Cevnautas,
Sabemos cada vez mais sobre cada vez menos. Essa especialização pegou em cheio o corpo docente dos cursos de Educação Física ("mercado" ainda em incrível expansão!).
Com a exigência de pós-graduação nossos docentes de cursos de Educação Física têm chegado com conhecimento aprofundado e exaustivo sobre a Alimentação e Fisiologia de ratos, Psicologia de atletas de esqui, Sociologia de esporte na Finlândia, História das rua de lazer do Afeganistão ... Assim, quando perguntamos a algum(a) desses(as) especialistas qual é a Educação Física do curso em que ele(a) é responsável ouvimos uma resposta com alguma platitude sobre "A importância da EF pra humanidade", ou um descarte puro e simples: sou professor de fisiologia, história, nutrição, treinamento, handebol ou qualquer outra evasiva. Dói mais ainda consultar a lista de títulos das monografias de é o fim do curso. Muitissimos trabalhos nada-a-ver com a preparação profissional que os cursos prometeram nos planos pedagógicos enviado para serem aprovados no MEC.
Pesa também sobre os cursos a ausência de reuniões e trabalhos pedagógicos (exceções confirmam a regra). As eternas (nas públicas, geralmente de lutas sangrentas pras disciplinas[sic] não cairem na sexta-feira), ou as breves (nas particulares, em que que se recebe ordens e tarefas) e raramente discutem a preparação profissional em Educação Física e Esportes, ou se trabalha alguma integração entre as atividades dos cursos.
Os dois documentos publicados (UNESCO e COI), recentemente, podem servir de balizamento se, por acaso, tiver alguma reunião pedagógica dos professores. Com certeza podem servir nas aulas e grupos de estudo.
Abaixo os documentos recentes e alguns mais antigos - e os não menos úteis que temos na biblioteca do CEV:
Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte (UNESCO 2015) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-da-educacao-fisica-atividade-fisica-e-esporte/
Agenda Olímpica 2020. 20 + 20 Recomendações (COI 2014) http://cev.org.br/biblioteca/agenda-olimpica-2020-20-20-recomendacoes/
Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 2000) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica/
Carta Brasileira de Educação Física (CONFEF 2000) http://cma.cev.org.br/biblioteca/show/4029316/
Carta Internacional da Educação Física e Desportos (UNESCO, 1978) http://cev.org.br/biblioteca/carta-internacional-educacao-fisica-desportos/
Manifesto Sobre o Fair Play (UNESCO, 1976) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-sobre-o-fair-play/
Manifesto Mundial da Educação Física (FIEP, 1970) http://cev.org.br/biblioteca/manifesto-mundial-educacao-fisica-1970/
Laércio
Comentários
Por
Daniel Carreira Filho
em 11 de Janeiro de 2016 às 10:35.
Aprofundamento, egocentrismo e distanciamento do humano
Em cada oportunidade que tenho para degustar alguns documentos, oficiais ou não, me sinto cada vez mais distante de mim mesmo.
A produção do conhecimento (assim chamado) encaminha o processo para a discussão de enzimas corporais ativadas, desenvolvidas, acrescidas e etc.. pelas práticas corporais.
Sabemos muito sobre a enzima e o que ela, quando alterada, pode promover no metabolismo corporal (inicialmente em ratos) no humano.
As dicussões sobre o esporte se encontram mais voltadas para a questão de Crianças para o Esporte e não o Esporte para Crianças, que vai muito além do simples jogo de palavras.
Vejo muitas pessoas discutindo o esporte e buscando encontrar caminhos para a adesão de crianças aos seus desejos e do Esporte e muito pouco para a atenção ao ser humano nessa fase da vida.
O que nos parece, me desculpem, é que buscamos saber mais das enzimas corporais do que do ser humano e seus desejos, necessidades, interesses, possibilidades, limites e relações entre estes.
O egocentrismo do cartório Qualis, nível de impacto e produção em língua estrangeira (que parcela ínfima de nossa população é capaz de ler) fez surgir um novo distanciamento da realidade vivida.
Encontros foram suprimidos, barreiras foram criadas, papers tomam o lugar do diálogo, e a vaidade humana supera a cooperação, solidariedade e construção coletiva.
Afinal, para onde vamos?
Escola abandonada. Currículo montado para os interesses comerciais. Docência desvalorizada e abandonada na formação.
O que vale é a medalha de campeão. Escola? Nela não existirá mais espaço para a apropriação de saberes pelo componente curricular Educação Física.
Uma das razões é a formação deficiente e irresponsável promovida por algumas instituições e docentes que sequer a consideram como espaço de desenvolvimento profissional e, principalmente, de humanos mediados por cidadão competente.
Daniel
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:26.
Ao Laércio, grato uma vez mais por suas colocações.
Ao Daniel, feliz por conhecer seu pensamento de tanta transparência e lucidez.
Muitos já tomaram conhecimento de meu projeto ambicioso sobre a Educação em seu viés da Formação esportiva escolar partir do ensino fundamental. Está se tornando verdadeira cruzada, tamanho o descaso e da incompetência de gestores e principais artífices formadores de profissionais, inclusos reitores (de coisa alguma) e pedagogos escolares.
PENSAR E TRANSFORMAR: UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Uma ponte entre ciência e professores... Inovando em contraponto ao que aí está!
A minha escrita não está em conformidade com as normas de publicação científica. Vergonha! ""
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:28.
Ao Laércio, grato uma vez mais por suas colocações.
Ao Daniel, feliz por conhecer seu pensamento com tanta transparência e lucidez.
Muitos já tomaram conhecimento de meu projeto ambicioso sobre a Educação em seu viés da Formação esportiva escolar partir do ensino fundamental. Está se tornando verdadeira cruzada, tamanho o descaso e da incompetência de gestores e principais artífices formadores de profissionais, inclusos reitores (de coisa alguma) e pedagogos escolares.
PENSAR E TRANSFORMAR: UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Uma ponte entre ciência e professores... Inovando em contraponto ao que aí está!
A minha escrita não está em conformidade com as normas de publicação científica. Vergonha! ""
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 11 de Janeiro de 2016 às 16:55.
Peço desculpas por minha ignorância ao postar artigo nesta Comunidade. Ele está na íntegra em uma outra com o mesmo nome - Educação Física e Esporte - dessa data. Tomara que o Laércio e o Daniel me perdoem pela mão de obra em ter que se "deslocar" até lá.
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