Cevnautas,
Retomo aqui o debate sobre a audiência no CNE.
Pedi textos aos cevnautas, especialmente aos que estiveram na audiência, que não foi transmitida nem gravada.
Agradeço de público aos que atenderam a solicitação: Aldemir Teles, Celi Taffarel, Emerson Garcia e Sebastião Gobbi (em ordem alfabética ;-):
Aldemir Teles http://cev.org.br/qq/aldemirteles/
A Proposta do Conselho Nacional de Educação Mudando a Formação em Educação Física
http://cev.org.br/biblioteca/a-proposta-do-conselho-nacional-de-educacao-mudando-a-formacao-em-educacao-fisica/
Celi Nelza Zulke Taffarel http://cev.org.br/qq/celi-taffarel/
Relatório da Audiência Pública Conselho Nacional de Educação Sobre Revisão das Diretrizes Curriculares Graduação em Educação Física. 11/12/2015
http://cev.org.br/biblioteca/relatorio-da-audiencia-publica-conselho-nacional-de-educacao-sobre-revisao-das-diretrizes-curriculares-graduacao-em-educacao-fisica-11-12-2015/
Emerson Silami Garcia http://cev.org.br/qq/emerson-silami-garcia/
Considerações sobre a proposta feita no CNE, de extinção do Bacharelato em Educação Física
http://cev.org.br/biblioteca/o-desemprego-caso-a-proposta-feita-no-cne-de-extincao-do-bacharelato-em-educacao-fisica-seja-aprovada/
Sebastião Gobbi http://cev.org.br/qq/sebastiao-gobbi/
Considerações sobre audiência pública das Diretrizes Educação Física CNE 15/12/2015
http://cev.org.br/biblioteca/consideracoes-sobre-a-audiencia-publica-do-cne-de-15-12-2015/
Aguardamos a participação de todos.
Laércio
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 30 de Dezembro de 2015 às 09:29.
Laércio e o que está por vir do CNE.
Entendi que trouxe-nos (os interessados) para concentrar comentários a respeito do assunto em pauta no CNE. Tomei, então, a liberdade de transferir o que já consignara na comunidade preliminar, sempre na esperança de compartilhar novas ideias, conceitos e rumos a propor. Acrescentei mais uma peça (a parte inicial).
Compartilhamento de ideias
É preciso que cada um de nós faça a sua parte
A todo instante constata-se que precisamos de muito mais pessoas dispostas a ir além da identificação de problemas ou da crítica às ideias que não deram certo e dedicar-se à busca de soluções inovadoras. Muitos se assustam diante da possibilidade de comprometer-se com a inovação, pois não fomos treinados como inovadores e não sabemos por onde começar.
Talvez acreditemos ser melhor deixar a tarefa nas mãos dos "especialistas". No entanto, sugere-se que muitos dos desafios que se nos apresentam hoje, como a oferta de serviços à educação de qualidade exigem um tipo de inovação que ultrapassa o domínio de cientistas e engenheiros. Uma plateia de cerca de duas centenas de professores e gestores educacionais presenciou o fato no I Simpósio Internacional de Ciências da Educação (Neurociência) realizado em 5-6 de julho, no Rio de Janeiro. Então, resta-nos indagar: "Quem seriam esses especialistas"?
Manual de Engenharia Pedagógica
Ao compor esse Manual tivemos em mente dois objetivos. Inicialmente, o convencimento de que podemos nos tornar um design thinker, haja vista os métodos e as habilidades que desenvolvemos ao longo de muitas décadas para resolver os problemas mais importantes e mais desafiadores. Por outro lado, persuadi-los de que o design thinking pode ser aplicado aos desafios de negócios que todos nós enfrentamos diariamente.
Técnicas do design permitem-nos alavancar uma nova práxis – inovadora e criativa -, com base em inúmeras intervenções já realizadas em diversos pontos do país desde 1974. Como resultado dessas experiências – prototipagens – reunimos algo digno de um design thinker, pois adicionamos ao projeto ingredientes indispensáveis: teoria, prática, intuição, criatividade e originalidade.
Por natureza, é INÉDITO e REVOLUCIONÁRIO! Além é claro, com invólucro de PAIXÃO e AMOR.
Não precisamos esperar que nos digam o quê fazer! Podemos SIM indicar NOVOS caminhos a quem quer que seja. Para tanto, é preciso que cada um de nós faça a sua parte. Em outras palavras: esperamos que também VOCÊ queira tornar-se um design thinker.
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Conselho Nacional de Educação Discute o Fim do Bacharelato em Educação Física Amanhã
Postado no CEV em 10/12/2015 .... Comentários: 7
Por Roberto Affonso Pimentel, em 17-12-2015
EDUCAÇÃO FÍSICA e ESPORTE ESCOLAR - Manual de Engenharia Pedagógica
A Escola do Séc. XXI - Proposta Curricular: da Quadra para a Sala
Visão... O aluno é incentivado a ter ideias, expô-las e a conectar-se com outros:
Uso das TICs
- Autorregulação, incentivo à liberdade para errar, criar e inovar.
- Formação profissional continuada de professores, prevalência na Didática – prática.
- Gestão escolar com base no design thinking
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ALERTA: UNESCO incentiva mais educação física nas escolas para evitar doenças e mortes.
- Mas como fazer isto?
- Esse é um belo desafio a ser resolvido por quem está no batente, e não nos ambientes de ar refrigerado, aguardando a aposentadoria.
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Um dos grandes obstáculos que percebo é a "politização" dos conclaves, e principalmente, a ausência de "conhecimento prático" das matérias tratadas. Além, é claro, da vaidade, esta impossível de ser combatida. Estou tentando desesperadamente encontrar um "ouvido" no Instituo Ayrton Senna – foram pelos menos quatro tentativas –, e não consigo. No entanto, se frequentarem o boletim que a instituição disponibiliza na web, verão que todos os problemas estão resolvidos. Abaixo, copio trecho de um de seus artigos. Sugiro que leiam outros.
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Inovação: agenda para a educação
Por Mozart Neves Ramos e Daniela Arai, IAS, 10/dez/2015
“No âmbito nacional, estados e municípios trabalharam os novos planos de educação para o próximo decênio, dando vida ao Plano Nacional de Educação ao estabelecerem estratégias regionais para o alcance das metas nacionais. Ainda em nível nacional, a discussão da Base Nacional Comum, que está em fase de consulta pública, representou oportunidade ímpar de debater os conhecimentos e habilidades que os alunos brasileiros devem ter direito de desenvolver durante a educação básica”. (Leia mais: Instituto Ayrton Senna [ias@infoias.org.br/])
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Por
Denise Margalhaes
em 1 de Dezembro de 2021 às 12:20.
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