Cevnautas, estou cometendo o cabotinismo de repetir aqui postagem do Blog do Laercio, com a desculpa de fazer um teste pra ver se os links estão funcionando nas postagem das comunidades. Desculpeaí a possivel duplicação ou enroscos com códigos na nota quando chegar por emeio, Gente Boa. Laércio
O aluno moarreu. Que venham os Estudantes!
Eu sei que a palavra a-luno não tem origem como sem-luz. Mas, que define com precisão, define.
Perdi todas as discussões com meus amigos pedagogos sobre a importância de usar/tratar estudante em vez de aluno no século XXI. Aluno, pra mim, que ficava prestando atenção (ou copiando; dependia do mando), e tinha como meta decorar a informação declamada pelo lente (sim, lente da faculdade no século XIX; no século XX foi o declamador de transparências, eslaides, .ppt …) e regurgitar nos exames e provas em busca de “tirar nota”.
A partir de agora vou agregar mais duas munições à minha luta inglória:
1. A entrevista do Milton Jung (CBN) com engenheiro aeronáutico brasileiro formado pelo ITA Carlos Souza, que está à frente do Portal VEDUCA, que oferece, grátis, em português, sob demanda e com as características e aspirações dos grupos de usuários, as aulas e cursos do MIT, Oxford, Stanford, UCLA, além das brasileiras USP, Unicamp, UFSC… . assíncronos (cada um quando cursando como puder & quiser), avaliação por tutores e inter pares; grupos com afinidade e, principalmente, cada curso desenhada para cada grupo.
Ouça aqui:
‘Tecnologia move o poder do produtor para o consumidor’
2. Um artigo sobre as previsões que a IBM costuma fazer sobre os próximos 5 anos, com tradução da Profa. Maria Aparecida Figueiredo, postada na Lista de Discussão em Educação a Distância da Unicamp)
” Como serão as salas de aula daqui a 5 anos
Anualmente a IBM lança um report com previsões sobre grandes áreas (cidades, comércio, educação e saúde) para os próximos cinco anos, com base nos impactos das novas tecnologias. Confira as previsões sobre como serão as mudanças nas salas de aula.
Segundo a companhia, estamos começando a observar a transformação digital na indústria da educação. A tecnologia ajudará os estudantes a aprenderem o que querem e no ritmo que precisam. Quadro IBM
Hoje, cerca de 2 em cada 3 adultos não alcançaram o equivalente a um ensino médio.
Em cinco anos, será possível aprender sobre cada aluno e proporcionar um currículo adaptado do jardim de infância até o ensino médio e também para o emprego.
As salas de aula terão um programa com base no ritmo e estilo de aprendizagem individual, e não em uma programação de ensino arbitrária.
A sala de aula do futuro vai aprender sobre cada aluno ao longo de sua educação e irá ajudá-lo a dominar as habilidades essenciais para que alcance seus objetivos.
Esse sistema irá nivelar o “campo de jogo”, garantindo que as barreiras à educação não sejam mais um empecilho para o sucesso.
O sistema, alimentado por análises sofisticadas, irá ajudar os professores a identificar os alunos que estão mais em risco. Será possível prever os seus obstáculos e sugerir medidas para ajudá-los a superar esses desafios.”
Que alunos, lentes e declamadores que “ministram aulas” em geral descansem em paz.
Laercio
FONTE com links: http://blog.cev.org.br/laercio/2014/o-aluno-moarreu-que-venham-os-estudantes/
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