Cevnautas,

Desde quando o Prof. José Esteves começou a mostrar estudos de correlação entre o desempenho acadêmico e a atividade física, em "O Desporto e as Estruturas Sociais" (3º ed. Prelo, 280p. 1975). Instalou-se o paradoxo Tostines: é melhor de nota porque pratica atividade física ou pratica atividadde física porque é melhor de nota? O artigo da Revista Internacional de Pediatria (no prelo, ainda nem tem referência de publicação) traz alguma luz. Quem topa adotar a tradução do resumo - com crédito pro Lattes - pra biblioteca do CEV? De qualquer jeito, vale conferir as 57 referências do estudo. Laércio  

Exercício físico melhora desempenho escolar, diz estudo

Pesquisa revelou que adolescentes e crianças com habilidade motora e capacidade cardiorrespiratória boas tinham notas mais altas do que aqueles com vigor físico inferior   Praticar exercício físico na infância e na adolescência pode ser benéfico não apenas à saúde, mas também ao boletim escolar, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira no periódico Journal of Pediatrics.  

Melhora da capacidade cardiorrespiratória, força muscular e habilidade motora são benefícios comprovados da atividade física à saúde. Como cada um desses fatores exerce efeitos sobre o cérebro, pesquisadores decidiram investigar se eles poderiam, de alguma forma, impactar o desempenho acadêmico.  

Os cientistas analisaram dados sobre rotina de exercícios, composição corporal e desempenho escolar de 2.038 crianças e adolescentes de seis a dezoito anos, na Espanha. Eles constataram que os participantes com boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora tiravam melhores notas do que os voluntários com desempenho inferior nesses quesitos. A força muscular não mostrou relação com o boletim.  

"Ter uma boa capacidade cardiorrespiratória e habilidade motora pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar", diz Irene Esteban-Cornejo, coautora do estudo e pesquisadora da Universidade Autônoma de Madri, na Espanha. O estudo realça a necessidade de realizar esforços para promover a prática de atividade física na infância e na adolescência.    

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Independent and Combined Influence of the Components of Physical Fitness on Academic Performance in Youth  

Onde foi divulgada: periódico Journal of Pediatrics  

Quem fez: Irene Esteban-Cornejo, Carlos Ma. Tejero-Gonzalez, David Martinez-Gomez, Juan del-Campo, Ana Gonzalez-Galo, Carmen Padilla-Moledo, James F. Sallis e Oscar L. Veiga  

Instituição: Universidade Autônoma de Madri, na Espanha  

Resultado: Pesquisadores descobriram que crianças com boa capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora têm melhor desempenho acadêmico do que aquelas com níveis cardiorrespiratórios e motores inferiores.  Melhora da capacidade cardiorrespiratória, força muscular e habilidade motora são benefícios comprovados da atividade física à saúde. Como cada um desses fatores exerce efeitos sobre o cérebro, pesquisadores decidiram investigar se eles poderiam, de alguma forma, impactar o desempenho acadêmico.   

FONTE com foto e links: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/exercicio-fisico-melhora-desempenho-escolar-diz-estudo  

Quem adota (com crédito) a tradução do resumo da publicação original para publicarmos na biblioteca do CEV?  

Independent and Combined Influence of the Components of Physical Fitness on Academic Performance in Youth

Irene Esteban-Cornejo, Carlos Ma.Tejero-Gonz alez, David Martinez-Gomez, Juan del-Campo, Ana Gonz alez-Galo, Carmen Padilla-Moledo, James F. Sallis, Oscar L., on behalf of the UP & DOWN Study Group  

Objective To examine the independent and combined associations of the components of physical fitness with academic performance among youths.  

Study design This cross-sectional study included a total of 2038 youths (989 girls) aged 6-18 years.Cardiorespiratory capacity was measured using the 20-m shuttle run test. Motor ability was assessed with the 4 10-m shuttle run test of speed of movement, agility, and coordination. A muscular strength z-score was computed based on handgrip strength and standing long jump distance. Academic performance was assessed through school records using 4 indicators: Mathematics, Language, an average of Mathematics and Language, and grade point average score.  

Results Cardiorespiratory capacity and motor ability were independently associated with all academic variables in youth, even after adjustment for fitness and fatness indicators (all P # .001), whereas muscular strength was not associated with academic performance independent of the other 2 physical fitness components. In addition, the combined adverse effects of low cardiorespiratory capacity and motor ability on academic performance were observed across the risk groups (P for trend <.001).  

Conclusion Cardiorespiratory capacity and motor ability, both independently and combined, may have a beneficial influence on academic performance in youth. (J Pediatr 2014)  

São 57 referências bibliográficas!  

http://www.jpeds.com/webfiles/images/journals/ympd/JPEDSEstebanCornejo.pdf

Comentários

Por Thaiany Luna Pires Pereira
em 24 de Junho de 2014 às 13:27.

É notável a melhora que a atividade fisica traz principalmente para as crianças. Vale ressaltar que o governo de Minas Gerais ainda insiste em cortar profissionais de educação física das escolas de nível fundamental. Serão necessários quantos estudos para que os governantes entendam a importância da atividade física orientada por profissionais especializados? Vejo que a cada dia o descaso com nossa profissão só aumenta,.nossa credibilidade só diminui, e não vemos evolução, não vemos soluções.disponíveis para resolução desse problema.

Por Sueli de Fátima Lopes da Silva
em 28 de Junho de 2014 às 17:33.

Quando  praticamos  regularmente qualquer atividade física, os benefícios  se manifestam sob todos os aspectos do organismo.  E se começarmos desde a infância, melhora desde a coordenação motora básica até levar a um equilíbrio mental, social, cognitivo, etc. A atividade física consiste em exercícios bem planejados, estruturados e realizados repetitivamente, pois quando praticada regularmente em qualquer idade, pode prevenir várias doenças, além de ser um elemento primordial para manter a memória ativa, a disposição, a energia e a saúde e consequentemente  a uma melhora significativa da sua qualidade de vida.

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 11 de Julho de 2014 às 22:07.

Quando a pessoa se exercita a produção de neurônios aumenta. A prática de exercícios tem o poder de desenvolver céluas cerebrais, criando novas conexões interneurais e mantendo a mente sempre jovem e ativa. Por isso, é de fundamental importância que desde cedo todos tenham uma vida fisicamente ativa. Porque então não existir uma politica de infuência à prática de exrcício físico? Seria muito interessante que assim que a criança entrasse para a escola, o professor incentivasse os pais sobre a necessidade de desde cedo começar a praticar algum tipo de exercício físico. Sendo assim, todos já cresceriam desenvolvendo seu racíocinio lógico e principalmente a memória, além de aumentar tabém a capacidade de aprendizado e a concentração.

Por Adilson Martins
em 12 de Julho de 2014 às 02:28.

 Uma grande quantidade de estudos vêm demonstrando que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, o que nos diz, que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de serem acometidas por desordens mentais em relação às sedentárias. Isso mostra a importância da criação de programas voltados para o esporte e atividade física pelos municípios, estados e pela própria união . Esses programas  são capazes de exercer benefícios nas esferas física e psicológica e que, provavelmente, indivíduos fisicamente ativos possuem um processamento cognitivo mais rápido. 

 

Por Tatiana Aparecida Pereira
em 14 de Julho de 2014 às 13:36.

Uma possível modificação nos programas de Educação Física Escolar poderia auxiliar na prevenção do sedentarismo das próximas gerações de adultos. Sendo assim, é imprescindível que nossos governantes deixem de se preocupar com uma melhor qualidade de vida através da prática de exercícios físicosna escola. O exercício físico melhora o desempenho escolar sim, mas antes de tudo é preciso que todos sejam estimulados à prática desde cedo, e um dos melhores lugares para essa iniciação é a escola.

Por Adália Táci Pereira Mendes
em 14 de Julho de 2014 às 20:51.

Considerando a fase de desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, quanto mais estimulada fisicamente, cognitivamente e suas capacidades motoras, melhor desempenho em qualquer âmbito a criança terá.  Concordo com os comentários acima que devem ser feitos programas contra o sedentarismo dentro das e escola, visto que o sedentarismo tem um preço muito alto a médio e longo prazo, tanto para o individuo quanto para a saúde pública.

Por Adália Táci Pereira Mendes
em 14 de Julho de 2014 às 20:51.

Considerando a fase de desenvolvimento motor das crianças e adolescentes, quanto mais estimulada fisicamente, cognitivamente e suas capacidades motoras, melhor desempenho em qualquer âmbito a criança terá.  Concordo com os comentários acima que devem ser feitos programas contra o sedentarismo dentro das e escola, visto que o sedentarismo tem um preço muito alto a médio e longo prazo, tanto para o individuo quanto para a saúde pública.


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