Cevnautas,

A Clearinghouse do Instituto Australiano de Esportes vem se firmando como um importante centro mundial de informação esportiva. 

Começou agorinha um projeto de portfólios dos sistemas esportivos dos países.

A Alemanha é o primeiro. Vamos bisbelhotecar?

Segue a mensagem / convite do Prof Gavin no grupo de discussão da IASI. Laércio

..........................

De: Gavin Reynolds

responder a: International Association for Sport Information para: IASI@listserv.ausport.gov.au

data:  19 de junho de 2015 03:32 

assunto: Germany - seeking your feedback!   Dear Colleagues,  

We (Clearinghouse for Sport) will progressively release a number of information portfolios on leading national sport systems over the coming months. Our first release covers the highly successful sporting nation, Germany:

  https://secure.ausport.gov.au/clearinghouse/knowledge_base/organised_sport/sport_systems_structures_and_pathways/international_systems/germany  

Please review and feel free to provide me with any feedback concerning the currency and accuracy of the information provided.

All contributions are greatly appreciated.  

Best regards, Gav

_____________________________________________________________  

Gavin Reynolds Director 

National Sport Information Centre/Clearinghouse for Sport

Sport Research and Information

Participation and Sustainable Sports

Australian Sports Commission Tel:   +61 2 6214 1679  Fax:  +61 2 6214 1681 Mob: 0427 391 279

Gavin.Reynolds@ausport.gov.au ausport.gov.au

 

 

Comentários

Por João Omar Gambinï
em 19 de Junho de 2015 às 22:12.

Excelente esse trabalho desenvolvido na Austrália e com informações muito interessantes, no caso do sistema desportivo alemão. O mais curioso e que coloco para debate do grupo, é lá, na Alemanhã, o mote é a "desportivação da sociedade" e todo o sistema é baseado em clubes, mesmo que voluntários. Ao menos em um dos documentos isso ficou muito nítido e também que nesse sistema a escola não está incluída. Ela tem seu papel na sociedade, mas não é "um banco de talentos" ou "base do esporte". Claro que posso ter entendido errado, mas vale um boa discussão se compararmos o desenvolvimento olímpico da Alemanha e o nosso, por exemplo, que foi baseado muito tempo no esporte escolar e nos clubes. Parabéns ao CEV por esse compartilhamento. Fica a ideia para um bate-papo legal.

Por Tárik Vaz Nina
em 21 de Junho de 2015 às 16:44.

Trabalho interessantíssimo. No Brasil já vi trabalhos similares, mas que enfatizaram a detecção de talentos (Raimundo Luiz Ferreira e Ramiro Rolim- http://cev.org.br/biblioteca/estudo-comparativo-dos-programas-nacionais-apoio-para-promocao-talentos-desportivos-atletismo-paises-ibero-americanos/), listaram as organizações de gestão esportiva e como a escola contribui ou não para a formação, como o João Gambini ressaltou. 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.