Cevnautas,

   Hoje, 4/10/2012, às 18 horas, como parte da programação do 35º Congresso Internacional de Ciências do Esporte http://cev.org.br/eventos/35-simposio-internacional-ciencias-esporte/ teremos o lançamento no Brasil da campanha internacional "Exercício é Remédio" (Exercice is Medicine no estrangeiro http://exerciseismedicine.org/)

    A internet e a TV começaram a divulgar (no endereço da fonte tem entrada para o vídeo):

03/10/2012 13h02
Médicos de SP vão prescrever exercício físico a pacientes
Recomendação deve fazer parte da receita como se fosse remédio.
Projeto começa na Grande SP e deve ser ampliado para todo o estado.


Médicos de três grandes hospitais de São Paulo – Hospital das Clínicas, Hospital Albert Einstein e Instituto do Câncer – começaram a ser treinados nesta quarta-feira (3) para incluir os exercícios físicos como parte do tratamento de saúde. A recomendação deve fazer parte da receita como se fosse um remédio.

A ideia é incentivar as pessoas a praticarem atividade física por, pelo menos, meia hora cinco vezes por semana. Os exercícios melhoram o sistema imunológico, a circulação e podem ser usados como remédios no tratamento de quase todas as doenças.

O projeto começa na capital e deve ser ampliado para todo o estado através de aulas virtuais. O programa é uma parceria da Secretaria Estadual da Saúde com o Centro de Aptidão Física de São Caetano do Sul, no ABC.

FONTE: http://bit.ly/AFcomoRemedio

Comentários

Por Bruno Rocha Thomaz Teixeira
em 7 de Outubro de 2012 às 21:03.

 

Isso é uma vergonha, estão menosprezando o profissional de educação física e seus anos de estudos acadêmicos. Quero ver se poderemos também indicar remédios, suplementos e dietas, sendo antiéticos como eles estão sendo conosco, não respeitando nossa profissão!

Por Rafael Moreno Castellani
em 8 de Outubro de 2012 às 15:00.

Pois é... gostaria de saber o posicionamento dos nossos conselhos (CREF e CONFEF) em relação a este tema. 

Alguem por dentro?

abs

Por Laercio Elias Pereira
em 8 de Outubro de 2012 às 17:53.

Gente Boa,

     Não podemos espantar essa oportunidade como ameaça. Quem deve se preocupar é o conselho de farmácia. Os doentes que precisam de receitas iam geralmente para o trabalho de fisioterapia. Bom que aumentem a clientela da EF. Resta saber se temos profissionais preparados para a tarefa. Laércio

Por Tatiana Zuardi Ushinohama
em 8 de Outubro de 2012 às 21:45.

Calma ...  A mídia divulgou equivocadamente a palavra "prescrever"

 

O CONFEF esteve presente ontem (4 de outubro) à abertura do 35º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, onde obteve esclarecimentos sobre o programa "Exercise is Medicine", do American College of Sports Medicine. Segundo matérias veiculadas pela mídia, o "Exercise is medicine" será implantado na rede estadual de saúde de São Paulo, numa parceria entre o Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs) e a Secretaria de Saúde do Estado, para capacitar médicos e outros profissionais da área da saúde a "prescreverem" atividades físicas. 

 

Na abertura do Simpósio, o dr. Victor Matsudo, diretor científico do Celafiscs, elucidou que a imprensa traduziu erroneamente o termo "prescription" do projeto original, quie pode ser tanto prescrição quanto orientação. Matsudo frisou que a capacitação do "Exercise is medicine" tem por objetivo fazer com que os profissionais na área da saúde passem a acrescentar a recomendação de atividades físicas em seus receituários e que orientem os pacientes a procurarem um Profissional de Educação Física.

 

Portanto: os médicos e outros profissionais da área da saúde NÃO VÃO prescrever atividades físicas, mas sim RECOMENDÁ-LAS e encaminhar o paciente ao acompanhamento de um Profissional de Educação Física.

 

Por Edison Yamazaki
em 9 de Outubro de 2012 às 07:53.

Ótima notícia para os profissionais sérios e gabaritados da Educação Física.

O Laércio está com a razão. Mesmo que não houvesse erro na tradução, o negócio seria bom. Os médicos irão indicar profissionais para a prática esportiva e ficar bem com o paciente. Por isso, acho melhor fazerem o marketing junto aos doutores e começarem a estudar bastante. Um doente não é uma atleta, não é mesmo?

Por Yuri Windson Santos Barroso
em 9 de Outubro de 2012 às 15:46.

 

Isso é uma grande oportunidade para os profissionais de educação física, alem do mais a união de duas áreas como a Medicina e a Educação física só tende a ser um grande avanço já que uma promove e a outra cuida da saúde. Sou  a favor de que médicos  recomendem  atividades físicas, já que a maioria das pessoas só acreditam nas palavras de um medico.

Por Jefferson Armon Santos de Resende Silva
em 9 de Outubro de 2012 às 18:01.

Se realmente fosse o caso de os médicos prescreverem a atividade física eu seria contrário, afinal isso não é função deles. Mas como foi esclarecido, isso foi um engano, a proposta real é que o médicos passem a indicar pacientes para o profissional de educação física. Sendo assim acho que isso até favorece nossa área, já que muitos poderiam ter medo de praticar a atividade física acreditando que ela iria agravar sua doença ao invés de ajudar na recuperação ou tratamento, com a indicação do médico esses pacientes podem optar por praticar a atividade. Infelizmente na sociedade atual, pelo menos no Brasil, os médicos recebem muito mais atenção e respeito das pessoas mesmo em áreas que não lhes dizem respeito, como planejamento de dietas e exercícios.

Por Sabrina Santos
em 10 de Outubro de 2012 às 20:28.

Como futura educadora física, não apoio tal medida. Não da forma como ela será implatada. Como o Jefferson disse, seria muito mais cabível aos médicos indicarem na receita a procura de um profissional adaptado para tal. No Brasil, a classe de medicina tem muito mais valorização (tanto financeira, quanto afetiva), e respeito não só de pessoas que necessitam de seus préstimos, mas como também destes que geram a mudança para a classe. Por que não fazer uma campanha para reforçar o serviço que o profissional de educação física faz? Será que um curso de poucos meses ( ou anos, talvez), via internet é suficiente para um médico exercer duas funções, ter dois papéis em seu cargo? Já que é assim, sou super a favor dos educadores físicos se preparem um pouco mais, para poder prescrever receitas.

Por Marina Gurgel Simoes
em 11 de Outubro de 2012 às 14:43.

Eu estava presente neste congresso e pode observar muitos colegas comentando sobre essa nota na mídia, e como a Tatiana disse, foi uma forma errônea de dizer que os médicos vão prescrever atividade física aos seus pacientes, eles apenas poderão indicar a prática da mesma, desde de que seja acompanhada por nós profissionais de Educação Física.  Concordo com o Jefersson e a Sabrina quando, estes se preocupam de que forma esse médico (a) irá indicar essa atividade física, ele não poderá falar para seu paciente fazer determinada modalidade, pois o que eu entendo é que os médicos não têm conhecimento sobre fisiologia do exercício e nem a biomecânica, então seria mais correto dizer ao paciente, procure um educador físico, encaminhando talvez uma recomendação sobre o paciente

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 12 de Outubro de 2012 às 23:52.

Acredito que se os médicos "recomendarem" o paciente a procurar a ajuda de um profissional de educação física ao invés de "receitarem" eles próprios os exercícios a serem feitos,estarão agindo conforme deve ser. Situação parecida por que passa o nutricionista, uma vez que há médicos que "adoram" prescrever dietas a seus pacientes.Cabe ao médico diagnosticar e tratar a patologia,mas o tratamento através de exercícios físicos ou de dietas não compete a ele,salvo se especializado no assunto.

Por Bruno Nunes da Cruz
em 16 de Outubro de 2012 às 08:51.

Quando um profissional de educação física prescreve o exercício, escreve em uma planilha o treino com o volume, a intensidade e a sobrecarga que deve ser usada, também irá monitorar os efeitos daquela prescrição. Para prescrever exercícios o profissional de educação física estudou disciplinas específica, como biomecânica, fisiologia do exercício ,medidas e avaliações físicas entre outras ,todas essas disciplinas estudam fatores que devem ser levados em consideração na prescrição de exercícios ,pois são especificas da educação física ,creio eu que muito raro há medicos que tenha tal conhecimento dessas para indica-las ,mas o medico deve indicar o paciente a um professor de educação física preferencialmente especializado para tal função .


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.