Cevnautas,

A Unicamp vai entregar o título de Doutor Honoris Causa ao professor Pierre Parlebas. Amanhã: 14 de outubro de 2015

http://blog.cev.org.br/laercio/2015/pierre-parlebas-doutor-honoris-causa-da-unicamp/

De 27 a 30 ele ministra curso em Coimbra.

Nas duas ocasiões temos o protagonismo de cevnautas:

Na Unicamp, Marco Bortoleto http://cev.org.br/qq/marco-bortoleto . e, em Coimbra, a Coordenadora do LUDUS, Ana Rosa Jaqueira http://cev.org.br/qq/ana-rosa-jaqueira/

VIVA!

Laércio

Lousã recebe teórico que revolucionou o ensino da educação física
por Notícias de Coimbra Outubro 13, 2015

A Freguesia de Lousã e Vilarinho comemora o décimo aniversário dos Jogos da Freguesia com um Encontro Internacional de Jogos Tradicionais, de 27 a 30 de outubro de 2015, que inclui conferências, uma exposição de jogos mundiais e uma mostra de jogos aos vivo pelas crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

Destaca-se a presença de um dos mais reconhecidos teóricos das ciências do desporto, Pierre Parlebas, da Universidade de Sorbonne em Paris, autor da teoria da praxiologia motriz, que revolucionou a forma de encarar cientificamente a Educação Física. Francês de 81 anos de idade, Parlebas foi pioneiro na sua área de estudos, sendo um dos primeiros teóricos mundiais a implementar uma terminologia técnica na pedagogia das atividades físicas e a efetuar uma abordagem sociológica e pedagógica do desporto e das atividades lúdicas desportivas, nomeadamente, os jogos tradicionais. A conferência decorre no Palácio da Lousã, às 19h00 de 28 de outubro.

O encontro começa com a apresentação do livro: “Jogos da Freguesia – 10 anos”, uma edição da Junta de Freguesia com contributos de Mário Maia, responsável técnico do evento, desde a primeira edição em 2006. A obra é uma recolha fotográfica sobre a história dos Jogos da Freguesia, que será apresentada pelo presidente da Junta de Freguesia, António Marçal, às 19h30, no Parque Carlos Reis.

Uma mostra prática de Jogos da Freguesia e de Jogos do Mundo, com contributos dos participantes no Encontro Internacional, realiza-se na manhã de 30 de outubro, no Parque Municipal de Exposições, com a participação dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Lousã.

A reunião da Traditional Sports & Games Association (ITSGA) realiza-se também na Lousã, a 30 de outubro, no auditório da Biblioteca Municipal, onde estarão representantes de diversos países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Irão, Tunísia, Turquemenistão, Tunísia, Tailândia, Etiópia e México.

O Encontro Internacional de Jogos Tradicionais é organizado pela Freguesia de Lousã e Vilarinho em coordenação com o Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira (LUDUS) da Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEFUC) e tem o apoio institucional da Câmara Municipal da Lousã.

FONTE: http://local.pt/portugal/lousa-recebe-teorico-frances-que-revolucionou-o-ensino-da-educacao-fisica/

 

 

 

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.