Cevnautas, vamos assuntar sobre a justificação e o parecer do Projeto em fase terminal (da EF?). Colo trecho do Parecer depois do endereço de acesso aos textos e tramitação do PLS. Laercio

Proposta exige formação específica para dar aulas de educação física em escolas
Adência Senado

As atividades de educação física nas escolas somente poderão ser ministradas por profissionais qualificados na área. Essa é a proposta do Projeto de Lei do Senado (PLS) 103/2012, do senador Ivo Cassol (PP-RO), que está pronto para ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). A matéria será apreciada em caráter terminativo pela CE.

A intenção do projeto é assegurar que apenas professores capacitados ministrem aulas de educação física nas escolas. Atualmente, de acordo com a Lei de Diretrizes Básicas de Educação (LDB), o professor de educação física deve ter nível superior para dar aula a alunos dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio. Mas, para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, aceita-se que as aulas sejam dadas pelo professor titular da turma, formado em Pedagogia, mas sem formação específica em educação física.

Relator da proposta na comissão, o senador Benedito de Lira (PP-AL) deu parecer favorável à matéria, concordando que, não importando a série, todos os alunos precisam de um professor devidamente qualificado em educação física. Caso contrário, corre-se o risco de comprometer a saúde das crianças, avalia. O senador explica ainda que os cursos de Pedagogia não abordam o ensino da educação física com a mesma profundidade de outras disciplinas.

FONTE: Agência Senado http://bit.ly/My3SRA
Para acompanhar o PLS 103/2012: http://www.senado.gov.br/atividade/materia/detalhes.asp?p_cod_mate=105078

Trecho do Parecer do Senador Benedito de Lira:

Conforme lembra a justificação do projeto, os cursos de pedagogia não costumam abordar, pelo menos com uma profundidade mínima, o ensino de educação física, como se dá no caso de outras disciplinas. Assim, “a professora do 1o ao 5o ano do ensino fundamental, formada em pedagogia, não detém os conhecimentos técnicos, motores e psicopedagógicos essenciais – ou mínimos – ao desenvolvimento e à orientação desportiva”.
 

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Julho de 2012 às 08:02.

Imagino que seria bem edificante para todos que os nossos senadores estivessem mais bem aconselhados ou, então, frequentassem os bancos universitários. Constatariam a dura realidade: nos cursos de Pedagogia e Educação Física pouco ou nada se aprende, Estão como sempre, deblaterando no vazio, dando voltas no mesmo lugar e fingindo que legislam a favor de seus eleitores.

Se a professora do ensino fundamental, formada em pedagogia, não detém os conhecimentos técnicos, motores e psicopedagógicos essenciais ao desenvolvimento e à orientação desportiva, uma afirmação completamente equivocada, própria de quem não conhece o assunto em profundidade, o que sabe de Metodologia e Pedagogia a professora formada em educação física? E até mesmo os professores!

Seria interessante que os eleitores que os elegeram respondessem a esta indagação. Se não souberem, evitem elegê-los nas próximas eleições. Alguém disse certa vez, não me lembro se o Rui Barbosa, que temia mais um juiz de direito ignorante do que um juiz corrupto; o primeiro errará sempre e, o outro, às vezes.

O que teria o nosso quase ausente ministro da educação a dizer? E sobre o caos no ensino? Imagino que está preocupado em seguir diretrizes do COB e ministério dos esportes para fomentar a prospecção de talentos nos esportes. Com tanto dinheiro jorrando, é mais fácil seguir orientações e não desagradar ninguém. Enquanto isto, a Educação como um todo se esvai pelo ralo, haja vista a já interessante greve universitária. Que mestres serão formados? Que formação poderão oferecer aos seus alunos?

Por András Vörös
em 21 de Julho de 2012 às 10:13.

A proposta é hilária !!! 

Está mais para reserva de mercado, com as decorrências legais de fiscalização.

Fico feliz , pois agora em todas as escolas das séries iniciais teremos um profissional altamente qualificado. Teremos professores devidamente registrados nas escolas do interior do Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia, Amapá, Amazonia, até no Vale do Jequitinhonha !

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.