Cevnautas do Esporte para Todos,

Vamos reunir esses bons exemplos de atuação profissional aqui? Laércio

Projeto desenvolvido por alunos de Educação Física melhora qualidade de vida de apenadas do Serrotão

Mais uma vez a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) transpôs os seus muros e vem transformando conhecimentos em serviços gratuitos, desenvolvidos como forma de garantir dignidade e cidadania as apenadas da penitenciária feminina do Serrotão em Campina Grande. O projeto de extensão “A Influência da Atividade Física na qualidade de vida das mulheres encarceradas”, desenvolvido por professores e alunos do Curso de Educação Física da Instituição, tem contribuído para melhorar a qualidade de vida das apenadas do Serrotão.

As atividades acontecem todas as terças e quinta-feira, a partir das 15h. De acordo com a professora Gorete Lisboa, as atividades têm contribuído para melhorar a qualidade de vida de parte da população carcerária. Em média, professores e alunos do curso de Educação Física permanecem por duas horas no presídio, ajudando as detentas a melhorar a sua auto estima.

Cerca de 40 mulheres participam das atividades e a intenção da coordenação do projeto é expandir ainda mais este ano, beneficiando mais apenadas. Coordenado pelos professores Gorete Lisboa, Jozilma Gonzaga e Eugênio Eloi, que também é chefe do Departamento de Educação Física, conta com a presença de estudantes como Jéssica Almeida e Anderson da Silva também do 7º período; Paloma Souza, do 3º período; Walter Lucas, do 5º período; e Joyce Fernandes, do 6º períodos.

Algumas detentas  revelam que antes nunca havia praticado nenhuma atividade física e o projeto da UEPB lhe incentivou. O projeto “A Influência da Atividade Física na qualidade de vida das mulheres encarceradas” foi implantado em novembro de 2012, quando, a partir de então, os alunos passarão a desenvolver atividades físicas, avaliações e atividades sócio culturais com as apenadas.

Segundo os professores José Eugênio, Goretti Lisboa e Jozilma Gonzaga, além dos projetos já desenvolvidos, a coordenação do programa prevê a criação de um grupo de dança com as apenadas, objetivando a ressocialização e apresentações em eventos socioculturais. Estas atividades foram planejadas a partir de solicitação da direção do Presídio Feminino.

Seminário – No próximo mês de junho, os professores coordenadores do projeto irão realizar um simpósio sobre saúde, atividade física e qualidade de vida, para as apenadas. O simpósio tem o objetivo de discutir e envolver as detentas nas questões relacionadas à temática, bem como a apresentação dos resultados da pesquisa e das atividades de extensão por parte dos alunos de iniciação científica e estagiários de extensão.  Os temas que serão discutidos envolvem saúde da mulher, atividade física e qualidade de vida.

http://www.uepb.edu.br/projeto-desenvolvido-por-alunos-de-educacao-fisica-melhora-qualidade-de-vida-de-apenadas-do-serrotao/

Comentários

Por Renata Cristina Batista Ribeiro
em 19 de Janeiro de 2014 às 11:30.

Uma ótima iniciativa, pois elas tem a chance de praticar esportes e participar de atividades sócio culturais enquanto estão encarceradas, ajudando na recuperação e ajudando elas também a enxergar de modo diferente e melhor o mundo aqui fora, pensar e repensar no que fizeram de errado pra quando saírem não cometerem os mesmos erros..    Eu acho que elas tendo a oportunidade de praticar esportes, tendo um momento de descontração na cadeia ajudará muito elas a se tornarem pessoas melhores no futuro, e elas perceberem que tem coisas muito melhores para se fazer do que cometer erros e ficarem presas. Despertar o interesse de ser 'livre' e desfrutar da vida la fora da melhor maneira possivel...

Por Guilherme de Almeida
em 28 de Janeiro de 2014 às 14:25.

Quando pensamos em reabilitação social do indíviduo, a Educação Física parece ter amplas possibilidades. Demontrando a utilidade do esporte e outras práticas, é possivel contribuir para a reconstrução do ser, oferencendo caminhos para inserção social.

Por Aline Alves Vieira
em 28 de Janeiro de 2014 às 16:38.

A prática de atividades físicas é uma das práticas mais democráticas observadas no contexto social. É praticado por pessoas das mais diversas classes sociais, cidades, estados, países e desta forma so torna acessível a populção que se interessa pela. 

O fato de levarem o esporte para as presas se torna uma forma nobre de inclusão, considerando a preocupação na melhoria do estilo de vida daquelas mulheres que ali se encontram. O esporte já transformou vida de inúmeros jovens que se afastaram do mundo das drogas e do crime, portanto se esse projeto ganhasse parcerias ou fosse adotado pelo governo federal, quem sabe a taxa de reincidência de mulheres criminosas possa diminuir, causando então, melhorias para a família dessas mulheres e para a própria sociedade em si.

Por Gretilaine Nunes Peris de Oliveira
em 15 de Julho de 2014 às 10:17.

Proporcionar esta vivência para este público é de extrema importância. As pessoas se preocupam com sua inserção novamente na sociedade oferecendo trabalho e cursos de qualificação. A idéia das atividades físicas no presídio vem trazer qualidade de vida e desenvolvimento das detentas no âmbito do relacionamento social.


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.