Cevnautas,
Ao postar a nota sobre Divulgação Ciêntifica e Esportes na Comunidade Mídia deu a mó nostalgia da falecida lista de discussão Divulgação Científica em Esportes. Quem me ajuda na reencarnação da lista como comunidade? (preciso parar de assistir Joia Rara :-( Laércio
.. um novo debate na Comunidade Mídia e Esportes
Para responder, entre em
http://cev.org.br/comunidade/midia/debate/divulgacao-cientifica-esportes-o-novo-portal-noticias-fiocruz/
Divulgação Científica em Esportes e o Novo Portal de Notícias da Fiocruz
Cevnautas da Mídia,
Como todos sabemos, as listas de discussão (hoje comunidades) do CEV começaram no Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo, que foi o primeiro curso do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp.
Bom ler a entrevista do Prof Carlos Vogt, criador do LABJOR, que pode explicar o engajamento do CEV nos objetivos do LABJOR com relação a divulgação científica.
http://www.labjor.unicamp.br/
O Curso de Especialização em Jornalismo Esportivo, de 1996, com grandes jornalistas mais os professores da FEF-Unicamp, está qui:
http://cev.org.br/eventos/especializacao-em-jornalismo-esportivo
Ainda em busca da Divulgação Científica tivemos, durante o II CONBIDE, o Curso de Divulgação Científica das cevnautas Andréa http://cev.org.br/qq/andrea/ e Fernanda Ramirez http://cev.org.br/qq/Fernanda-Ramirez/
A Andréa é a atual Adm. da Comunidade Genética
http://cev.org.br/comunidade/genetica
e a Fernanda foi a administradora da Lista de Discussão Divulgação Científica,
http://web.archive.org/web/20090621191706/http://cev.org.br/listas/divulgacao-cientifica
que foi incorporada à esta Comunidade Mídia e Esportes em maio de 2008.
Tudo isso pra dizer que continuamos na busca por consolidar o tema Divulgação Científica no CEV. Vamos puxar o assunto aqui? Alguma dica? Podemos começar bisbilhotecando o novo portal da FIOCRUZ:
Fiocruz lança novo site de notícias 19/09/2013
Agência FAPESP – A Agência Fiocruz de Notícias, um dos veículos de comunicação da Fundação Oswaldo Cruz, lançou um site novo de notícias.
Com mais espaço para a interatividade e mais dinâmico, o espaço busca se consolidar como um ambiente adequado aos que buscam informações de credibilidade sobre os estudos e serviços realizados na instituição.
A reformulação permite o compartilhamento de todas as matérias do site nas principais redes sociais, oferece o recurso de assinatura de feed de notícias (RSS) e disponibiliza videorreportagens e podcast.
Na seção Opinião semanalmente serão publicados artigos de pesquisadores da Fiocruz sobre temas referentes à área de saúde pública e de interesse da população brasileira. A seção Especiais terá novos conteúdos todos os meses.
Para o lançamento, foram escolhidas duas temáticas: doenças negligenciadas, que inclui matérias sobre as enfermidades mais procuradas na busca do site (dengue, doença de Chagas, malária e tuberculose), e drogas e saúde pública, que aborda o trabalho feito pela instituição na área em questão.
As principais notícias sobre os trabalhos e pesquisas desenvolvidos na Fiocruz, divulgadas nos diferentes meios de comunicação do Brasil, estarão presentes toda semana na nova seção Destaque na imprensa. Às terças e quintas, novos conteúdos em formato audiovisual estarão disponíveis em versão on-line ou para download nas seções Vídeos e Podcast.
Todo o acervo da Revista de Manguinhos também está disponível no novo site. Em cada edição, o usuário pode optar por baixar a versão integral ou apenas as matérias de seu interesse.
Mais informações: http://www.agencia.fiocruz.br/
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.