Boa tarde.
Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já pensamos sobre ESCOLA, seja como educadores, na condição de alunos ou de pais de alunos de escolas diversas e suas diversas concepções de ensino/educação - 'Educar' para o trabalho, para o vestibular ou para a vida. Pois bem, vou deixar uma provocação e gostaria muito de saber suas opiniões acerca dela. A provocação é a seguinte:
O mundo será melhor quando a escola, que nos prepara para o mundo, nos ensina ou 'educa', se tornar um lugar melhor ou a escola será melhor quando o mundo, onde ela está inserida, se tornar um lugar melhor ?
Por favor, respondam, expressem, comentem suas opiniões. Grato.
Comentários
Por
William Tozei
em 2 de Maio de 2015 às 13:05.
Como não seria possível remover a influência da escola sobre a sociedade e nem o contrário, da sociedade sobre a escola, poderia dizer que ambos caminham de forma contínua e lado a lado, onde a melhora de um reflete na melhora do outro.
Há um tempo atrás, saíram algumas notícias que o estado de Goiás passaria a administração de algumas escolas públicas para a polícia militar, devido principalmente a problemas de indisciplina e violência que vinha acontecendo nas escolas e comunidades da região. Como resultado do projeto o ambiente interno ficou mais seguro, os alunos passaram a ter disciplina, a frequência dos alunos aumentou, a procura por vagas nessas escolas administradas pela Policia Militar também subiu econsequentemente o ambiente fora da escola também melhorou.
http://oglobo.globo.com/blogs/educacao/posts/2014/04/16/policia-militar-passa-dirigir-escolas-estaduais-em-goias-531353.asp
http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2014/01/policia-militar-vai-administrar-dez-escolas-publicas-do-estado-de-goias.html
Por
Roberto Affonso Pimentel
em 3 de Maio de 2015 às 09:57.
Professores,
Excelente debate. Creio que se deva inicialmente determinar "quem deve educar". Quando os pais conduzem seus filhos a uma escola, estão solicitando ajuda de profissionais que, em primeira instância, deveriam estar reparados para a tarefa. Claro está que até antropologicamente, deverão ser preparados para a sobrevivência: para a vida.
Lembrando que a Escola é uma instituição recente na história da humanidade. Está ainda buscando sua finalidade, lutando contra a corrida do dia a dia imposta pelos tempos modernos. Lembro as palavras do professor José Pacheco> "temos escolas do séc. XIX, professores do séc. XX e alunos no séc. XXI". Creio que uma boa interpretação do que está subentendido seja apropriado para se pensar e se tomar decisões importantes sobre a atitude a adotar em matéria de Educar. Lembrando a sutil diferença entre Educar e Ensinar.
Quanto ao comentário acima do William, fez-me lembrar os tempos de banco escolar e minha querida professora de História Antiga quando nos contava como os gregos se conduziam para educar seus filhos:."Em Atenas, berço da filosofia, pontificavam os pedagogos; em Esparta, as crianças eram retiradas de suas casas e colocadas a serviço da preparação para a guerra".
Conclusão: não se deve atribuir a responsabilidade da Educação à escola, mas principalmente, à FAMÍLIA, secularmente a instância primeira e única esse mister!
Por
William Tozei
em 3 de Maio de 2015 às 13:10.
Roberto, concordo com o senhor em que a família deve ser a base para a educação entretanto, é na escola que a criança amplia seu contato social e conhecimentos, sendo assim a escola uma aliada da família na educação. Vale lembrar também que a situação de muitas famílias brasileiras é complexa, seja por problemas financeiros, estruturais, conflitos, entre outros, o que dificulta aos pais educarem seus filhos, tornando a escola o principal educador social desse indivíduo.
Na decisão tomada pelo estado de Goiás, que comentei, fica visível que a família daqueles alunos falharam em algum ponto na educação e a situação se agravou necessitando que os alunos tivessem mais disciplina nas aulas e na vida, sendo aquela a forma encontrada para solucionar esse problema.
Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.