Cevnautas, ficou muito mais fácil ter uma profissão de treinador de futebol na capital mundial dos megaeventos esportivos. Entrada de R$ 350,00 e 3 prestações de R$ 490,00. O pré-requisito é ter sido jogador profissional de futebol, ou ter trabalhado na equipe técnico por pelo menos seis meses. 60 horas de curso no módulo I e 120 no módulo 2.

O último que abandonar a faculdade de educação física para aproveitar a ocasião apaga a luz. Laércio

FERJ e ICF criam o Curso de Formação de Treinadores de Futebol (CFT)
Postada em 28/03/2013

O Instituto de Ciências do Futebol, órgão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, informa que estão abertas as  matrículas para os CURSOS DE FORMAÇÃO DE TREINADORES (CFT 1 E CFT 2) com início previsto para 27 de maio de 2013.

APRESENTAÇÃO
 
Durante muito tempo, o futebol, talvez por ter forte raiz popular, foi olhado como um elemento da cultura brasileira não afeito a estudos e ingerências científicas. No Brasil se chegou a cunhar a frase "jogador de futebol já nasce feito", o que levou aquele que é considerado o maior jogador de futebol de todos os tempos, Pelé, a contradizer: "tudo que aprendi no futebol foi com muito esforço e treinamento" (PELÉ, 1974).

Somente por volta da década de 80 começam as primeiras pesquisas sobre a preparação das equipes de futebol. A complexidade na formação e preparação dos jogadores, as mudanças nas metodologias de preparação das equipes e o surgimento de novas lideranças no ranking das equipes pertencentes ao universo do futebol, têm levado os responsáveis pelas Instituições que dirigem e promovem o futebol, a uma constante reflexão sobre os rumos que este esporte tomará nos próximos anos. Para que haja uma maior compreensão do que acontece dentro e fora dos gramados, hoje, se faz necessário entender o futebol sob a ótica da ciência, da arte e da cultura.

Com esse espírito o Instituto de Ciências do Futebol, órgão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, atendendo às exigências contidas na Lei 9.615/98 e RDPs expedidas pelas CBF (01/2012) e FERJ (019/2012), cria o Curso de Formação de Treinadores de Futebol com o objetivo de qualificar e certificar profissionais para atuarem nas categorias sub-15, sub-17 ou sub-20 dos “Clubes Formadores”.

OBJETIVO

Conhecer os fundamentos teóricos-práticos da técnica e da tática do futebol, compreendendo o universo das ações que se desenvolvem dentro e fora do campo de jogo, capacitando e certificando o aluno para treinar e dirigir equipes de futebol nas categorias Sub-15, Sub-17 ou Sub-20 nos "Clubes Formadores".

PÚBLICO ALVO

1.   Curso de Formação de Treinadores - Módulo 1 (CFT-1): duração 60 horas.

Ex-jogadores profisssionais de futebol ou profissionais que comprovadamente tenham trabalhado como auxiliar técnico em equipes de futebol profissional, por no mínimo de 06 (seis) meses, até 31/05/2012.

2.  Curso de Formação de Treinadores - Módulos 1 e 2 (CFT-2): duração 120 horas.

Aqueles que queiram atuar como treinadores de equipes dos “Clubes Formadores”, ou os que desejam atualizar ou ampliar seus conhecimentos sobre futebol.

 (*)Lei 9.615/98 e RDPs 01/2012 da CBF e 019/2012 da FERJ.

FONTE: http://www.fferj.com.br/noticias/ferj-e-icf-criam-o-curso-de-formacao-de-treinadores-de-futebol-cft428290.html

Comentários

Por Mauro Afonso de Jesus
em 4 de Abril de 2013 às 14:34.

ccccnmjhyuccccnmjhyuccccnmjhyuccccnmjhyuccccnmjhyu

Por Francisco Castro Nunes
em 4 de Abril de 2013 às 14:38.

isso é uma vergonha os critérios que exigem para o cara ser treinador de futebol.

Logo agora, que o futebol está se profissionalizando realmente, querem oferecer um cursinho para formar treinadores de futebol!

pelo bem do futebol, pelo bem da população e pelo bons costumes e a moral, temos que impugnar este curso.

Por Mauro Afonso de Jesus
em 4 de Abril de 2013 às 15:01.

É imp outros clubes.Daí melhorando a qualidortante clubes de futebol e federações criarem esses cursos para formação de treinadores, para darem oportunidade aqueles que querem investir nessa carreira. Porque mesmo nas faculdades de Educação Física as pessoas não aprende tudo o que precisa.Daí a importância desses cursos,uma vez que a pessoa durante esse processo de preparação estará convivendo na prática com profissionais dos clubes e federações e por esse motivo aquela pessoa que está em curso vai adiquirindo experiência e pode ser aproveitado no própio clube de formação ou emade dos treinadores que ainda anda muito carente no futebol brasileiro.

Por André Gonzaga Batista
em 4 de Abril de 2013 às 23:04.

Pode ser um passo muito importante para o indivíduo que gosta e não teve oportunidade até o momento para se ingressar na área. Mas também , é de grande importância que esse indivíduo busque profissionalização acadêmica para que ele seja um treinador bem qualificado no mercado. A proposta feita pelo governo do Rio é muito boa, mas o profissional não pode ficar somente nisso. Precisa de mais conhecimento a nível acadêmico.

Por Isabela Bastos
em 5 de Abril de 2013 às 02:46.

 

Concordo com o André Gonzaga Batista, um profissional, precisa mais que um mini curso para ser um treinador, creio que para se tornar realmente um treinador ou o indivíduo utilize da experiência adquirida ao longo da vida, por exemplo, se ele teve a oportunidade de atuar como jogador, ou que ele tenha um conhecimento de nível acadêmico sobre tal, também discutido em outro debate do CEV “Necessidade de Formação e Registro no Cref Para Atuar Como Técnico de Futebol”. Uma proposta que seria muito interessante e uma ótima investida é de fazer este curso para aqueles que já cursaram ou cursam Educação Física na graduação e buscam uma especialização. É uma ótima idéia da Prefeitura do Rio para investir no Esporte gerando oportunidades para aqueles que buscam melhor compreender o treinamento do futebol, para atuar na área. 

Por Mauro Afonso de Jesus
em 5 de Abril de 2013 às 16:12.

É muito bom criar essa alternativa para curso de treinador de futebol. Porque nem todos tem a oportunidade de fazer uma faculdade de Educação Física, por isso a importância de quem gosta de futebol ,e principalmente  quem quer ser treinador buscar esse curso. Mesmo agueles que saem da faculdade , não saem sabendo tudo na área de treinador de futebol. Embora contrariando aqueles que acham só porque  o futebol está se profionalisando cada vez mais, essas pessoas pelo fato de não ter o registro  no cref, não podem atuar como trinadores.Isso é muito relativo ,porque esses futuros treinadores podem ser melhor que muitos "bambans graduados",uma vez que durante o curso estarão convivendo no dia a dia com profissionais dos clubes , e a prática todos sabem que é fundamental em todos  os seguimentos. Por isso essas pessoas deverão ter uma oportunidade no mercado.

Por Pablo Coelho Marzano
em 5 de Abril de 2013 às 16:31.

Para quem já atua na area e não possui formação especifica é de se dar parabens, contudo não podemos apenas se baser numa proposta de poucas horas para incultir nos formandos deste modulo uma qualificação esperada em sua totalidade.

Por Jonathan Felix de Miranda
em 13 de Agosto de 2013 às 01:29.

Eu apoio sim, a formação de treinadores específicos de esportes coletivos profissionalizantes, desde que este atenda as exigências de um ensino respaldado na responsabilidade de transformação e integração do ser humano. Existe varias pessoas que são alto ditadas, que muitas vezes com a experiência de vida e a busca por conhecimento cientifico fora do curso de especialização trabalha melhor que muitos que em uma universidade se formam. Puxar a corda para o próprio lado é fácil, difícil é não dar a oportunidade para outras pessoas desenvolveres seu conhecimento. E acredito que "quem não deve, não teme", visto que um profissional de educação física bem instruído e preparado não corre o risco de ficar sem emprego em qualquer área que desejar.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.