Cevnautas,

Estamos retomando o cevteses sob o comando da Gerente de Conteúdo da Biblioteca do CEV, Bianca Natália Poffo http://cev.org.br/qq/biapoffo  

Como sabem os pioneiros, começamos com a lista de discussão cevteses-L em 1997, administrada pelas Profas Rossana Valéria e Estela Rodrigues.  

http://bit.ly/cevteses_L  

Com a mudança de listas de discussão para comunidades, em maio de 2008, a cevteses-L parou.  

O número de teses da biblioteca aumentou bastante  (temos hoje 6.350 teses e dissertações), e estamos retomando o anúncio das defesas, num movimento que começamos há alguns anos, mas só agora ficou viável com o aprimoramento dos portais dos programas de pós-graduação, que, aos poucos, vão criando páginas de anúncio das defesas. Também se firmou o entendimento sobre a a importância da "vísibilidade" dos programas, autores, orientadores... moeda cara no meio acadêmico. Mais presença na Internet significa mais "encontrabilidade" através dos algoritmos dos mecanismos de busca.  

A publicação vai ser mensal. Como nessa primeira edição tivemos dois meses a relação ficou longa e virou artigo na biblioteca:  

http://cev.org.br/biblioteca/cevteses-teses-dissertacao-fevereiro-marco-2015/  

Naturalmente gostaríamos de ter a participação dos cevnautas com críticas e sugestões para aprimorar o cevteses.  

Laércio

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 30 de Março de 2015 às 19:22.

Cevnautas,

Estamos recebendo consultas pelo contato do CEV sobre quando as teses e dissertações estarão disponíveis.

1. Os novos mestres e doutores têm um tempo para retificar o trabalho com as sugestões das bancas. Geralmente 90 dias.

2. Os programaas têm tido imensa dificuldade em publicar os trabalhos já que, em grande partem, dependem do suporte de internet das universidades. Alguns programas só conseguem publicar mais de um ou dois anos depois.

3. Como por princípio o CEV considera que a fronteira do conhecimento está com os vetores de tecnologia (pessoas) que utilizam as publicações (revistas, teses, livros) para depositar informação - e costumam estar pelo menos dois anos à frente das mesmas - temos os contatos dos protagonistas que têm página no quemé quem. Contato direto com a fronteira do conhecimento, pois.

Laércio

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.