As práticas esportivas seguem sendo um divisor de classe,os que possuem dinheiro vão às academias,ginásios e complexos esportivos;Os que não o possuem brincam nas ruas e tudo e tudo o que conhecem do esporte  na grande maioria das vezes é um joguinho de futebol para os homens e para as mulheres as famosas academias populares ao ar livre,onde a prática é feita sem orientação provocando assim inumeras complicações como dores e torções!

Comentários

Por Roberto Affonso Pimentel
em 21 de Dezembro de 2015 às 08:04.

Olá Hornei,

O Brasil é um pouco maior do que a nossa vista possa alcançar, i.e., temos inúmeras realidades. E você ainda terá que percorrer muito chão para ser-lhe acrescido conhecimento. Por enquanto, sugiro dar o primeiro passo colhendo informações que vão acelerar o seu pensar mais adiante. Se acrescidas de práticas saudáveis, você se tornará sem dúvida em um perito naquilo a que se propuser fazer.

Para este tema, veja neste CEV o trabalho de portugueses sobre os problemas e soluções que encontram para resolver questões tão díspares, mas aparentemente fáceis: "Políticas Públicas Desportivas: Estudo Centrado nos Municípios da área Metropolitana do Porto". Vai ajudá-lo a formar um pensamento adequado para suas buscas futuras. E, mais importante, sua interpretação e conclusão.

Á área do Lazer

1) "A Ciência da Motricidade Humana e as suas Possibilidades Metodológicas" . Há outros artigos no CEV sobre a CMH, inclusive do seu criador Manuel Sérgio.

2) Permito-me sugerir-lhe que após a leitura dê início a um paralelo com o Brasil. Uma das autoridades é o Bramante. Ver blog do Bramante, que vez por outra aparece por aqui. 

  1. antonio carlos bramante (cev) - Centro Esportivo Virtual
    Professor de Educação Física, com Mestrado em Educação (EUA) e Doutorado
    em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos (EUA). "Jubilado" do Dpto.
    cev.org.br/qq/bramante/ - Similares
3) Quanto ao "Voleibol Adaptado para a Terceira Idade" (ou outra qualquer), para formar opinião mais embasada, compartilhe comigo o que contém em www.procrie.com.br/ .

O país precisa de gente como você para incrementar boas práticas. Vá fundo!

Abraço.

 

Por Marielly Gomes Silva
em 4 de Janeiro de 2016 às 15:25.

O esporte está crescendo muito e tem se tornado não apenas um modo de lazer ou uma forma de competição, mas tem sido uma ferramenta muito eficaz na inclusão social de crianças e jovens, afastando-as da rua e criando uma nova oportunidade de vida para essas pessoas. O esporte pode ser util não apenas para o lazer ou para uma boa qualidade de vida e saúde, o esporte é educação, e pode mudar a vida de crianças e jovens que poderiam estar na rua se drogando, roubando, matando, se prostituindo, o que é a grande realidade do nosso país atualmente. Precisamos abrir a visão para o grande tesouro que o esporte é!

Por Sidnéia da Silva Gomes
em 6 de Janeiro de 2016 às 14:52.

O projeto de implantação de academias ao ar livre é boa, mas , precisaria se acompanhado por profissionais capacitados, para que os usuários pudessem praticar as atividades sem risco. Um profissional de Educação Física seria fundamental nesse processo. Creio que as prefeituras deveriam contratar esse profissional, para acompanhar essas atividades. Afinal, o acesso  ao esporte é um direito de todos, precisamos de mais espaços públicos onde as pessoas possam vivenciar práticas esportivas diferenciadas. Onde, com certeza menos pessoas frequentariam postos de saúde e consequentemente seria um mundo mais sadio.

Por Rômulo Fenandes Ferreira
em 6 de Janeiro de 2016 às 20:01.

CONCORDO EM PARTES COM SUA COLOCAÇÃO , CARO HORNEI,O HÁBITO DE SE PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS , CRESCEU NOS ULTIMOS ANOS NO BRASIL,CONFORME MOSTRAM DADOS DE UMA PESQUISA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, DADOS DIZEM QUE ENTRE 2009 E 2013 O CRESCIMENTO DE PRATICANTES DE EXERCÍCIOS FÍSICOS FOI DE 11%  '' . PREFEITURAS ESTÃO INVESTINDO EM ATIVIDADES GRATUITAS PARA TODA POPULAÇÃO, COM PROFISSIONAIS DA  EDUCAÇÃO FÍSICA, POSSO CITAR COMO EXEMPLO A PREFEITURA DE OURO PRETO - MG , ELA MANTÉM COM RECURSOS PRÓPRIOS O PROJETO '' COMUNIDADE EM MOVIMENTO'' , ONDE É OFERECIDO à POPULAÇÃO GINÁSTICA LOCALIZADA E AEROBICA ,COM ACOMPANHAMENTO DE ESTUDANTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO.ACREDITO TAMBÉM QUE COM A VINDA DAS OLIMPÍADAS PARA NOSSO PAÍS A PRÁTICA DA ATIVIDADE FÍSICA E DO ESPORTE VAI SER FOMENTADA POR INSTITUIÇÕES QUE VÃO UTILIZAR AS ESTRUTURAS CONSTRUÍDAS PARA O EVENTO .

VOCÊ PODE CONFERIR MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA NO LINK :http://www.brasil.gov.br/saude/2014/05/pesquisa-revela-aumento-na-pratica-de-atividades-fisicas

Por Leandro dos Santos Oliveira
em 11 de Janeiro de 2016 às 22:43.

    A importância do esporte para a sociedade pode ser demonstrada de diversas formas. Na verdade, a prática do esporte tem reflexos significativos principalmente na educação e saúde da população, podendo contribuir para a superação de problemas sociais apresentados pelo país. Além disso, é uma atividade que vem ganhando relevância econômica, haja vista o volume de recursos aplicados e o número crescente de empresas envolvidas. As ações para desenvolvimento desta atividade no país precisam ser abrangentes cobrindo desde a formação de atletas e construção de instalações esportivas até a criação de ligas profissionais e mudanças na atual organização.

Por Caroline Hosken Caldeira
em 15 de Janeiro de 2016 às 17:08.

A inclusão dever-se-á na escola, esta que deve promover a inserção e socialização dos alunos, com tarefas diversificadas de forma a adequar as atividade prol a cada individualidade mas de forma coletiva. Dessa forma estarão mais adeptas à prática de atividades dísicas na fase adulta e de forma salutar pelo conhecimentos adquiridos.

Por Jáder de Souza Teodoro
em 15 de Janeiro de 2016 às 22:57.

O indivíduo que treina e faz exercícios físicos sem a orientação de um profissional competente, está sujeito a enfrentar situações difíceis, colocando a sua saúde em risco. Nós profissionais de Educação Física também somos da área de saúde com potencial para mensurar o grau, a quantidade, a forma do exercício, do treinamento.

Por Jeffrey Gerard Fernandes
em 1 de Fevereiro de 2016 às 10:06.

Vários estudos científicos apontam a atividade física regular como elemento altamente significativo para a promoção e a manutenção da saúde, proporcionando acentuada melhora na qualidade geral de vida e como fator importante na prevenção do desenvolvimento de várias doenças crônico-degenerativas.

Por Ramon Dias Lourenço
em 1 de Fevereiro de 2016 às 11:04.

Estudos apontam que o brasil é o sexto país mais desigual do mundo. E diante de tanta exclusão social é notório que as classes pobres sofrem grande impacto em qualidade de vida, pois vemos diariamente pessoas em filas de hospitais sem atendimento e agora com esse programa de academia ao ar livre, deixa a desejar a falta de um profisional. Não faz sentido algum pessoas utilizarem esses espaços sem orientação de um profissional. O risco de lesão é eminente, estado de consevação estrutural do ambiente, etc..


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.