Cevnautas,

A Faculdade de Saúde Pública da USP acaba de lançar - acesso livre - o livro: Revistas Científicas em Ciências da Saúde: Visibilidade, Forma e Conteúdo (2013, 126 pp, 1.6Kb).

Ótima para quem lida ou tem interesse em saber mais sobre o processo de produção, análise e difusão de revistas científicas.

Segue um trecho do prefácio escrito pelo Prof. Flavio Fava de Moraes

"... Os 5 capítulos cuidadosa e inteligentemente escolhidos trazem enfoque abrangente e esclarecedor de aspectos conceituais, de forma, edição, financiamento, divulgação, idioma, indexação, análise, avaliação, critérios, funções, normas, temporalidade, tiragem, periodicidade e, primordialmente, especificidade de objetivos a serem alcançados. Neste sentido, deve ser realçado que nesta edição o livro destaca 3 áreas relevantes da Saúde: Odontologia, Nutrição e Enfermagem que constituem autênticos modelos bem como referências bem vivenciadas e que balizam exemplos para outras áreas ainda não tão bem estruturadas.

O livro não trata a questão das Revistas Científicas apenas como uma meta de divulgação de resultados para uma comunidade interessada. É muito mais, pois considera sua base teórica, conceitual, metodológica, comparativa, moderna e pedagogicamente impecável, o que só poderia ser obtido agregando-se aqui pessoas de comprovada capacitação nas temáticas selecionadas.

O texto é de fácil leitura, preciso, bem ilustrado com quadros e gráficos, com bibliografia atualizada e criativa apresentação sequencial. Será indubitavelmente uma obra indispensável de referência.

Prof.Dr. Flavio Fava de Moraes
Diretor Científico da FAPESP (1986-1993) e
Reitor da USP (1993-97) "

Para baixar o livro: http://cev.org.br/biblioteca/revistas-cientificas-ciencias-saude-visibilidade-forma-conteudo/

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.