Cevnautas,
LEMBRETE: Não deixe de marcar presença (escrevendo no comentário) da solenidade da última aula do Professor Jorge Bento que o CEV está ajudando a transmitir: Manaus 10:00; Brasília - 11h00; Porto: 15h00; Luanda 15h00; Maputo 16h00 - Quinta-Feira, 29 de setembro de 2016
http://bit.ly/JBento
O artigo O Que os Pais Devem Saber Quando Escolhem Um Desporto Para os Filhos, traz informações que pais e professores deve acompanhar. Tem bons infográficos.
Para o CEV interessa também a publicação do artigo original da Pediatrics, e, para tanto, estamos em busca de alma caridosa e poliglota que assuma a tradução (com crédito) do resumo.
Sports Specialization and Intensive Training in Young Athletes
Joel S. Brenner, COUNCIL ON SPORTS MEDICINE AND FITNESS
Abstract
Sports specialization is becoming the norm in youth sports for a variety of reasons. When sports specialization occurs too early, detrimental effects may occur, both physically and psychologically. If the timing is correct and sports specialization is performed under the correct conditions, the athlete may be successful in reaching specific goals. Young athletes who train intensively, whether specialized or not, can also be at risk of adverse effects on the mind and body. The purpose of this clinical report is to assist pediatricians in counseling their young athlete patients and their parents regarding sports specialization and intensive training. This report supports the American Academy of Pediatrics clinical report “Overuse Injuries, Overtraining, and Burnout in Child and Adolescent Athletes.”
Abbreviations:
AAP — American Academy of Pediatrics
ABCs — agility, balance, coordination, speed
LTAD — long-term athlete development
NCAA — National Collegiate Athletic Association
Artigo completo: http://pediatrics.aappublications.org/content/138/3/e20162148
Matéria de divulgação científica do Dr. João Moreira Pinto O Que os Pais Devem Saber Quando Escolhem Um Desporto Para os Filhos: http://www.eosfilhosdosoutros.com/2016/09/4516/
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 29 de Setembro de 2016 às 09:30.
Laércio,
Pouco sei (ou nada sei) da língua inglesa. Mas a ferramenta google translate pode nos ajudar enquanto não chega auxílio mais qualificado, No intuito de apressar a informação, atrevo-me a consignar:
"Especialização esportiva está se tornando a norma em esportes da juventude para uma variedade de razões. Quando a especialização esportiva ocorre muito cedo, efeitos negativos podem ocorrer, tanto física como psicologicamente. Se o tempo estiver correto e a especialização é realizada sob as condições corretas, o atleta pode ser bem sucedido em alcançar objetivos específicos. Jovens atletas que treinam intensamente, de forma especializada ou não, também podem estar em risco de efeitos adversos sobre o corpo e a mente. O objetivo deste relatório clínico é auxiliar os pediatras no aconselhamento a seus pacientes - atletas jovens e seus pais - sobre a especialização esportiva e treinamento intensivo. Este relatório baseia-se na Academia Americana de Pediatria, relatório clínico "lesões por sobrecarga, excesso de treino, e Burnout em crianças e adolescentes atletas."
Ajudei? Sobre o tema, tenho mais a dizer a seguir...
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 29 de Setembro de 2016 às 09:55.
Dando sequência...
Relações entre pais, professores e crianças quanto à práticas esportivas. Incoveniências da especialização prematura.
Neste CEV está publicado ATÉ QUE PONTO MELHORARAM OS RESULTADOS DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS 2016? (Lamartine). O último parágrafo aponta duas dimensões a serem estudadas e pesquisadas:
"Nesta outra composição de dados, comprova-se que as fraquezas brasileiras incidem na ineficiência dos investimentos e no baixo índice de pesquisas e inovações".
Ora, o tema em questão está colocado na área médica, e portanto, coloquemo-nos todos como pesquisadores ou simples inquisidores. Sigam a seguir meu contributo, que aqui não se esgota.
Inicialmente, peço que leiam a íntegra do artigo do Brener (citado acima). Há uma versão em português em http://www.eosfilhosdosoutros.com/2016/09/4516/#comment-7172
Sobre este assunto, temos duas publicações que poderão instruir ou alimentar nossas pesquisas a respeito de um BOM ensino. Estão postadas em www.procrie.com.br/: Teoria vs. Prática e Projeto Pedagógico Escolar (parte I).
Vejam trecho desta última... Considerem que Le Boulch era médico, psicólogo e professor de educação física.
Projeto Pedagógico Escolar – Parte I
Educação Física vs. Esporte Escolar - Pedagogia do êxito
Ao final do livro (sétima parte), Le Boulch contempla os leitores com os "Jogos com Regras", em que considera o esporte, tal como é praticado pelo adulto, como uma categoria inadequada quando se trata de descrever a atividade da criança. Esses jogos têm um significado diferente dos esportes coletivos do adulto. Em outra obra - Vers une science du mouvement humain -, coloca em evidência a importância do jogo no desenvolvimento da criança, insistindo a respeito de suas características próprias que a afastam tanto do jogo-distração do adulto, como do esporte competitivo, que constitui um verdadeiro trabalho centrado num objetivo a ser atingido (performance) e exige um treinamento que na maioria das vezes reveste o aspecto de um drill. Por fim, considera que o jogo, atividade própria da criança, que toma formas diferentes de acordo com a idade, está centrado no prazer proporcionado por sua prática, sendo ainda o motor essencial do seu desenvolvimento.
Bem entendido, a criança é influenciada pelas atividades do adulto, imitando-a por necessidade de identificação. Mas não é por praticar aparentemente a mesma atividade objetiva, basquete, futebol, handball etc. que a criança deveria vivê-la sob o modo adulto. Seria de utilidade lembrar que um grupo de crianças não é uma mera imitação de um grupo de adultos, mas uma realidade coletiva particular possuindo características próprias. Enfim, estaremos discutindo e dando forma a uma pedagogia escolar em que se pretende conciliar a atividade educação física propriamente dita e a formação desportiva da criança. Que aspectos considerar nessa empreitada, os métodos a empregar, a parte que cabe ao mestre e ao próprio aluno. Passaremos ainda pelas experiências e conselhos de Célestin Freinet descritos em Techniques de la vie e Essai de psychologie appliquée à l'éducation, citados por Le Boulch.
Assim, cremos serem de bom alvitre as ilustrações que os mestres franceses nos oferecem, uma vez que as discussões são atuais no Brasil, ainda mais com a série de competições internacionais do futebol e a antevisão de uma Olimpíada em solo pátrio. Afinal, é a indagação que todos fazem, "quem deve prover a nação com o talento de nossos atletas, a escola ou o clube"? Seria compatível com o projeto pedagógico da escola uma prática desportiva voltada para a prospecção de talento? Qual a sua opinião?
Leia mais... http://www.procrie.com.br/2012/10/02/projeto-pedagogico-escolar-16846
Teoria vs. Prática - “Volei vs. Volei“ Nunca é tardio para se elogiar e tirar ensinamentos de um trabalho consciente. Refiro-me aos estudos do Professor João Crisóstomo Marcondes Bojikian da Universidade Presbiteriana Mackenzie [...]
Leia mais... http://www.procrie.com.br/2009/11/27/teoria-vs-pratica-33/
Boas leituras...
Por
Laercio Elias Pereira
em 30 de Setembro de 2016 às 20:40.
Prof Pimentel,
OBRIGADO pela adoção do resumo! Demorou mas está no ar:
http://cev.org.br/biblioteca/especializacao-esportiva-e-treinamento-intenso-em-jovens-atletas/
Laércio
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