Cevnautas,
Mais um livro do Prof. Lamartine Pereira da Costa. Laercio
Lançamento do livro “O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS – Inovações pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016”
Editores: Andrea Deslandes, Lamartine DaCosta & Ana Miragaya
Acesso transmissão Internet, dia 28/5/2015, quinta-feira, das 10:00 – 11:30h: http://tvalerj.tv/WebTv.do
Local: Palácio Tiradentes – Rua Primeiro de Março, s/n – Plenário Barbosa Lima Sobrinho com acesso a pessoas com deficiências físicas
Abertura: Presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, e autoridades
Palestras:
“Agenda Olímpica 2020 do Comitê Olímpico Internacional e legados Pós-2016″
Ana Miragaya, membro do Selection Committee, do Comitê Olímpico Internacional e professora de Educação Física da Universidade Estácio de Sá – Petrópolis, RJ
“Inovações Tecnológicas aplicadas ao Esporte Paralímpico”
Carla Patricia Guimarães, pesquisadora do Laboratório de Ergonomia da Divisão de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT)
“Educação Olímpica Pós-Jogos 2016″
Marcio Turini, doutorando em Ciências do Exercício e do Esporte UERJ e professor do Curso de Educação Física do Centro Universitário UNIABEU
“Gestão de estádios pós-Copa e Jogos Olímpicos”
Geraldo Campestrini, presidente da Associação Brasileira de Gestão do Esporte e Socio-diretor da Inspire Sport Business
“Sustentabilidade e Ocupação Urbana dos Jogos Olímpicos 2016″
Cristiano Belém, pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo para o desenvolvimento científico e tecnológico regional.
“Oportunidades do Turismo nos Jogos Olímpicos Rio 2016 e depois”
Paola Bastos Lohmann, Kaarina Virkki, e Gabriela De Laurentis, da FGV/EBAP.
Entrega do livro: no plenário por acesso a download tablete e smartphones
Informações técnicas sobre o livro:
O FUTURO DOS MEGAEVENTOS ESPORTIVOS – Inovações Pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016
Editores: Andrea Deslandes, Lamartine DaCosta & Ana Miragaya
Esta obra tem por finalidade discutir, analisar e propor meios de implementação da Agenda Olímpica 2020 do Comitê Olímpico Internacional em face aos desafios de renovação dos Jogos Olímpicos nos próximos cinco anos. Neste sentido, objetivou-se nos seus 30 tópicos de abordagem criar um ambiente de inovação à vista da gestão de legados da Copa 2014 de Futebol e dos legados dos Jogos Olímpicos de 2016 como também diante de impactos possíveis nos megaeventos esportivos em geral e no esporte de alto rendimento. Os autores reunidos para este empreendimento não comercial totalizaram 38 brasileiros e 12 de outros países, pertencentes a 19 universidades sendo 12 nacionais. O enfoque adotado nos estudos e pesquisas foi o do desenvolvimento tecnológico tendo como ponto de partida o esporte paraolímpico. Nesta perspectiva adotou-se o modelo de livro-plataforma, em português e inglês, que admite a incorporação sucessiva de textos à esta edição que possam referenciar o estágio pós Jogos Olímpicos 2016 e acompanhar nos anos seguintes a implementação da Agenda Olímpica 2020 no Brasil e em âmbito internacional. Esta “virtual hub” foi assumida por meio de adesões voluntárias e responsáveis por pessoas e instituições (stakeholders) no sentido sugerido pela Agenda Olímpica 2020, recomendações 20 e 23, que prevê parcerias estratégicas para a construção do futuro.
Release para a mídia:
Na próxima quinta-feira, 28 de maio, às 9h30, o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro lança o livro-plataforma “O Futuro dos Megaeventos Esportivos: inovações pós Copa 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016″, editado pelos professores Lamartine DaCosta, Ana Miragaya e Andrea Deslandes. Totalmente em formato digital, a plataforma apresenta textos em inglês e português de 50 autores nacionais e estrangeiros. “Vamos nesse encontro apresentar as principais inovações trazidas por esses megaeventos em áreas como sustentabilidade, inovação, paradesporto, turismo, além de debater a série de recomendações expressas no documento Agenda 2020, do Comitê Olímpico Internacional, de que certa forma nós, aqui no Brasil, estamos antecipando alguns desses itens”, explica o presidente da ALERJ e do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB), que abrirá o encontro.
Além dos autores e dos parlamentares estão sendo convidados os presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, do Comitê Rio 2016, do Comitê Paralímpico, o secretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Marco Antônio Cabral, e gestores das 92 secretarias municipais do estado. Durante o lançamento, nove dos 38 autores brasileiros vão apresentar, em seis palestras de dez minutos, as inovações trazidas por esses eventos. “Nosso desafio será apresentar uma síntese da plataforma, que, se impressa, teria mais de 500 páginas”, explica a coordenadora do Fórum, Geiza Rocha, autora do artigo que fecha a publicação, abordando a governança responsável como o dia seguinte dos Jogos Olímpicos.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.