Pessoal, inexplicavelmente a criação dos Conselhos esvaziou as APEFs. Como todos sabem, a Associação profissional é o contraponto natural - e parceira eventual - das outras instituições de cunho profissional, como conselhos, sindicatos e sociedades científicas. Vamos ressuscitar as APEFs?
Professores de Educação Física criam associação em Nova Iguaçu
Publicado em 29/4/2010, 4:30 pm
A defesa dos direitos da categoria e a melhoria da qualidade dos serviços motivaram a criação da APEF
Trezentos professores e estudantes de Educação Física de Nova Iguaçu realizaram uma assembléia na Vila Olímpica de Nova Iguaçu em abril e fundaram sua associação. Eles argumentam que a região tem duas universidades que formam futuros profissionais da área e diversas instituições onde os professores e estudantes atuam, como escolas, empresas, academias e projetos sociais de Ongs e a categoria necessitava de uma instituição que os representasse em Nova Iguaçu.
“Nosso objetivo é lutar contra o exercício ilegal da profissão, consolidar os princípios da ética profissional, e oferecer atividades físicas e esportivas de qualidade para a população”, explicou o presidente da Associação de Profissionais e Estudantes de Educação Física de Nova Iguaçu (APEF – Nova Iguaçu), Flávio Ruggiero.
Atualmente a maioria dos integrantes da APEF participa do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, realizado na cidade através de convênio com a prefeitura de Nova Iguaçu. No entanto, enfatizam os diretores, o objetivo é defender os interesses da categoria como um todo.
“ Nossa finalidade é representar em nossa cidade os Profissionais e Estudantes de Educação Física. O momento é de união e fortalecimento da categoria na cidade. O programa Segundo tempo gera atualmente 450 empregos diretos em Nova Iguaçu. Seria muito interessante para classe e para as crianças das escolas municipais atendidas por ele, que o convenio fosso renovado. Existem pendências para negociar, mas somos técnicos profissionais e a nossa meta é somar, não dividir”, salientou Ruggiero.
Entre os compromissos assumidos pela associação estão fomentar a formação continuada dos profissionais de educação física, reforçando suas habilidades e competências para o seu exercício profissional; proporcionar aos acadêmicos de educação física oportunidades de inclusão em programas de estágio supervisionado em empresas de Nova Iguaçu e promover o diálogo entre entidades públicas e privadas e os profissionais.
Uma das bases do trabalho da instituição é a afirmação do presidente do Conselho Federal de Educação Física (Confef), Prof. Jorge Steinhilber, que durante o IV Seminário de Legislação Desportiva, enfatizou que é importante que os profissionais entendam as questões debatidas e apresentadas, para que possam revindicar os seus direitos e conhecer seus deveres.
Os diretores da Apef acreditam que as orientações juridicas também são importantes instrumentos para construção da cidadania. Durante a reunião de fundação da instituição, uma advogada trabalhista fez uma palestra sobre os aspectos relevantes das relações de trabalho e orientações gerais sobre a temática apresentada.
Na lista de objetivos da recém-criada associação estão: unir e valorizar quem se empenha em construir uma nova história da Educação Física em Nova Iguaçu, assessorar empresas, clubes einstituições que executem trabalhos no âmbito do esporte e fitness e consolidar de todas as maneiras os princípios que fortalecem a profissão.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.