Cevnautas,
Matéria no Jornal O Globo de hoje. Não se trata só de Educação Física. Laercio
RIO — Cooperação, aprendizado em conjunto, criação, Humanidade, alegria de viver. Palavras e expressões como estas apareceram ao longo da palestra do educador português António Nóvoa, professor e reitor honorário da Universidade de Lisboa, como direções para os novos rumos da educação. Em sua conferência no Educação 360, o sociólogo também disse que a escola deve oferecer uma visão ampla de mundo, o que não se consegue reduzindo a importância de artes, filosofia, sociologia e educação física no currículo.
Na quinta-feira, o Ministério da Educação (MEC) divulgou uma Medida Provisória que reforma o ensino médio. Entre outras propostas, como a flexibilização do currículo da etapa, favorecendo o aprofundamento do estudante em áreas de conhecimento, o que foi elogiado por especialistas, o texto deixa aberta uma brecha para que as disciplinas citadas pelo educador percam a obrigatoriedade na grade curricular.
Nóvoa criticou propostas de currículos “cortados em fatias”. Ele defende que é necessário que a grade de conteúdos tenha capacidade de interligar o mundo em torno de grandes temas e grandes problemas:
— Precisamos de um currículo que abranja toda a Humanidade. No momento em que diminuímos as filosofias, as artes, a sociologia ou a educação física perdemos uma parte da humanidade e não conseguiremos educar visando a uma inteligência que nos permita interligar o todo e não currículos espacializados.
O educador frisou a necessidade de a escola formar uma comunidade, na qual o professor é uma figura chave para estimular o aluno a desenvolver uma visão sobre a “condição humana” e a “identidade terrena”.
— Só uma escola com caminhos, cooperação, comunicação e criação é capaz de resolver a seguinte provocação: é preciso substituir o aborrecimento do viver, de jogar, pela alegria de trabalhar, de pensar. O professor tem que ensinar duas grandes coisas: a condição humana, tudo o que nos faz estar em paz com o outro, e a identidade terrena. Precisamos de um currículo de inteligência do mundo.
Nóvoa ainda defende que é preciso ter liberdade para os professores nas escolas. Segundo ele, argumenta-se que as escolas brasileiras não estão preparadas e que professores são malformados. Mas isto, disse o sociólogo, não é justificativa válida.
— Então que se formem melhor os professores e se reforcem as escolas — afirmou.
O educador criticou “projetos que se proliferam no ano de 2016 e que tentam fechar as crianças” em seus meios sociais, como família, religião, cultura ou comunidade. De acordo com Nóvoa, o enraizamento é importante, mas é preciso apresentar o mundo para uma educação libertadora:
— É claro que a comunidade, a família e a religião têm direito e obrigação de educar. Mas a educação escolar é de um outro tipo. A escola não é apenas um serviço, é uma instituição. É aquilo que nos institui como seres humanos e na vida em democracia.
António Nóvoa defendeu ainda que os professores devem assumir a formação uns dos outros, em trocas de conhecimento. Segundo ele, os rumos das políticas públicas de educação não podem ficar apenas nas mãos de políticos.
— Nós temos que decidir sobre a educação, não apenas os políticos. A educação existe num espaço público de liberdade, onde educadores e pais são envolvidos, não como clientes do serviço, mas como cidadãos com direito a falar sobre a instituição — afirmou Nóvoa, para mais uma vez defender o trabalho em conjunto. — Não há atividade mais forte na pedagogia do que a cooperação. Devemos formar mutuamente uns aos outros. Já sabemos que os alunos aprendem mais entre si, o que não diminui em nada o nosso trabalho e a nossa responsabilidade, mas faz com que nos organizemos de uma maneira diferente.
O esforço, segundo o educador português, é parte fundamental do processo de aprendizado. Para Nóvoa, “a aprendizagem só acontece quando nos descobrimos e nos recriamos juntos”. Ele também afirmou que a ausência de esforço nos tira uma parte da humanidade, “daquilo que nos permite ver”.
— Este é um trabalho de autoconhecimento, mas também de interconhecimento. O meu maior pesadelo é a indiferença. Ele estava adormecido há alguns anos, mas renasceu muito forte para a preparação dessa palestra. Eu me lembro de uma citação brutal: “A Primeira Guerra Mundial não aconteceu porque, sobretudo, havia o mal e criminosos. Aconteceu como uma consequência da indiferença de quase todos nós”. Na escola, não podemos cultivar a indiferença ou um conhecimento que não tenha humanidade. Nada substitui o bom professor — encerrou António Nóvoa.
Fonte com foto e links: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/precisamos-de-um-curriculo-de-inteligencia-do-mundo-diz-novoa-20175399
Comentários
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 26 de Setembro de 2016 às 08:53.
Laércio e demais colegas,
A propósito da magnífica notícia, construímos um decálogo buscando maior interação com o professorado brasileiro. Não sem dizer também que estamos levando nossas propostas de um currículo inteligente – e consistente – ao mundo. Inclusive a Portugal.
Precisamos de Um Currículo de Inteligência do Mundo
- por António Nóvoa
O enraizamento é importante, mas é preciso apresentar o mundo para uma educação libertadora.
Palavras-chave: Cooperação - Aprendizado Compartilhado - Criação, Humanidade - Alegria de Viver
Destaques:
- Oferecer uma visão ampla de mundo; a grade de conteúdos interligue o mundo, um currículo que abranja a humanidade e não especializado.
- Comunidades em que o professor é figura chave para estimular o aluno a desenvolver uma visão sobre a condição humana e a identidade terrena.
- Substituir o aborrecimento do viver, de jogar, pela alegria de trabalhar, de pensar.
- Construir caminhos de cooperação, comunicação, criação.
- Cabe ensinar: a condição humana, tudo o que nos faz estar em paz com o outro, e a identidade terrena.
- Escolas brasileiras despreparadas e professores malformados? Que se formem então melhor os professores e se reforcem as escolas.
- A escola não é apenas um serviço, é uma instituição. É aquilo que nos institui como seres humanos e na vida em democracia.
- Professores devem compartilhar conhecimentos; aprendizagem só acontece quando nos descobrimos e nos recriamos juntos.
- Este é um trabalho de autoconhecimento, mas também de interconhecimento.
- Nada substitui o BOM PROFESSOR. O mal maior é a indiferença.
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Leia mais: http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/educacao-360/precisamos-de-um-curriculo-de-inteligencia-do-mundo-diz-novoa-20175399/
Vejam a seguir resumo de nosso contributo à causa...
Desenvolvendo Habilidades Especiais
Educar para a Vida Estudos sugerem impactos acentuados das atividades físicas na aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades especiais aplicáveis à vida dos indivíduos. Destaque para a teoria mielínica da novel ciência neural –– uma revolução no ensino, aproximando e integrando disciplinas e práticas esportivas.Educar uma criança para a vida pressupõe a necessária formação profissional do professor desde os estágios iniciais da carreira. Como premissa, preconizamos intervenções desportivas que assegurem despertar e manter o interesse das crianças, traduzidas em um Aprender Brincando e Jogando.
A partir de cursos práticos iniciados em 1974, formulamos as premissas de um Centro de Referência em Iniciação Esportiva, um contributo perene ao professorado em escolas. Nova metodologia e singular praxia são destaques entre temas alinhados em alentado Manual de Engenharia Pedagógica a ser oferecido (e-book, em construção).
TODOS são convidados a participar. Afinal, somos vencedores e talentosos!
- O segredo é praticar de forma CORRETA!
- Surge então a pergunta que ainda não foi respondida: COMO FAZER?
Boas leituras!
Roberto A. Pimentel
Niterói (RJ), setembro/2016
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Visite: www.procrie.com.br/Muito Mais do que Aprender um Simples Jogo/
Manual de Engenharia Pedagógica
T E M Á T I C A
PARTE I Antecedentes e Diagnósticos
Estudo e Pesquisa
Por que é Revolucionário? idade
Como Melhorar a Educaçã
PARTE II Desenvolvimento e Matur o?
O Futuro da Educação
Proposta Curricular séc. XXI
PARTE III Formação Profissional Continuada
Educação Física e Esporte
Prática de Ensino, Base para Boa Formação
PARTE IV Prototipagem: Centro de Estudos
Design Thinking Potencializando Inovações
Trabalhos em GRUPO, Avaliações Mútuas
Blog Procrie: EaD, Vídeo-aulas, e-books
PARTE V Didática, Praxia (em construção)
Residência Pedagógica
Estágio Supervisionado, Praxia
Nota bibliográfica: A obra resulta de experiências e métodos criativos produzidos pelo Autor (autodidata, 1974) e identificado na contribuição de variados precursores. Entre eles... 1) Freire, Paulo – Pedagogia da Autonomia, práticas pedagógicas; 2) Le Boulch, J. – Psicocinética – vários; 3) Kamii, Constance e De Vries, Rheta – Implicações da Teoria de Piaget; 4) Coyle, Daniel – O código do talento, treinamento profundo, a teoria mielínica; 5) Brown, Tim – Design thinking, metodologia para o fim de velhas ideias; 6) Vigotski, L. S. – Psicologia Pedadógica; 7) Wood, David – Como as crianças pensam e aprendem; 8) Freinet, Celestin – Proposta pedagógica; 9) Montessori, Maria – Método montessori; 10) Piaget, Jean – Educação: uma nova teoria.
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Divulgação...
Niterói (RJ), 5 de setembro de 2016
À
Presidência do Comitê Olímpico Brasileiro
Carlos Arthur Nuzman
VOCÊ fez a História... Foi além, resgatou o orgulho de sermos brasileiros!
Nova oportunidade de o Brasil desenvolver a Educação com base no Esporte. Fundações e Instituições brasileiras aguardam o aval do COB.
Enviarei à comunidade internacional: COI, Vaticano (espanhol), FIVB, universidades de Harvard e Stanford (inglês).
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ESPORTE a SERVIÇO da HUMANIDADE
O Papa Francisco lançará em outubro – 5 a 7 – uma ação mundial a serviço da Educação. Convidados o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, e o presidente do COI, Thomas Bach.
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COB & COI, kickoff para uma nova parceria mundial?
PEÇO SEU APOIO na execução do Programa:
Talvez sob a tutela da Academia Olímpica Brasileira.
Acrescido de remessa ao COI, um contributo ao programa papal.
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ANEXO:
Sinopse expositiva do Manual de Engenharia Pedagógica para gestores, professores, treinadores. Se aprovado, remeterei ao COI (versão inglesa).
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Enquanto isto, no Peru... Uma rede de escolas planejada por empresa de design
Na Innova Schools, no Peru, desde a formação de professores até infraestrutura foram definidos pela norte-americana Ideo.
Leia mais: http://porvir.org/uma-rede-de-escolas-planejada-por-empresa-de-design/
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Setembro de 2016 às 08:32.
Peço desculpas pela minha incapacidade no manuseio desse programa/sistema (?), que me obriga a esforços muitas vezes inalcansáveis. Mas como apregoa antigo provêrbio alemão, "A cada erro tornamo-nos mais inteligentes".
Sendo assim, e em respeito aos possíveis leitores, reproduzo a parte inicial (I e II)da "temática"), corrigindo assim meus erros.
T E M Á T I C A
PARTE I Antecedentes e Diagnósticos
Estudo e Pesquisa
Por que é Revolucionário?
PARTE II Desenvolvimento e Maturidade
Como Melhorar a Educação?
O Futuro da Educação
Proposta Curricular séc. XXI
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 27 de Setembro de 2016 às 09:38.
Sobre as discussões que estão na pauta, e a propósito dos ensinamentos de António Nóvoa em seu livro Formação de professores e profissão docente...
"Em 1971, um dos mais importantes protagonistas da Educação em Portugal – Fraústo da Silva – não deixou de marcar territórios a respeito da discussão que ora se produz no Brasil. Parafraseando von Calusewitz:
- Não pertenço realmente ao grupo daqueles que acham que os problemas da educação são demasiado importantes para serem deixados aos professores; espero, no entanto, que entre a audiência não estejam também muitos partidários da ideia de que os problemas educacionais são demasiado importantes para serem deixados aos técnicos de planejamento...”
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