Exercícios Físicos x Infertilidade

 

A prática regular de exercícios físicos é de fundamental importância para mulheres de todas as idades. Apesar de trazer vários benefícios, estudos comprovados recentemente mostram que os exercícios quando realizados em excesso pode influenciar temporariamente no ciclo menstrual, pois há alterações metabólicas e hormonais que podem interferir na secreção dos hormônios responsáveis pela estimulação dos ovários. As alterações desses hormônios podem bloquear a ovulação e levar a mulher a ter períodos de amenorréia ( ausência de menstruação ). 

Na maioria das vezes, o exercício físico exagerado e por longos períodospode levar  a queima de estoque de gordura corporal da mulher, ocasionando numa magreza excessiva, pois os níveis de estrogênio diminuem, enquanto os de testosterona aumentam, ocorrendo então o bloqueio da ovulação e desregulação menstrual e também metabólica.

Geralmente , isso acontece com atletas de alto nível, bailarinas, maratonistas ou qualquer mulher que se submeta a programas intensos de exercícios.

Portanto não é possível definir um padrão geral para as mulheres do que é o excesso de atividade física, pois os limites de cada indivíduo variam. Porém, no geral, os médicos recomendam a prática de três a quatro vezes por semana e, no máximo, duas horas por dia, de intensidade moderada. 

Sendo assim , fica uma grande dúvida: Como deve ser o treinamento para atletas de alto nível de modo que a fertilidade e o desempenho não seja afetado?

 

Fonte: www.portaleducacaofisica.com.br

 

Acadêmicas: Ana Karolina Cerceau

                         Diana Borges

                         Tatiana Aparecida Pereira 

 

Comentários

Por Laercio Elias Pereira
em 9 de Março de 2013 às 17:12.

Cevnautas, Ana, Diana, Carolina,

  Boa a provocação.

  Achei o endereço do artigo (o endereços da nota de Vcs cai, estranhamente, no portal educação)

http://www.educacaofisica.com.br/index.php/esportes/canais-esportes/outras-modalidades/23536-atletas-podem-ter-fertilidade-afetada

  Não encontrei referências de pesquisa no texto. Só entrevistas. Temos aqui a mania de ir fundo nas notícias até chegar nos artigos originais e nos autores. Daí cadastramos os artigos na biblioteca do CEV. Vamos nessa?

  Laercio

Por Patrícia Santos de Souza
em 10 de Março de 2013 às 09:59.

 

   O profissional da área e Ed. Física devem avaliar cada aluno antes de prescrever qualquer exercício, pois cada indivíduo possui diferentes resistências e necessidades corporais .Visto que a atividade física em excesso prejudica a fertilidades das mulheres, o profissional deverá equilibrar  a prescrição dos exercícios de acordo com as necessidades de cada pessoa, cabe ressaltar que essa orientação sobre os malefícios do excesso de atividade física deve ser passado como forma de orientação para as mulheres, pois muitas vezes as mulheres querem resultados imediatos na forma física daí acabam exagerando nos exercícios. Já com relação aos aletas de alto rendimento é bem complicado a dosagem de exercícios já que os mesmo necessitam treinar muito principalmente em épocas de campeonatos e jogos importantes.

Por Armânio Guilherme Bento
em 11 de Março de 2013 às 23:18.

   É de suma importâcia  darmos  atenção  a este  assunto principalmente nos dias  de  hoje onde  as  pessoas querem resultados imediatos com  relação a parte física  seja  porque necessidade  atlética , ou por  uma questão de estética ,  os profissionais da  área de  Educação Física devem  sempre  orientar  os seus  alunos   ou  clientes  com relação   a  prática  excessiva de  atividades   físicas ,pois o   organismo humano não produz resultados  fisiológicos  imediatos , o que  pode   ser  uma fonte  de saúde pode  ser  tonar um risco  a mesma .

Por Danielle Costa de Sousa Santos
em 15 de Março de 2013 às 00:54.

hyvftddd


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.