Cevnautas, este é um momento importante. Temos que acompanhar. Laercio

SEXTA, 06/06/2014, 17:15
Projeto que prevê obrigatoriedade de professores especialistas em Educação Física está pronto para votação no Senado

O texto, no entanto, sofre pressão de entidades ligadas aos municípios que questionam custos com a implementação da medida.

Um projeto que torna obrigatória a contratação de professores especialistas em educação física para dar aulas a alunos do ensino básico está pronto para ser votado no plenário do Senado. Essa semana a proposta recebeu parecer favorável na Comissão de Educação da Casa. Os profissionais da área pressionam pela tramitação. Eles questionam a falta de exigência da contratação dos especialistas na Lei de Diretrizes Básicas da Educação. Mas, por outro lado, o projeto sofre pressões de prefeitos e representantes de municípios, que temem o aumento no custo com a obrigatoriedade da contratação.

A educação física é uma disciplina curricular obrigatória, mas nas primeiras seis séries e em creches é ministrada pelo professor regente. De acordo com o presidente do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber, o modo como as aulas são dadas hoje não atende as necessidades mínimas para um aprendizado e desenvolvimento das atividades de coordenação motora.

Segundo ele, atualmente são feitas apenas atividades recreativas e a falta da disciplina ministrada por um profissional licenciado prejudica, inclusive, o desenvolvimento para escrita e leitura dos alunos.

– Em detrimento de uma boa qualidade da educação, se pensa no lado econômico. Prefeitos não querem gastar dinheiro com educação, mas gastam com outras coisas. Não é uma questão do professor, nós defendemos a criança e um país desenvolvido pela educação – afirma Jorge Steinhilber.

Em nota A União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação questiona o projeto e afirma que o texto fere artigos da Lei de Diretrizes e Bases da educação, que não prevê profissionais específicos nos cinco primeiros anos do ensino fundamental.

Em 2010, uma resolução do Conselho Nacional de Educação reforçou a possibilidade de as aulas serem ministradas por professores regentes a alunos de primeira a quinta séries. O projeto começou a tramitar na Câmara dos Deputados em 2010 e após aprovação seguiu para o Senado.

Na terça-feira, representantes de conselhos regionais de Educação Física de todo o país tentaram pressionar para o projeto entrar em discussão no plenário, mas até o momento o impasse continua.

A previsão é que na próxima semana o assunto entre na fila para aprovações na casa. Se aprovado, existe um prazo de cinco anos para que os professores comecem a atuar efetivamente nas séries iniciais.

FONTE com foto e áudio: http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/politica/2014/06/06/PROJETO-QUE-PREVE-OBRIGATORIEDADE-DE-PROFESSORES-ESPECIALISTAS-EM-EDUCACAO-FISICA-EST.htm

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.