Para aqueles que praticam Ioga, entendemos isso como uma prática muito pessoal. Um seguimento que une a mente com o corpo e espírito, seus benefícios são numerosos e incluem uma maior consciência, vitalidade renovada e aumento de níveis de foco.

 Ioga EUA está desenvolvendo programas educacionais, normas e regulamentos, de modo que as habilidades necessárias competitivos pode ser compreendido e dominado por concorrentes, treinadores, juízes, administradores e operadores de estúdio de Ioga. Concorrentes bem sucedidos para realização deveram de conseguir o domínio de força física, resistência, equilíbrio, flexibilidade respiração e concentração. Estas competições são abertas a concorrentes de qualquer escola de Ioga ou estilo.

Seus benefícios: corrige a postura, traz equilíbrio interior, fortalece a concentração e o organismo como um todo.

 

 

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://www.mindbodygreen.com/0-5763/Yoga-as-an-Olympic-Sport.html

 

http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/5/artigo3105-1.asp

Comentários

Por Edison Yamazaki
em 22 de Outubro de 2012 às 01:06.

Roman,

Nada contra a Ioga, mas Esporte Olímpico é outra coisa. De uma maneira geral, esporte nas olimpíadas é pura competição, que a Ioga pode ajudar na preparação, principalmente mental, ajudando a diminuir a ansiedade.

Agora, como competir? E as regras? E os árbitros.

Mais importante... é necessário Ioga nas Olimpíadas?

Abraços,

Por Luiz Roberto Nuñes Padilla
em 22 de Outubro de 2012 às 12:45.

 Ilustre Colega:
 
  Oportuníssimo o questionamento sobre IOGA nos Jogos Olímpicos: O Ioga é uma modalidade de aperfeiçoamento do controle da mente sobre o corpo e a respiração, e um sistema de saúde, e que se insere no contexto das artes marciais as quais, sem exceção, usam (em variados graus) de técnicas de ioga no desenvolvimento da habilidade do artista marcial. Ora, conforme registra a versão atualizada há dois anos de http://www.padilla.adv.br/desportivo/artesmarciais/:

No início do Século XX, o desporto de alto rendimento se tornou o maior evento social. O esporte espetáculo polarizou-se entre o “amadorismo profissionalizado” do Olimpismo, e o “profissionalismo amadorístico” dos jogos com bola, como o Futebol.

     Os desportos de luta são os que mais crescem no mundo...      O desporto dito profissional, é amadorizado em duas de suas 4 colunas de sustentação:    Os dirigentes das entidades e os auditores dos TJD/CD não recebem pagamento pelos trabalhos que realizam e sem os quais nada, absolutamente nada poderia acontcer em termos de esporte (síntese do porque em: http://www.padilla.adv.br/desportivo/conceito/).    Já no desporto dito amador, ele é profissionalizado em duas de suas 4 colunas de sustentação... Logo, essa definição de amador ou profissional não é do desporto, e sim do atleta, e, ademais, precária (cf: http://www.padilla.adv.br/desportivo/lei.pdf) e tendencioada (cf: http://www.padilla.adv.br/desportivo/torcedor.pdf).      Esses paradoxos enfatizam a falta de profundidade com que o tema (Direito Desportivo) vem sendo tratado desde 1993.      Assim, o pleito da Ioga, que integra o treinamento das artes marciais, reforça o do Karate e Wushu de ingressarem nos jogos de 2012.    Na página http://www.edmontonsun.com/2012/05/30/sports-that-should-be-in-the-olympics    Aparecem os esportes que concorrem. Veja quais são e, especialmente, VOTE no KARATE e WUSHU!      Vote, e retransmita aos seus contatos, pedindo para também votarem!      Com relação ao Karate, no qual muitas escolas integram PowerIoga, aliás, há um pleito de ingressar nos Jogos de 2012:   Uma pesquisa pretende dar oportunidade a população de se expressar quanto ao incluir o Karate nos Jogos Olímpicos de 2016.

O Karate é arte marcial mais praticada em nivel de competição, e se presta a competições de grande beleza plástica. No Brasil, contamos com excelentes atletas, que podem vir a somar importantes medalhas e dar grande 
visibilidade ao esporte. Soma-se a isso a inclusão de muitos atletas praticantes do esporte que sonham em participar de uma Olimpíada realizada em seu país.

Para que isso possa ocorrer, precisamos de 1.000.000 (um milhão) de assinaturas por meio de abaixo-assinado e entregá-las em mãos ao Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, isso esta semana. Estamos atrasados e precisamos correr!

Clique no link abaixo, preencha o formulário e ajude a divulgar esta pesquisa para todos os seus contatos!
https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dFdRQVJQRi1MVDN6YUs3N2RWY3EwRXc6MQ
     Atenciosamente,
   Professor PADILLA
   Luiz Roberto Nuñes Padilla 
      Presidente do SINDIPLAM, Sindicato dos Profissionais em Lutas, Artes Marciais e Instrutores de Defesa Pessoal, para aglutinar as artes marciais e lutas e fortalecer a difusão sua metafilosofia, uma das melhores vacinas para defender a educação da acultura da superficialidade e corrupção.
   Fique atento às novidades: Siga no twitter, curta no facebook, e adicione no google+:
http://www.facebook.com/Sindiplamrs/

   

Por Lorena Mariana Cesário
em 22 de Outubro de 2012 às 19:42.

Acho interessante e invadora essa idéia de implantar a ioga como um esporte olímpico apesar do preconceito de leigos. O que acho que os praticantes de ioga querem demonstrar com essa idéia, é de que a ioga pode ser mais do que uma simples prática física. Eles querem hoje o reconhecimento do ioga como esporte devido ao envolvimento de flexibilidade, agilidade e força, sendo também uma luta com o corpo para o alcance do equilíbrio.

Por Edison Yamazaki
em 23 de Outubro de 2012 às 00:47.

O Ioga não se encaixa como esporte olímpico. Aqui no Japão tem Ioga em todo lugar, em toda academia. Em todos esses locais, a prática é utilizada para outros fins, que não sejam competição.

Se o Ioga participar como "esporte demonstração" para que ganhe popularidade, pode ser até compreensivo. Melhor seria perguntar aos indianos se eles concordam que a prática do Ioga vire uma competição de alguma coisa.

 

Por Luciano Mauricio Figueiredo
em 23 de Outubro de 2012 às 16:06.

Não consigo ver o ioga como esporte, que dirá olímpico; claro que é uma opinião pessoal, nem sou aprofundado no assunto. Mas considero o ioga mais como um tratamento de prevenção ou cura de males, talvez um estilo de vida do que um esporte em si; se fosse, como seriam as competições, os regulamentos...? Vejo hoje a capoeira mais adequada a se encaixar como um esporte dessa natureza, e o melhor... genuinamente um esporte brasileiro (com raízes africanas é claro) e repito, essa é minha opinião. abraços

Por Bruno Nunes da Cruz
em 23 de Outubro de 2012 às 23:41.

 

O ioga  é uma prática ancestral de origem indiana que visa objetivosdiversos, tais como auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, saúde física e espiritual e comunhão entre o indivíduo e o todo. Há dezenas de linhas diferentes de yôga no mundo, que propõem não necessariamente caminhos contraditórios, mas sim, diversos caminhos para alcançar os mesmos objetivos.Atualmente, a prática do Yôga virou febre entre praticantes de exercícios em geral. O grande motivo dessa procura é o ponto de vista e princípios diferentes dos exercícios convencionais (como a natação, a musculação, a corrida, a ginástica, etc.), que têm como principalobjetivo, a manutenção de um corpo esteticamente bonito.mas já que existem campeonato de poomse no taekwondo porque não um campeonato de ioga .

Por Angélica Barbosa
em 30 de Julho de 2013 às 09:49.

Não consigo ver a Ioga como um esporte Olímpico justamente, pelo fatos já acima apresentados... se ela busca o auto-conhecimento, equilíbrio entre corpo e mente, um estado de espírito de paz interior e saúde física, fica difícil relacionar tudo isso com uma competição. Como julgar isso??? Como saber distinguir sua prática e dizer, quem é ouro, prata, ou bronze. Mesmo que algumas de suas técnicas sejam usadas na prática de artes marciais, ainda assim não consigo ver a Ioga como um esporte de competição, mas sim como uma busca de controle e paz com o nosso "eu".

Por Windiayara Gomes Marques
em 31 de Julho de 2013 às 11:01.

A Ioga e uma prática interesante,mas acho que não teria uma vertente competitiva, pois pelo meu ponto de vista é uma prática tranquila que busca equilibrio entre corpo e mente e que é benefica para seus praticantes mas não tem  como proposta a disputa entre individuos e sim a harmonia e equilibrio entre o ser e existir.

Por Camila Teixeira Guimaraes
em 1 de Agosto de 2013 às 17:14.

Acredito que atividades como ioga e pilates, devem ser indicadas com a finalidade de promover o relaxamento e o equilíbrio corporal. Geralmente as pessoas que buscam essas alternativas pretendem alcançar os objetivos citados acima. Por isso não consigo imaginar e nem sei quais critérios poderiam ser adotados para inserir essas praticas em competições olímpicas.

Por Alan Jaques Martins
em 12 de Agosto de 2013 às 14:45.

Atividades de relaxamento,  acredito eu, que não tem um objetivo final de competir, de ganhar algo, de apenas como o nome diz, para se relaxar, descontrair, é uma busca para deixar o corpo e a mente ''leves'' . Não vejo um árbitros, regras, para se competir uma atividade de ioga .

Por Verônica Gomes Macedo
em 13 de Agosto de 2013 às 20:39.

"Ioga é um conceito que se refere às tradicionais disciplinas físicas e mentais originárias da Índia.1 A palavra está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo.2 3 No hinduísmo, o conceito se refere à uma das seis escolas (āstika) ortodoxas da filosofia hindu, e à sua meta rumo ao que esta escola determina como suas práticas."                                                                    Visto isso, percebemos que as práticas do Ioga são fundamentadas na religião e não possuem um teor competitivo mas sim de um equilíbrio físico e metal,  assim podendo funcionar como preparação para uma competição e não como disputa.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.