Cevnautas, as aulas de Educação Física para grupos especiais carece de tecnologia mais apurada da nossa área. Geralmente usamos os mesmos exercícios e atividades para tudo. Geralmente vivemos no século 19 - alavancas, mecânica: exercícios balanceados e lançados; ou no começo da época do motor a vapor: isométricos, isotônicos... - para a classificação dos exercícios em EF. Ainda estamos há anos-luz da classificação de exercícios da biodança - identidade, transcendência, sexualidade ... - Vamos conversar sobre isso? laercio
Presídio de Paraíso implanta atividade física para detentas
01/09/2011 - 11h37
A Unidade Prisional de São Sebastião do Paraíso está desenvolvendo um projeto que oferece atividade física para as detentas. O projeto denominado de “Corpo Saudável, Mente Saudável” foi desenvolvido pelo diretor administrativo e interinamente diretor de atendimento e ressocialização do estabelecimento prisional, Leandro Cândido de Freitas, com o intuito de prevenir doenças e assegurar a saúde das internas.
A aula inaugural aconteceu no último dia 19. O projeto proporciona atividades físicas semanalmente, às sextas-feiras, para as 25 detentas sob a supervisão de um profissional graduado em Educação Física, que voluntariamente vem desenvolvendo suas dinâmicas. “A aula inaugural foi ministrada com grande êxito pelo professor Ricardinho, que foi muito bem recebido pela coletividade”, destacou o diretor administrativo.
Freitas explica que o projeto envolve aulas diversas, com exercícios físicos que acontecem no pátio da Unidade Prisional. O objetivo é descontrair as internas e tirá-las do ócio. “A iniciativa abrange aspectos positivos focados na ressocialização, como o bem estar físico e mental e a amenização do ambiente prisional, resultando na diminuição do stress e ansiedade, consecutivamente gerando a uma melhor sociabilidade”, frisa.
FONTE: http://bit.ly/efdetentas
Comentários
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Ana Luiza Rocha Lisboa
em 8 de Novembro de 2011 às 23:48.
O esporte e a atividade física são vistos formas de criar uma pessoa saudável nos aspectos físicos e psicológicos, através da educação de valores considerados positivos pela sociedade. A ONU e os Direitos Humanos têm a visão de que além de vigiar e punir as penitenciárias devem reintegrar os presos a sociedade. A Educação Física poderia ser uma ferramenta para a incorporação de valores aceitos pela sociedade e facilitar o retorno para a liberdade. Sob a perspectiva pedagógica a EF possibilita organizar/centralizar o corpo, contribuir para o movimentar-se/relacionar-se humano na e para a educação do homem e desse modo o aluno absorve valores que tenha modos mais adequados ao se deparar com situações do cotidiano, ser capaz de autoorganizar, interferir no seu meio e de ser ético (PASTRE, 2001). Dessa forma, não adianta olhar apenas para a prática esportiva e a atividade física como uma forma de recuperar os presos, , porém pode ser um “ponta pé inicial”, pois diferente do trabalho e das aulas teóricas na escola, a aula de EF é prazerosa e assim facilitaria a educação de valores para os presos que freqüentariam as aulas mesmo que a sua participação não correspondam a redução da pena, pois eles fazem a prática esportiva e atividade física atualmente por motivação própria.
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Renato Davoli
em 10 de Novembro de 2011 às 01:50.
Ótima iniciativa, creio que o ideal seria um programa que não tratasse somente de uma alternativa simplesmente para "ocupar o tempo", gastar energia" ou "acalmar" os presos. Mas sim de uma proposta pedagógica que auxilie e ofereça ao detento uma possibilidade de humanização e sensibilização, buscando desencadear iniciativas de reflexão sobre a sua realidade, tanto na prisão quanto na sociedade como um todo, e ponderar sobre sua (re)inserção na sociedade.
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Ronan Junio Fonseca
em 5 de Junho de 2012 às 16:44.
Muito boa iniciativa para com os detentos pois, não se trata de conceber um programa para simplesmente "ocupar o tempo", "desviar energia" ou "acalmar" o preso, contribuindo para que ele supostamente não se revolte contra o sistema. Na Casa de Detenção de São Paulo (o Presídio do Carandiru) é na parte da manhã que ocorriam a maior parte das atividades de lazer. O mesmo modelo parece ser seguido na Penitenciária Central do Paraná lazer pela manhã e trabalho pela tarde. Na prática o futebol é o lazer mais comum entre os presos, assim uma atividade física orientada pelo graduado em Educação Física com exercícios físicos regulamentes feitos possa afim vir melhorar a condição de vida dos detentos.
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