Cevnautas, muitos de nós já tentamos programas de saúde através da atividade física em nossos locais de trabalho, escolas, repartições, ministérios. Sempre a partir de uma dúvida singela: será que quem não acredita na importância da atividade física a ponto de não praticar pode legislar ou administrar a favor?

Mato Grosso deu um bom exemplo. Vamos acompanhar e replicar? Quem tem mais exemplos? Laércio

Programa Saúde no Parlamento é aprovado       
A medida, de autoria do primeiro-secretário da Casa de Leis, Mauro Savi (PR) visa promover ações efetivas para a prevenção da saúde e qualidade de vida dos servidores
Sexta-Feira, 12 de Setembro de 2014, às 09:20  
   
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Mauro Savi (PR), é autor da Resolução 3.945/14 que cria o Programa Saúde no Parlamento. O objetivo é promover saúde e qualidade de vida no trabalho; combater o estresse; promover a conscientização dos benefícios da atividade física e com isso, combater uma das principais mazelas que mais atinge o ser humano.

Savi acredita que através dessa ação será possível combater o sedentarismo, que é a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como por exemplo: a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, infarto do miocárdio e até o aumento do colesterol.

O programa teve como base uma pesquisa feita em 2012, no âmbito da Assembleia Legislativa, durante a 2ª Semana da Saúde, em que constatou que 71% dos 300 funcionários avaliados clinicamente estavam com sobrepeso e alguns bem próximos do sedentarismo. Nessa mesma pesquisa, verificaram-se hábitos ruins de alimentação e também a falta de atividade física.

Savi explica que foram os dados dessa pesquisa que chamaram a sua atenção e, por esse motivo decidiu propor que a Assembleia disponibilizasse um espaço em sua dependência, para a instalação de uma academia de ginástica a fim de atender as necessidades dos servidores.

A resolução observa que, os exercícios devem ser acompanhados por profissionais  especializados, de preferência graduados em Educação  Física. A medida ainda permite que a Assembleia firme parcerias com hospitais e universidades/faculdades. Quanto as despesas, essas correrão por conta de dotações próprias, suplementadas se necessário.

“Ao propormos o Programa Saúde no Parlamento pretendemos atingir e intervir na conquista da saúde dos servidores da Assembleia Legislativa, combatendo o sedentarismo tendo com um dos meios a atividade física, o esporte, a prevenção do risco cardiovascular, a qualidade de vida, a produtividade e outros tantos benefícios, sejam eles físicos, psíquicos ou emocionais ”, observou Savi.

PESQUISA – Vale ressaltar, que o sedentarismo está entre os dez principais fatores de risco que ameaçam a saúde. É o que aponta uma pesquisa sobre a carga global de doenças, realizada em 2010. Existe também um estudo a respeito do assunto, feito na Austrália e publicado em 2012, que constatou que o sedentarismo não só provoca doenças, como encurta a vida.

Essa mesma pesquisa avaliou mais de 20 mil pessoas acima de 45 anos de idade e descobriu que as mais sedentárias tinham duas vezes maiores chances de morrer em um período de três anos do que os sedentários que se exercitavam mais.

FONTE: http://www.cenariomt.com.br/noticia/387669/programa-saude-no-parlamento-e-aprovado.html

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.