Cevnautas, é bom acompanhar mais essa expansão(sic) de mercado. Sim o Dep. Paulo Rubem Santiago é Prof. de Educação Física. Laercio

31/10/2012 21:15
Seguridade aprova atividade física como fator de saúde
Gustavo Lima
Dep. Paulo Rubem Santiago (PDT/PE)
Santiago: situação de transporte é determinante para a saúde da população.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou, nesta quarta-feira, proposta da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES) que inclui na Lei orgânica da Saúde (8.080/90) a atividade física e o transporte como fator determinante da sanidade. O transporte já consta na lei, mas havia sido retirado do texto quando da aprovação do projeto (PL 1266/07) original pela Câmara.

O relator, deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), no entanto, acolheu também o substitutivo do Senado que reinclui esse fator na legislação. Para o deputado, “a situação de transporte de um país, estado ou região é determinante para a saúde da população”.

Qualidade de vida
Paulo Rubem Santiago argumenta ainda que “está consolidada a noção da importância da atividade física” para a redução da gravidade e para a prevenção, por exemplo, de problemas cardíacos, de coluna, osteoporose e obesidade. “A atividade física ainda proporciona melhor qualidade de vida ao liberar substâncias que trazem bem-estar e tornam o sono mais reparador”, acrescenta.

Tramitação
A proposta segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte (com links para a tramitação): http://www2.camara.leg.br/agencia/noticias/SAUDE/429131-SEGURIDADE-APROVA-ATIVIDADE-FISICA-COMO-FATOR-DE-SAUDE.html

Comentários

Por Francisco Castro Nunes
em 2 de Novembro de 2012 às 22:42.

Já era tempo de isto acontecer. os Exercicios Fisicos e as atividades dos Profissionais de Educação Física, são determinantes para promoção da saúde e qualidade de vida da população moderna.

Agora, temos que exigir que as atividades dos profissioanais de Educação Física, seja abatida pelos usuário no Imposto de Renda. E tambem inserida no dormulário da receita como tem de outros profissionais da saúde como o teraputa ocupacional, o dentista, o médicoe outros.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.