Cevnautas,
        Trouxe pra cá a nota do Edison - colaborador incansável do CEV enquanto a gente está dormindo (por causa do fuso horário no Japão ;-) - para uma discussão que é especifica e permanente. Ela veio do assunto "plano Brasil medalhas", como vimos. Nada que um bom psicanalista não possa cobrar.

         Mantemos acesa essa discussão desde o dia 30 de julho de 1996, quando o engenheiro do Centro de Computação da Unicamp José Pinheiro mandou pelos ares essa nossa comunidade Educação Física e Esportes como uma lista chamada efesport-L

> Date: Tue, 30 Jul 1996 17:43:12 -0300 (BSC)
> From: Jose Matheus Pinheiro Jr.<pinheiro em ccuec.unicamp.br>
> To: LAERCIO ELIAS PEREIRA - <laercio em nib.unicamp.br>
> Subject: Re: EFESPORT ... criada.
>
> Laercio, boa tarde.
> a lista efesport-l ja foi criada.
> Saudacoes, Pinheiro.

      Como aqui está a maioria dos administradores de Comunidades, e muitos editores de blogs e portais na Internet sobre os nossos assuntos, acho que vale reforçar o desassossego.

Meu samba é de uma nota só, como manda a minha admiração pelas eternas variações do João Gilberto:

1. O CEV foi criado com a interação de três protagonistas: I. Pessoas (vetores de tecnologia); II. Páginas na internet (quem é quem, bancos de dados da biblioteca/midiateca, eventos, escolas, leis...); III. Interação (inicialmente listas com base no correio eletrônico, hoje comunidades; desconferencevs presenciais e online, além da possibilidade de inscrição do Boletim de Novidades na capa do CEV e a utilização das redes sociais (Facebook, Google+ e Twitter)

2. A ampliação de cada uma dessas instâncias - sim, tudo está sempre em ebulição, como convém à uma proposta de busca de conhecimento - repercute no crescimento do CEV. Já comemoramos, em 1996, 30 pessoas de 3 países fazendo parte desta nossa efesport. Hoje somos 32 mil registros no quem é quem. Temos mais de 150 mil mensagens indexadas como documentos. São mais de 31 mil referências (livros, artigos de revistas, trabalhos de congressos, leis...). Tínhamos um mapa do Brasil clicável feito em Muzambinho em 1997.[clique em "Escolas" e "Brasil" http://bit.ly/escolas1997 )

3. O CEV foi consolidado como um CURSO, um ambiente de aprendizagem (já com 16 anos e bastante informação & recursos) online. Como no século XXI a aprendizagem tomou o ponto central que antes era do ensino ("ministração de conhecimento" Argh!), cada estudante (era aluno!) realizou, ou continua realizando, o seu próprio curso.

4. Os bancos de dados são abertos para a entrada(alimentação) e consultas. Além das notas nas comunidades - onde temos notícias, congressos, cursos, lançamentos de livros, novas edições de revistas, leis... - os cevnautas contribuem com o cadastro de congressos, cursos e outros destaques nos "Eventos", além das desconferenCEV, CEVentrevistas e as caríssimas contribuições no "adote um resumo", em que resumos de artigos importantes de revistas internacionais - geralmente enviadas pelo serviço de DSI do acordo do CEV com o Centro de Documentação Esportiva de Leipzig, ou sugeridos nas 145 comunidades - são traduzidos por cevnautas e publicados (com o devido crédito) na Biblioteca do CEV.

Gosto de utilizar o exemplo da Comunidade Handebol:
a. Recebemos de Leipzig a indicação de um artigo de handebol de uma revista de Educação Física da Croácia.
b. Postamos com pedido de adoção do resumo na Comunidaded Handebol.
c. No dia seguinte a tradução estava publicada na comunidade, feita por um cevnauta de Portugal.
http://cev.org.br/comunidade/handebol/debate/caracteristicas-fisiologicas-de-rendimento-dos-jogadores-handebol-elite-croacia
d. A revista croata Colegium Antropologicum e o artigo foram para a biblioteca do CEV:
http://cev.org.br/biblioteca/o-perfil-condicao-fisica-andebol-caracteristicas-fisica-fisiologicas-dos-jogadores-elite/

Hoje estamos negociando a adoção do resumo do artigo que o Adm Chiminazzo postou nas comunidades Tênis e Badminton.

5. A aprendizagem está sendo consolidada cada vez mais em pequenos grupos. Discussões e aprofundamentos de temas postados nas listas e comunidades têm provocado uma intensa atividade fora do CEV. Os estudos sugerem três vezes mais comunicação a partir das notas nas comunidades. Aí elas passam a fazer parte dos "colégios invisíveis", http://bit.ly/colegios_invisiveis de onde são produzidos mais artigos, resenhas, trabalhos de congressos e muita pós-graduação, como temos acompanhado nesses 16 anos - menos vezes do que gostaríamos as notícias desses progressos invididuais aparecem como notícia por aqui ;-)

    Esse é o pano de fundo com que eu gostaria de contribuir nessa discussão, sempre registrando a gratidão aos cevnautas em geral e aos administradores de comunidades e "escragiários" (alguns que começaram quando estavam no primeiro ano da graduação e já são pós-doutores) em particular. Conto com a colaboração da turma para ampliar & rebarbar aqui. Crítica ajuda mais do que elogio ;-). Laércio
........................................................................
Re: Lançado Plano Brasil Medalhas 2016

Sabe o que mais me impressiona? É que aqui, somente eu, Laércio, Roberto e você trocamos algumas palavras e opiniões. Onde será que estão os outros que trabalham e vivem do esporte?

Copa do Mundo é um evento importantíssimo. Para o brasileiro, talvez maior do que as Olimpíadas. Sabemos que será complicadíssimo a organização por falta de aeroportos, hotéis e até centro de treinamentos. Se a África do Sul conseguiu, o Brasil também conseguirá, mas a que custo? E depois? E os estádios para onde irão?

As Olimpíadas é o maior evento esportivo do mundo, de uma certa maneira, mostra um pouco dos valores de um país. Quem assistiu Londres deve ter tido uma idéia da complexidade na organização. Arco e flexa, triatlon, remo, canoagem, ciclismo, pólo aquático, equitação, tiro, etc., esportes que não estamos acostumados a ver, nem participar, tudo num estado só. Mais de 100 países, mais de 10 mil atletas.

Parece que são mais 3 mil cevnautas, onde está a participação? Laércio... chama o pessoal para particpar!!

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.