Cevnautas,

Recentemente no Valor Econômico (1/12/2014) o Prof. Renato Janine Ribeiro, Ministro da Educação, escreveu um artigo, comentado pelo jornalista Josias de Sousa, do UOL.

Por ser aberto, repasso o artigo do Jornalista (no Valor Econômico tem catraca). O Ministro elencou os 3 ministérios mais importantes para um país:

"´... Janine esgrimiu no artigo um ponto de vista ousado sobre quais seriam os principais ministérios da Esplanada. Começou brincando com as palavras: ´Qualquer um sabe responder quais são os principais ministérios do governo federal —aliás, de qualquer governo no mundo atual. São os da área econômica. Só que não´.

Depois, foi ao ponto: ´Os ministérios que definem o futuro de um país, que deverão ser decisivos nos próximos anos, e em poucas décadas serão reconhecidos como os principais, são três: Cultura, Atividade Física (como eu chamaria a atual pasta dos Esportes) e Meio Ambiente.´”  

O artigo completo:   Janine defende educação sem currículos rígidos   JOSIAS DE SOUZA - UOL EDUCAÇÃO - 28/03/2015 - SÃO PAULO, SP   http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/03/28/janine-defende-educacao-sem-curriculos-rigidos/

 

Comentários

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 16 de Abril de 2015 às 17:16.

Os fatores mais importantes numa sociedade são educação e saúde. Quanto aos ministérios principais, concordo com a opinião de Janine. A atividade física está diretamente ligada à saúde, portanto seria mais interessante um maior investimento nessa área específica do que em hospitais, claro que em uma socidade (em sua maioria) já saudável. A atividade física proporciona saúde, os hospitais cuidam de uma saúde já debilitada. Melhor previnir do que remediar. A cultura e a educação andam de mãos dadas. Quanto a tornar os currículos menos rígidos, discordo totalmente do autor, visto que esse fator exige maior disciplina do estudante. Estudar nunca foi e nunca será uma atividade prazerosa para todos os indivíduos, porém se faz cada vez mais necessário. Diminuir a rigidez, seria facilitar demais e acabaria por formar profissionais relaxados e consequentemente ruins. 

Por Esther Carolina Mendes Rezende
em 16 de Abril de 2015 às 17:20.

***Sociedade; prevenir***

Por Ivonei da Silva Salazar
em 16 de Abril de 2015 às 17:35.

O governo deve investir na saúde e na educação das sociedades. Com um trabalho de investimentos nos setores da saúde como prevenção e tratamento de doenças sendo assim não vão ter lotação nos hóstias podendo da mais atenção a atendimentos de doenças mais graves com a passar do envelhecimento do ser humano.

Por Thayane da Silva Campideli
em 16 de Abril de 2015 às 19:03.

Os ministérios do governo federal são focados em coisas que beneficam bem menos a sociedade no geral. A educação, a saúde (isto inclue os esportes e as atividades física) e o meio ambiente merecem maior importância e principalmente investimentos do governo. A prevenção deveria ser prioridade uma vez que desenvolve uma maior taxa de vida e futuras economias para o prórpio governo. Quanto à educação, compreendo que deva ser sempre exigido mais dos alunos para que estes se tornem profissionais mais qualificados em todas as áreas das profissões, criar mecanismos de educação mais frouxos não vão contribuir em nada para o futuro e progresso do país.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.