionados). Cada título vale 01 (um) ponto. A pontuação máxima é de 05 (cinco) pontos, seja qual for o número de títulos apresentados.

Não valem títulos de participação em eventos esportivos.

Em caso de empate será dada preferência: 
1) a favor de quem receber mais pontos no item tempo de formado; 
2) continuando o empate a favor da maior pontuação no item “participação em eventos”;
3) persistindo o empate a favor de quem tiver data de nascimento mais antiga e;
4) se ainda necessário, por sorteio, a ser realizado no Departamento na data e hora previstas para a divulgação dos resultados.
O Departamento reserva 02 (duas) vagas para alunos que tiverem trancado matrícula em cursos anteriores sem prejuízo das vagas disponíveis para o processo de seleção.
6. Divulgação dos resultados:
Local: Sede do Departamento de Educação Física
Dia: 15 de dezembro de 2015.
Hora: 10 horas
A listagem completa dos candidatos selecionados, em ordem alfabética e sem a pontuação, estará disponível no quadro de avisos do Departamento e na página do GEF na Internet na data estipulada para divulgação. Estará também afixada uma listagem dos 05 (cinco) primeiros não selecionados, por ordem de classificação, para preenchimento de vagas que porventura sejam geradas por desistências. A secretaria dispõe de listagem completa, inclusive com a pontuação, para que o candidato que assim o desejar tenha acesso ao seu resultado.
6.1. Recurso: aos que desejarem entrar com revisão do resultado final do processo de seleção, o prazo máximo é de 24h, após a divulgação do resultado. Ou seja, até 10 horas do dia 16 de dezembro de 2015. 
O resultado do recurso sairá no prazo máximo de 24h do próximo dia útil, após o encerramento desse prazo.

7. Da matrícula:
Local: Departamento de Educação Física / UFF
Dias: 17 e 18 de dezembro de 2015.
Horário: das 10 às 16 horas
A não realização da matrícula no prazo estipulado será entendida como desistência, sendo convocado o(s) próximo(s) classificado(s) para a turma.
Preenchimento das vagas 
Local: Departamento de Educação Física / UFF.
1ª vaga: dia 21 de dezembro de 2015 das 10:00 às 11:00 horas
2ª vaga: dia 21 de dezembro de 2015 das 11:00 às 12:00 horas
3ª vaga: dia 21 de dezembro de 2015 das 12:00 às 13:00 horas
4ª vaga: dia 21 de dezembro de 2015 das 13:00 às 14:00 horas
5ª vaga: dia 21 de dezembro de 2015 das 14:00 às 15:00 horas
8. Das disposições gerais:
Nenhuma inscrição será aceita antes ou depois do prazo estabelecido para as inscrições. Havendo necessidade, o candidato poderá entregar a documentação exigida no ítem 04 e / ou matricular-se por procuração, sendo necessário um documento específico para este fim e a identificação do procurador.
O/A candidato/a selecionado/a e matriculado/a que não comparecer na primeira semana de aulas terá sua matrícula, automaticamente, cancelada.
A concretização da inscrição subentende que o candidato conhece e está de acordo com o presente edital.
Os candidatos não selecionados têm um prazo de 40 (quarenta) dias, a partir da data de homologação dos resultados da seleção do curso, para retirarem os documentos que forneceram para a inscrição, na secretaria do Departamento. Para os cinco primeiros candidatos não classificados o prazo para retirada da documentação fornecida para inscrição será contado a partir do dia marcado para o início das aulas. 
O calendário previsto para o XXVII Curso é de: três (03) semestres letivos, a partir do primeiro semestre de 2016, conforme o calendário acadêmico da Universidade Federal Fluminense. Havendo necessidade, para a conclusão do trabalho de conclusão do curso (TCC), poderá haver prorrogação de mais três (03) semestres letivos.
O Colegiado do Curso poderá baixar instruções complementares para a realização deste processo de seleção e para as matrículas bem como decidir sobre os casos omissos.

Niterói, 09 de outubro de 2015.

Profª Drª Dinah Vasconcellos Terra
Coordenadora do Curso

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.