Cevnautas, a editoria Vida e Saúde do portal ParanáShoping fez bom proveito da pesquisa da Unifesp. Quem tem ou sabe onde foi publicada para incluirmos na biblioteca do CEV -  e aqui na Comunidade? Laercio

Obesidade cresce rapidament​e entre os brasileirinhos [12-06-2014]

Uma em cada três crianças com idade entre 05 e 09 anos está acima do peso no Brasil, segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada pelo IBGE. A obesidade atinge 15% dos pequenos, um dos principais motivos deste problema é o sedentarismo – lazer apenas em frente à televisão e com poucos movimentos se tornam comuns e os exercícios físicos e brincadeiras que ajudam na queima de calorias são deixados de lado. Outro fator desencadeador da obesidade na infância é a falta de hábitos alimentares saudáveis, com grandes quantidades de doces, chocolates, batatas fritas e outras guloseimas.

Um estudo realizado com crianças entre 02 a 05 anos de idade pela UNIFESP mostra que 22% das crianças apresentam sobrepeso e 6% já estão obesas.  O estudo ainda aponta que uma criança gordinha tem um grande percentual para se tornar um adulto obeso, cerca de 80% delas manterão o excesso de peso na fase adulta. Por isso, a importância de cuidar da saúde dos pequenos. Uma boa dica para os pais é dar o exemplo, tanto na parte da alimentação, quando na prática de atividades físicas. A caminhada e a natação são ótimos exercícios para pais e filhos praticarem juntos.

Kátia Farias Ruschel, professora e sócia de uma das Academias Gustavo Borges explica que a atividade física além de auxiliar no emagrecimento, ajuda a queimar as energias alimentares e melhora a circulação sanguínea. A natação, por exemplo, é um esporte muito recomendado e um dos mais completos para as crianças. Bebês a partir de seis meses já podem cair na água e desfrutar de todos os benefícios que este exercício traz – melhora a coordenação motora, a parte cognitiva, a sociabilização, a qualidade de sono, fortalece a musculatura e ajuda no equilíbrio e concentração. Mas a professora lembra que o interesse da criança pela atividade física deve ser levado em consideração, pois fazer um esporte que se tenha afinidade é muito mais prazeroso.

Fonte: contato@lfcom.com.br

FONTE com fotos e links: http://www.paranashop.com.br/colunas/colunas_n.php?op=saude&id=27531
 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.