Cevnautas da Amrica Latina,

Esta é uma boa notícia para (re)inaugurarmos o grupo de Latinoameica. Tínhamos até 2008 a lista de discussão 

http://web.archive.org/web/20080101215043/http://www.cev.org.br/br/listas/listas.asp?cd_lista=19

a lista foi uma das que não passaram para comunidade na época. Passa agora.

Laércio

Montevidéu será sede da Fapesp Week

Pesquisadores e dirigentes de instituições do Uruguai, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai participarão de simpósio nos dias 17 e 18 de novembro. O objetivo é fortalecer a cooperação sul-americana em pesquisa científica  

Nos dias 17 e 18 de novembro, será realizada na capital uruguaia a Fapesp Week Montevideo, organizada pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), a Universidad de la República (Udelar) e a Fapesp.  

O simpósio tem como objetivo fortalecer as colaborações atuais e estabelecer novas parcerias entre pesquisadores da América do Sul nas diversas áreas do conhecimento. Participarão do encontro pesquisadores e dirigentes de instituições do Uruguai, Brasil, Argentina, Chile e Paraguai.  

O simpósio contará na abertura com a presença do diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da Fapesp, Carlos Américo Pacheco, representando o presidente José Goldemberg, do diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, Alvaro Maglia Canzani, Secretário Executivo da AUGM, Roberto Markarian, Reitor da UDELAR Marcelo Caballé, Secretário de Ciencia y Técnica Universidad Nacional de La Plata, Argentina.  

Durante a Fapesp Week Montevideo haverá apresentações e debates sobre temas nas áreas de Saúde, Energia, Ciência e Engenharia de Materiais, Meio Ambiente, Ciências da Educação e Língua e Ciência Política e Economia.  

Na área de Saúde, os debates terão como moderador Homero Rubbo, da Faculdade de Medicina da Udelar, e a participação de Alejandro Buschiazzo, do Instituto Pasteur de Montevideo; Hugo Aguirre Armelin, do Instituto Butantan; Laura Mendonza, do Instituto de Investigação em Ciências da Saúde do Paraguai, entre outros.  

Os debates sobre Energia serão mediados por Maria Antonia Grompone, da Faculdade de Química da Udelar, com participação de Heitor Cantarella, do Instituto Agronômico, Luis Augusto Barbosa Cortez, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Carina Guzowski, da Universidade Nacional del Sur, na Argentina, entre outros.  

As apresentações na área de Ciência e Engenharia de Materiais serão realizadas por Paulo Roberto Bueno e Carlos Frederico de Oliveira Graeff, ambos da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Raúl Eduardo Bolmaro, da Universidade de Rosário, Argentina, entre outros participantes, com mediação de Alvaro Mombrú, diretor do Programa de Ciência Básica (Pedeciba), do Uruguai.  

Os debates sobre Meio Ambiente serão mediados por Djalma Dias da Silveira, coordenador do comitê acadêmico Meio Ambiente da AUGM e terá, entre outros, apresenrtação dos pesquisadores Marcelo Barreiro da Udelar e Ilana Klein Coaracy Wainer, da Universidade de São Paulo (USP), As discussões sobre Ciências da Educação e Línguas terão a moderação de Fabián Monaco, também da AUGM, e as apresentações nas áreas de Ciência Política e Economia serão coordenadas por Gerardo Caetano Hargain, da Udelar.  

A programação inclui um painel sobre a Pesquisa nas Universidades, moderado por Roberto Markarian, reitor da Udelar, com a participação dos diretores da Fapesp; de Marcelo Caballé, secretário de Ciência e Técnica da Universidade Nacional de La Plata, na Argentina; de Daniel López Stefoni, vice-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da Universidade Playa Ancha, no Chile; e de Judith Sutz, coordenadora da Unidade Acadêmica da Comissão Setorial de Investigação Científica da Udelar.  

A AUGM é uma rede de universidades públicas e autônomas sediadas na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai que compartilham enfoques em seu caráter público e têm estrutura acadêmica semelhante.

A Associação tem como objetivo gerar condições para o desenvolvimento de atividades de cooperação.  

A Udelar é a principal instituição de educação superior e de investigação científica do Uruguai. Fundada em 1849, é autônoma, gratuita e cogovernada por docentes, estudantes e graduados. A Universidade concentra 85% das matrículas universitárias de todo o país, com cerca de 110 mil estudantes de graduação e 7 mil de pós-graduação.  

Mais informações sobre a Fapesp Week Montevideo: fapesp.br/week2016/montevideo/.  

Inscrições: fapesp.br/eventos/week2016/montevideo/registros.      

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.