Pessoal, o cevnauta pioneiro (que mandou a primeira mensagem pra lista efesport-L, de agosto de 1996), e administração da cevhistória desde então, é o entrevistado do Estúdio Ciencia Hoje. No fim do texto tem entrada para ouvir a entrevista. Laercio

Radiografia olímpica

No Estúdio CH desta semana, o historiador Victor Andrade de Melo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre a origem dos Jogos Olímpicos da era moderna, cuja 30ª edição terminou no último domingo. Ele também comenta a politização e a crescente comercialização do evento.

Em entrevista a Fred Furtado, Melo conta que os Jogos Olímpicos da era moderna começaram quando o educador francês Pierre de Coubertin (1863-1937) chegou à conclusão de que estimular o movimento desportista seria uma maneira de melhorar o preparo físico dos franceses – que tinha sido, inclusive, um dos fatores do desempenho negativo da França na guerra franco-prussiana (1870-1871).

Coubertin reuniu então lideranças políticas, médicas e pedagógicas com a ideia de recriar os jogos da Grécia antiga. Mas esse elo com a versão passada dos jogos, ressalta o pesquisador, era apenas uma estratégia para legitimar o evento. “O que temos hoje é bastante diferente do que ocorria na Antiguidade grega”, afirma.

Melo, que coordena o Laboratório de História do Esporte e do Lazer da UFRJ, diz que a política faz parte da Olimpíada desde que esta nasceu, apesar da resistência do Comitê Olímpico Internacional em admitir esse aspecto. O evento se tornou plataforma para as mais diversas causas políticas, seja dos organizadores, dos atletas ou de grupos externos aos jogos.

O historiador observa que o fenômeno esportivo está no topo da sociedade de entretenimento e ao redor dele giram quantias imensas, articuladas por um discurso moral sobre as benesses do esporte para as pessoas. Na prática, no entanto, observam-se condutas contrárias a essa mensagem: uso de drogas, excesso de violência e negociatas.

Melo fala ainda de suas expectativas para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro.

http://cienciahoje.uol.com.br/podcasts/Radiografia%20olimpica.mp3

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.