Cevnautas, os Guias de Profissões têm a obrigação de apresentar cada uma, prós e contras. No portal InfoEnem a Educação Física aparece como a do profissional feliz. O roteiro das perguntas, que deverá ser o mesmo para todas as profissões, é bem interessante como desafio para cada um de nós, para as IES, conselhos e associações. Vamos encarar? Laércio

Guia de Profissão 2013: Educação Física julho 12, 2013 por InfoEnem

Tivemos vários pedidos ao longo dessa semana e optamos por iniciar nossa série de reportagens pela Educação física, uma das mais solicitadas. Para os mais apressadinhos, calma que logo aparecerão medicina, direito e jornalismo!

A profissão

Sempre que vemos um profissional de Educação Física, notamos que é uma pessoa bem humorada e de bem com a vida. Em equilíbrio com o corpo e com a mente. E, evidentemente, não é mera coincidência.
Esse profissional organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas e esportivas, tanto para adultos, crianças ou idosos, buscando ajudar essas pessoas a encontrar uma qualidade de vida através de exercícios físicos regulares. E como todos sabem, ter (e manter) um bom condicionamento, traz benefícios que vão muito além da boa forma. Prevenção de doenças, maior poder de concentração e boa disposição são apenas alguns dos inúmeros benefícios daqueles que seguem a risca as dicas de um bom educador físico.

Salário inicial
Segundo o Sindicato dos Profissionais de Educação Física do Estado de São Paulo, a média salarial é de R$ 1.518,00 (São Paulo-SP) e R$ 1.180,00 (demais municípios – SP).

Onde estão os melhores cursos?
Segundo o guia dos estudantes 2012, estes são os melhores cursos de educação física do país.

Os dados estão organizados por estado e ordem alfabética.

Entrevista
Mas como é a rotina e as perspectivas desse profissional no atual mercado de trabalho? Para nos responder essas e outras dúvidas, convidamos o Educador físico Matheus Andrietta, 26 anos, formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e que nos forneceu a seguinte entrevista. Antecipadamente já agradecemos a participação e a contribuição do Matheus.

1- Por que escolheu a educação física?
Por gostar muito de esportes e de me exercitar, sempre me identifiquei muito com a área.

2 – O que achou do curso? Cite as principais dificuldades encontradas ao longo do mesmo.
Como a maioria dos cursos superiores, não era exatamente o que esperava e nem tudo agradou. Mas acalmem-se, pois o curso possui muitas disciplinas e isso é absolutamente natural. Como informei na resposta anterior, sempre fui apaixonado por esportes e pela prática de exercícios. Obviamente as matérias que mais me encantavam eram as relacionadas as modalidades. Porém o curso de Educação Física, especialmente na Unicamp e nas principais universidades públicas, não é feito só da área das biológicas. Existe também uma base muito sólida relacionada a humanas. Piaget, Michel Foucault e outros autores são estudados a fundo. Certamente essa face das humanas da Educação Física foi, para mim, o principal desafio do curso.

3- Uma das dúvidas mais comuns entre os vestibulandos é a diferença entre os cursos de Educação física e de Ciências do Esporte. Poderia nos esclarecer?
Uma forma de entender a diferença entre os dois cursos é observar a área de atuação dos dois profissionais. No meu ponto de vista a área da Educação Física é mais ampla, pois o profissional pode atuar como professor (licenciado) ou em qualquer outra função relacionada a saúde, esportes e exercício físico (bacharel). No caso do profissional que trabalha com esporte, o leque é maior ainda, pois ele pode atuar desde a prática esportiva ligada ao lazer até o esporte profissional, de alto rendimento. Já o curso de Ciências do Esporte, está 100% vinculado ao esporte de alto rendimento. O profissional desta área irá exercer funções como técnico, preparador físico de atletas, gestão, marketing esportivo, organização de eventos esportivos, entre outras. Mas apesar de haver muita diferença entre as áreas, existe sim uma disputa por vagas entre estes profissionais no mercado de trabalho.

4 – Como é exercer a profissão de educador físico? Conte-nos um pouco sobre sua rotina.
É uma delícia! Sem dúvida é um dos ofícios mais gratificantes. Por que? Porque o profissional de educação física lida com pessoas, invariavelmente. Além de conhecer muita gente, você aprende a entender e respeitar a individualidade de cada ser humano, mesmo quando trabalha com grupos. Me formei bacharel e licenciado, porém exerci somente o bacharelado. Trabalhei em academias e também com tênis de campo. Neste período tive a oportunidade de trabalhar com crianças, é simplesmente fantástico. É óbvio que, como em qualquer profissão, nem tudo são flores. Horários malucos, com jornadas que passam pelos três períodos, fazem parte da realidade do profissional da área e desgastam muito. Mas o balanço certamente é positivo.

5- Neste momento econômico, qual a sua opinião em relação ao mercado de trabalho e as oportunidades para os profissionais da sua área?
Apesar de haver certo preconceito com relação a educação física, quando o assunto é mercado de trabalho, enxergo a realidade de outra forma. Obviamente que a média salarial ainda está muito aquém do ideal, mas boas oportunidades de emprego não faltam. Especialmente agora, que estamos a um ano da Copa do Mundo e a a três anos das Olimpíadas, as expectativas são ótimas. Estamos vivendo um momento único no Brasil com a chegada destes grandes eventos, e isso já está impactando positivamente a área.

6- Gostaríamos que desse dicas, conselhos ou qualquer outro tipo de informação que ajude nossos leitores a decidir se deverão seguir (ou não) a sua profissão. Fique a vontade!
Para você que tem certeza que quer seguir essa profissão, não dou um conselho, e sim um estímulo. Vá em frente, pois como já dito anteriormente, é um ofício muito prazeroso e as expectativas de mercado para os próximos anos são ótimas. Para você que está em dúvida entre este curso e outro, o conselho é buscar o máximo de informações possíveis. Procure saber mais sobre o curso, as disciplinas oferecidas na graduação, as principais áreas de atuação, o mercado de trabalho. Tudo. Quanto mais se informar, melhor. A internet disponibiliza muita informação, basta correr atrás. E a última dica. Após tomar sua decisão, siga em frente com determinação. Pensar no que poderia ter sido diferente não vale a pena.
Agradeço ao Portal infoEnem pela oportunidade e pelo espaço disponibilizado para contar um pouquinho da minha experiência. Grande abraço a todos!

E aí? Decidido? Caso ainda esteja em dúvida, separamos alguns ótimos sites e blogs que o ajudarão a entender melhor sobre essa belíssima profissão.

FONTE (com links e ilustrações): http://www.infoenem.com.br/guia-de-profissao-2013-educacao-fisica/

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 15 de Julho de 2013 às 09:18.

Oportuna menção, Laércio. Mais uma vez, meus parabéns e também ao jovem Matheus Andriettta, que em dado momento de sua entrevista, realçou o valor das Ciências Humanas:

Existe também uma base muito sólida relacionada a humanas. Piaget, Michel Foucault e outros autores são estudados a fundo. Certamente essa face das humanas da Educação Física foi, para mim, o principal desafio do curso.

Para suprir a lacuna do ensino das demais Universidades da União não contempladas no ranking do quadro acima, é que construímos o Procrie, cuja Missão é levar aos professores  uma Formação Continuada, onde se destacam valores das Humanas. E o interesse desse professorado está perfeitamente delineado no retrospecto estatístico apresentado em www.procrie.com.br/emseplantandotudodá.../. Ficamos orgulhosos também com o ranking de visitas no Brasil que apresenta maciça predileção de professores paulistas - 31.008 -, correspondentes a 27,,2%.

Além disso, um novo convite para retornarmos à UDESC para palestra e aula presencial sobre a História do Voleibol no Brasil (livro) e a Metodologia que vimos apregoando no Procrie. Lembramos a todos que é indispensável no ensino apresentarmos aos alunos as diversidades metodológicas como contraponto para análises e discussões.

Parabéns ao corpo docente e discente das sete universidades citadas, não esquecendo que a Educação não é estática e deve evoluir permanentemente. Enquanto isto, os currículos acadêmicos permanecem engessados por vários motivos. Creio que um compartilhamento interdisciplinar para conjugar melhor ensino, especialmente entre Pedagogia e disciplinas Esportivas seria algo a se desejar.

Vejam nossas propostas também em "Contributo ao Desenvolvimento do Voleibol em www.procrie.com.br/procrienoprezi/, um sítio exclusivamente educacional voltado para palestras e discussões.

Boas leituras!

Por Edison Yamazaki
em 16 de Julho de 2013 às 11:39.

O profissional da Educação Física é mais feliz porque trabalhar nessa profissão são para poucos. Primeiro é necessário que o candidato tenha saúde acima da média e segundo muita resiliência para não desistir durante os anos de estudos e depois dos primeiros trabalhos, porque ninguém valoriza o profissional sem experiência.  

Ele é feliz também porque escolhe essa área por livre e espontânea vontade. Já ouviram alguém falar que este curso foi imposto por algum pai ou mãe? Depois sua clientela é especial. São formados por pessoas que buscam melhorar a qualidade de vida, e somente por isso já são diferentes. Não tem aquela de pessimismo, de desânimo, de baixo astral. E, trabalhar com gente que busca alguma coisa é melhor do que lidar com "os encostados nos barrancos esperando o mundo acabar".

O curso é igual aos outros. Tem a parte prática, a teórica, professores bons, uns ruins  e matérias bacanas e outras nem tanto.

O diferencial é que o sonho é maior.

Por Alan Jaques Martins
em 16 de Julho de 2013 às 17:37.

Para se trabalhar numa área de Saúde, o Professor além de dar bons exemplos de uma saúde notável ( Até porque para se ganhar confiança de um aluno, o professor tem de "mostrar serviço" , por exemplo: um aluno confiaria bem mais em um instrutor de academia fitness,do que um instrutor que fuma) , tem de ser uma pessoa carismática, uma pessoa que saiba conversar e entreter à outras pessoas, uma vez que irá trabalhar com as mesmas, sabendo que as pessoas não tem o mesmo comportamento, então tem que saber ser profissional, e lidar com todos os jeitos. E tem profissionais que amam o que fazem, ou seja, o dinheiro , claro que nao conseguiriamos viver sem ele, mas é consequência de um arduo trabalho.

 Podemos ver que a maioria que começa o curso de Educação Física , Está no curso pela sua história no esporte, seja academia,futebol,etc. O que aprendemos que Educação física não é só esporte em si , tem uma série de conteúdos, e o mundo da voltas, o aluno pode começar a gostar de um outro conteúdo dentro da Educação Física,

A Educação Física ,como está descrito acima e eu concordo plenamente, é como qualquer outro curso, que há tormentas. Muito trabalho, cansativo, mas o resultado é muito bacana. É muito legal quando se trabalha com crianças e as vê .evoluindo cada vez mais, ou seus alunos de academia cada vez mais focados nos treinos diários. São alguns desses motivos que escolhi fazer o curso. O segredo é estudar muito e saber cada vez mais sobre o curso que é muito legal

Por Celina Maria Fonseca
em 19 de Julho de 2013 às 22:08.

Nós, que estudamos educação física, temos o privilégio de descobrir e aprender a maneira como nosso corpo funciona. Temos o prazer de participar de uma das profissões mais importantes para os seres humanos, podemos ensinar brincando nas escolas, podemos ajudar a elevar a auto-estima de alguém, podemos ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitos. E quando perguntarem a você se você apenas “joga bola” nas aulas da faculdade, você tenha autonomia de responder que você não joga bola, mas que você analisa e estuda as técnicas, as regras e os sistemas de um desporto além de estudar matérias relacionadas à área de humanas.   Percebe-se então que a Educação Física aborda diversos temas, sendo mais que só esporte, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), referencia criada pelo governo federal para padronizar o ensino no  país, estipula que a Educação Física deve abordar  os esportes, as lutas, ginásticas, atividades expressivas  e rítmicas e o conhecimento para o corpo (noções básicas do sistema muscular, ósseo, digestivo, importância da boa alimentação). Por todos estes fatores falo que a carga horária de trabalho é muitas vezes desgastante, mais os frutos e resultados de um bom trabalho é muito gratificante.
 

Por Angélica Barbosa
em 4 de Agosto de 2013 às 13:40.

Nós como estudantes de Educação Física e futuros profissionais da área sabemos que vamos trabalhar com qualidade de vida. E para nossa alegria é uma área que vem crescendo no interesse das pessoas, que hoje não buscam apenas uma forma física, mas saúde principalmente que é proporcionada pelas atividades físicas. Sabemos que há sim muito ainda a se lutar pelo reconhecimento do educador físico, principalmente no setor escolar, onde ainda há muito o pensamento que a aula de Educação Física é a aula de não fazer nada, é a aula que “qualquer pessoa” pode dar. Mas muito também já foi conquistado e já se vê que Educação Física não é só o motor ela abrange também o cognitivo, o social...

É trabalhada com todas as idades, mas um fato muito interessante é a crescente participação dos idosos, que procuram principalmente se manter fisicamente ativos, e até bem pouco tempo se falava que idosos não poderiam praticar atividades físicas, pois as mesmas seriam prejudiciais, podemos então dizer que já houve uma quebra desse paradigma.

E para concluir a Educação Física é sim onde tem um profissional feliz e apaixonado pelo que faz... que se empenha e busca  cada dias mais aprimorar para levar qualidade de vida para as pessoas e ver a felicidade estampada no rosto delas também.

 

Por Cláudia Maria Pereira dos Santos
em 4 de Agosto de 2013 às 19:09.

Legal demais, mas já era de se esperar que o profissional dessa bela área fosse um profissional “feliz”! Cada um traz consigo uma bagagem cultural e a partir dela e interagindo com o meio, com o curso..., as possibilidades são infinitas... Aprendemos muito, a cada dia, com os professores e com nossos próprios alunos (principalmente). Enriquecemos nossa linguagem corporal com experimentações importantíssimas e levamos o “outro” a também conhecer-se cada vez mais. A busca nessa área é constante, nada está acabado, há sempre uma novidade. Como em qualquer profissão, temos lá algumas decepções, mas superar obstáculos também tem muito haver com nossa área. Então, foquemos no que há de bom em busca de um reconhecimento cada vez melhor!

Por Windiayara Gomes Marques
em 5 de Agosto de 2013 às 11:13.

Isso é ótimo, profissional felis é sinal de gosto e que os pespectivas obtidas de principio tem se realizado e trazendo bons resultados ,e sinal que a aréa da crescento e a cada dia conquistando mais espaço. como estudante do curso de graduação de educação fisica  vejo que as possibilidades de como devemos trabalar e o que utiliza para esse trabalho é tão abrangente e diverso assim nos fazendo criar e ter ideias para criação de um modo de trabalho único de cada profissional mas que não torna o processo ineficiente.

Por Angélica Barbosa
em 6 de Agosto de 2013 às 10:31.

Todo profissional de Educação Física deve ter consigo o objetivo de promover a saúde, que um dia foi definido como o bem estar físico, psíquico e social, e é isso que estamos buscando, nesses anos de estudo e dedicação, para conhecer cada vez mais o corpo humano e saber como proporcionar os benefícios esperados para tal. A Educação Física é uma ferramenta que ajuda o indivíduo a mudar algumas perspectivas de vida, colocando sua saúde e bem estar em primeiro lugar, pois ele precisará disso a vida inteira. E hoje vemos que a busca para alcançar esse bem estar vem em uma crescente, como um ponto positivo a nosso favor. A caminhada não é fácil, e ninguém disse que seria, mas a certeza que por fim terá um profissional apaixonado pelo que faz feliz, pois com certeza estará proporcionando a si e ao próximo qualidade de vida. E buscando aprimorar cada dia mais seus conhecimentos para atender às necessidades que lhe serão requisitadas.

 

Por Luana das Graças Silva Martins
em 6 de Agosto de 2013 às 16:49.

Tenho como amigos alguns profissionais de Educação Física e uns de outras profissões e vejo no rosto de cada um a Felicidade e no profissional de Educação Física esta Felicidade transborda mesmo quando se tratando de salário não seja tão bom comparado com outras profissões, mas tem vários outros motivos para sermos Felizes eu como estudante de Educação Física tenho uma Felicidade imensa de fazer o curso, eles profissionais e eu como estudante somos Felizes, pois, organizarmos programas de atividades que atenda toda a faixa etária desde crianças ate idosos e com isso ajudando a prevenir várias doenças, ajudando no bem estar das pessoas, na formação de atletas, etc.

 

Por Daniel Sodré Vieira
em 6 de Agosto de 2013 às 23:58.

Eu como estudante de Educação Física sou muito feliz pelo curso que faço e vários profissionais da área que conheço também tem a felicidade estampada em sou rosto, pois, nos temos o dever de organizar, planejar, executar atividades para todas as faixas etárias e é isso que nos deixa motivados para estarmos cada dia mais buscando novos conhecimentos para estarmos passando para eles o melhor. Temos que estar sempre com o sorriso estampado no rosto para sermos sempre modelo de exemplo de muitos.

Por Ciro Ferreira Pieroti
em 7 de Agosto de 2013 às 16:26.

Nós estudantes de educação física e futuros profissionais trabalhamos parar garantir a melhoria da qualidade de vida, da saúde, promover a interação social entre outros. Não é atoa que recebemos o título de profissionais felizes, o esporte em si traz diversos benefícios às pessoas. É uma área que vem crescendo muito com o passar dos anos e seu leque de atuação possui diversas opções de atuação. Trabalhamos com crianças, jovens, adultos, idosos, pessoas com alguma deficiência física e ver o sorriso, a alegria deles é muito satisfatório. 

Por Camila Teixeira Guimaraes
em 10 de Agosto de 2013 às 08:48.

Embora muitas vezes dentro do ambiente escolar o profissional de Educação Física ser visto como um professor que não tem muitas dificuldades para se trabalhar, ou seja, que essa é uma disciplina fácil, que não precisa ser avaliada por meio de testes e notas. Atualmente nota-se uma crescente busca por profissionais da área,por grande parte de pessoas que visam a qualidade de vida e o bem estar que a prática de atividades regulares e bem sistematizadas podem oferecer ao corpo e a mente. Mas o fato é que mesmo com todas as dificuldades que encaramos no exercício da nossa profissão contamos com o previlégio de sermos responsáveis em proporcionar alegria e satisfação para muitas pessoas, além de trabalharmos com as mais variadas faixas etárias em ambientes diferenciados, e é isso que faz com que nossa profissão nos torne satisfatória e prazerosa.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.