Cevnautas,

Tem sido um sucesso o Dia Mundial da Atividade Física, que, sabemos todos, começou no Brasil e tem sido uma pilotagem internacional do parceiro de primeira hora do CEV, Celafiscs, através do Programa Agita (SP, Brasil, Mundo - como assumiu o portal da Organização Mundial de Saúde com o uso da palavra em português).  Mais um avanço a participação do Ministro da Saúde anunciando a ampliação de um importante programa no Dia Mundial da Atividade Física, e participando da caminhada. Precisamos capilalizar essas ações em estados e municípios com prefeitos e governadores caminhando e apresentando programas. E cobrar. Laercio

Ministro anuncia ampliação de programa contra o tabagismo
Segundo o ministério, a intenção da medida é aumentar em até dez vezes o número de unidades que oferecem o tratamento aos fumantes
07.04.2013 | Atualizado em 07.04.2013 - 15:55
Folhapress

O ministro da Saúde Alexandre Padilha assinou nesta manhã, em evento de comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física no parque Ibirapuera, em São Paulo, uma portaria ampliando o PNCT (Programa Nacional contra o Tabagismo) e o acesso de fumantes ao tratamento.

Segundo o ministério, a intenção da medida é aumentar em até dez vezes o número de unidades que oferecem o tratamento aos fumantes, e com isso, reduzir de 15% para 9% a proporção de fumantes na população adulta até 2022. Para isso, serão investidos, segundo Padilha, R$ 60 milhões com a nova medida -o gasto em 2012 com o programa contra o tabagismo foi de R$ 12 milhões.

O ministério informou também que cabe às prefeituras de todo o país cadastrar suas UBS (Unidades Básicas de Sáude) no PNCT, para dessa forma receber a verba do governo federal. Atualmente, 3.000 unidades oferecem o tratamento. A nova medida amplia para 30 mil o número de UBS habilitadas para receber o programa. Em 2012, 175 mil pesoas foram atendidas pelo PNCT, em 1,159 municípios, disse Padilha.

Dia Mundial de Atividade Física
Uma caminhada com cerca de 1.000 pessoas comemorou hoje o Dia Mundial da Atividade Física na avenida Paulista, região central de São Paulo. Com o tema “atividade física sem barreiras”, os participantes se encontraram com balões coloridos, apitos e cartazes no vão-livre do Masp (Museu de Artes de São Paulo). Em seguida, se dirigiram para a Assembleia Legislativa. O parque Ibirapuera foi o destino final da caminhada.

Também acompanharam a caminhada, o ministro Alexandre Padilha, o secretário municipal da Saúde José Filippi Jr. e o governador do Estado Geraldo Alckmin -ele seguiu até a Assembleia. Academia da Saúde No evento de hoje, o secretário municipal de Saúde informou que oito CDCs (Clubes da Comunidade), de um total de 56, já foram identificados para receber o programa Academia da Saúde.

No último dia 25, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), anunciou que pretende instalar novos postos de saúde dentro dos CDCs. A Saúde avalia agora quantos serão os clubes que receberão as novas unidades, nas quais, por exemplo, grupos de idosos ou hipertensos seriam orientados por professores de educação física e fisioterapeutas para usar os equipamentos esportivos dos clubes municipais. O secretário afirmou que todo o processo demora cerca de 90 dias.

FONTE: http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/ministro-anuncia-ampliacao-de-programa-contra-o-tabagismo/

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.