Cevnautas,

Estaria a Educação Física no centro desta difusão de conhecimento?  O Prof. Inezil gostava de repetir que na Grécia Antiga era assim. Tudo era no Ginásio. Vamos acompanhar o desafio da promoção de um trabalho grandioso assim? Quem tem mais informação?  Alguém daqui está participando? Laércio

Parceria entre Rio 2016 e MEC vai beneficiar mais de 7 milhões de professores

Decisão amplia o projeto Transforma, que leva esporte para as escolas e promove os valores olímpicos. O acordo prevê uma plataforma on-line com cursos de capacitação para os profissionais
por Portal Brasil
Publicado: 17/07/2015 15h55

Comitê e governo do Rio de Janeiro firmam parceria para serviços nos Jogos Olímpicos.

Em uma parceria com o Ministério da Educação, mais de 7 milhões de professores das redes pública e particular em todo Brasil serão beneficiados com o Transforma, programa de Educação dos Jogos Rio 2016 que já impacta em mais de um milhão de pessoas. Considerado um dos principais legados dos Jogos, o Transforma tem como objetivos ampliar o cardápio esportivo das escolas e promover Valores Olímpicos e Paralímpicos.

Além da entrada de novas escolas, a parceria prevê o lançamento de uma plataforma on-line, prevista para agosto, que vai oferecer cursos e capacitações inéditas para profissionais de educação em três idiomas (português, inglês e espanhol). “A parceria com o MEC é essencial para levarmos os Jogos Rio 2016 para todo o País. Estamos aproveitando o maior evento esportivo do mundo para construir um legado educacional consistente”, comenta Vanderson Berbat, gerente de Educação dos Jogos Rio 2016.

O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas nos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais e Brasília. Em um ano de projeto, diversas escolas já introduziram esportes pouco praticados no Brasil nas aulas de educação física, como hóquei sobre grama, rugby e goalball.

A discussão sobre valores Olímpicos e Paralímpicos também tem ajudado a sanar problemas de indisciplina. É o caso da Escola Municipal Tenente General Napion, localizada no Rio de Janeiro, que depois de participar das capacitações do Transforma, levou esportes como rugby e futebol de 5 para as aulas de educação física e envolveu alunos e professores em uma semana dedicada aos Jogos. “Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos representam mais do que um evento esportivo. As escolas podem aproveitar os símbolos da competição, como a tocha e os aros, para organizar atividades que promovam paz e companheirismo entre os alunos”, explica Vanderson Berbat.

Além do trabalho com as escolas, o programa de Educação também realiza festivais esportivos, que permitem que o público em geral experimente novos esportes, como o rúgbi em cadeira de rodas, hóquei sobre grama, luta olímpica e tiro com arco. “O Festival é um grande circuito esportivo. Atletas profissionais ensinam a pessoas de todas as idades esportes pouco populares no Brasil. Durante os Jogos, no ano que vem, quando os participantes estiverem assistindo aos esportes nas arenas ou pela televisão, vão entender as regras e poder falar que já praticaram”, conta Vanderson.

 Programa leva Jogos para dentro das escolas

Para levar toda a energia dos Jogos para dentro das escolas, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016 desenvolveu o Transforma, programa de educação que promove esportes e valores Olímpicos e Paralímpicos para alunos do Ensino Fundamental e Médio. O programa oferece, gratuitamente, materiais didáticos, cursos de formação, capacitações esportivas, desafios escolares, sugestões de experimentação esportiva e conteúdo para aulas e atividades sobre a História, a simbologia e os valores dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

No Rio, o Transforma já integra o sistema de políticas públicas da cidade. O programa também organiza os Festivais Transforma, eventos abertos ao público que permitem a experimentação em novos esportes e contato com atletas e mascotes. O Transforma iniciou suas atividades em 2014 e já está presente em 2.135 escolas públicas e particulares do Rio de Janeiro, Brasília e Minas Gerais, com, aproximadamente, um milhão de alunos impactados e expansão prevista ainda em 2015.

 Acesse: www.rio2016/educacao

FONTE: http://www.brasil.gov.br/educacao/2015/07/parceria-entre-rio-2016-e-mec-vai-beneficiar-mais-de-7-milhoes-de-professores

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.