Cevnautas, em resposta à perda de importância da Educação Física nas Escolas do (também no)Paraná, o Sindicato dos Professores se movimenta num boicote aos Jogos Escolares - JEPS. Bom combate, ou tiro-no-pé, como as greves de professores(férias para os estudantes), que testemunharam para a população a desimportância da tal produção do conhecimento nas universidades? Laércio

26/2/2013
Coletivo de Educação Física tira indicativo de boicote aos JEPs

Grupo também decidiu pela elaboração de um texto sobre a importância da disciplina no processo educativo e um abaixo-assinado

Durante todo o dia de hoje (26), dezenas de professores e professoras da disciplina de Educação Física participaram de uma reunião na sede da APP-Sindicato. O Coletivo discutiu, fundamentalmente, a perda de espaço sofrida pela disciplina por conta da nova matriz curricular imposta, pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), às escolas da rede estadual. E entre as medidas de enfrentamento ao ataque feito pela Secretaria está um indicativo de boicote aos Jogos Estudantis Paranaenses (JEPs).

De acordo com o professor Hermes da Silva Leão, secretário estadual de Organização da APP, e também professor de Educação Física, a reunião do Coletivo foi extremamente importante. "Foi um debate bastante participativo, com representação das regionais do sindicato vindas de todo o Estado. Muitos, inclusive, trouxeram um grande acúmulo para a reunião, pois já organizaram e realizaram debates sobre o tema em suas regiões", explicou.

Segundo Hermes, o Coletivo reforçou a necessidade da luta para recuperar o espaço curricular que a Educação Física perdeu após a nova matriz. "E isto foi feito pela Secretaria sem dar o tempo necessário para a realização do debate nas escolas. Tudo de uma forma muito antidemocrática. O resultado é que a disciplina de Educação Física, apesar de outras também perderem espaço, foi a mais prejudicada pela matriz imposta pelo Estado", relembrou.  "Então diante da desconsideração com o acúmulo e a contribuição importante da disciplina para o processo educacional, tiramos, na reunião, um indicativo de boicote ao JEP", informou.

A definição, que já foi aprovada em algumas reuniões regionais realizadas pelo Estado, também será avaliada em outros encontros de coletivos regionais. "Precisamos construir esse processo de dar uma resposta a esta violência com que a disciplina foi tratada neste último período. Por isto é muito importante que os professores e professoras que ainda não se reuniram, o façam o mais rapidamente possível em suas regiões. Nossa organização em torno das medidas que definimos nesses grupos é fundamental", destacou Hermes.

Além do indicativo de boicote, o grupo também aprovou a redação de um documento - baseado em textos regionais produzidos pela categoria, bem como também por algumas universidades - destacando a questão da Educação Física na matriz curricular. O documento será apresentado no Conselho Estadual da APP, bem como na assembleia estadual da categoria que será realizada no dia 9 de março, em Curitiba. "Este documento será redigido visando recuperar e reafirmar o espaço da disciplina, mas, também, com o propósito de ir além da questão corporativa. Um texto que dialogue com o conjunto da escola sobre o currículo", disse.

Também será divulgado um abaixo-assinado, para, inclusive, registrar o apoio de toda a comunidade escolar, sobre a importância da Educação Física nas escolas, sobretudo no Ensino Fundamental. O secretário da APP informou que outros encontros e também um seminário será realizado este ano.  "Vamos continuar o debate da organização e retomada do coletivo de Educação Física, em especial onde os professores ainda não se organizaram", afirmou.

FONTE: http://www.appsindicato.org.br/Include/Paginas/noticia.aspx?id=8278

Comentários

Por Maria Izabel de Souza Lopes
em 1 de Março de 2013 às 12:19.

Estratégia errada. O foco está equivocado. Será um tiro no pé, como foi dito. Prá que serve a educação física mesmo? Se não servir para que crianças e jovens escolares tenham oportunidades de aprender a forma mais socilaizante de atividade que é o esporte, ela não servirá de nada. Sou uma defensora fervorosa da educação física, mas a decisão só vai fazer com que o evento seja levado para fora das escolas para o bem das crianças e jovens. O evento é o espaço de maior reivindicação e exposição da importância da educação física nas escolas informando melhor e intensivamente pais e os próprios alunos do que deve ser melhor realizado nas escolas.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.