Para Lima (2016) "as atividades físicas e desportivas têm especial importância para as crianças oferecendo assim uma ampla gama de ações destinadas a preencher construtivamente o tempo livre de crianças e jovens, contribuindo para sua formação e afastando-os das ruas. Desenvolver o cidadão através de práticas esportivas é um método que vem dando certo em todo o país. Afinal, não é de hoje que se escuta falar de crianças e adolescentes que mudam suas vidas e tornam-se verdadeiramente cidadãos de “bem”, após participar de projetos sociais."

  O esporte tem se tornado uma importante ferramenta social, mudando a realidade de muitas crianças e jovens. O esporte gera solidariedade, respeito, educação, responsabilidade, além de proporcionar novos sonhos e oportunidades para pessoas de diferentes idades, sexo, necessidades e classes sociais diferentes. Será que o esporte é valorizado nesse aspecto?   

Comentários

Por Jáder de Souza Teodoro
em 16 de Janeiro de 2016 às 23:45.

É essa a verdadeira essencia do esporte, ou pela menos deveria ser essa. Mudar o individuo para uma nova concepção de sociedade. De compreender o viver em comunidade. Saber ser e fazer com perserverança. A lutar por uma nova realidade, com justiça. Celebrar as conquistas. Apreder com erros. Se esses tópicos estão em alta no mundo contemporâneo, pelo que se acompanha na mídia não compete. Mas um outro aspecto que a Educação Física é aliada é  da esperença, e por isso devemos ter a esperança que o espírito olímpico perpetue em cada cidadão para que o mundo seja melhor no futuro.

Por Hornei Guadalupe
em 29 de Janeiro de 2016 às 16:37.

A prática do esporte pode transformar as vidas de muitas crianças e adolescentes, estimulando a superação de barreiras e limitações e o crescimento das noções de solidariedade e respeito às diferenças. Quem pratica esportes tem a oportunidade de se tornar um cidadão melhor, porque treina também para a vida, para exercer os seus direitos e compreender os seus deveres com disciplina e determinação.

Por João Luis Xavier Sans de Magalhães
em 2 de Fevereiro de 2016 às 02:43.

O esporte detem todo esse poder de inclusão social, pois, quando se está praticando determinado esporte, não importa a sua classe social, sua cor, raça ou coisas do gênero, o que importa é o resultado e/ou a cooperação. Com isso é possível utilizar o esporte como forte ferramenta de inclusão social, sobretudo no tempo livre das crianças para que as mesmas possam interagir com diferentes indivíduos e possam ter grande crescimento pessoal.

Por Danilo Felício Martins Pinto
em 31 de Maio de 2016 às 21:12.

O esporte é sim um meio para podermos incluir jovens, crianças, e até adultos no meio social, pois muitos esportes possuem como característica a coletividade, proporcionando maior contato, e necessidade de um trabalho em grupo. Porém atualmente vemos que o grande preconceito com as mulheres, vem restringindo a atuação, ou as chances das mesmas atuarem em diversos esportes tanto coletivos, quanto individuais. Observamos ainda que vários esportes possuem com consequência ou finalidade a pancadaria, ou melhor dizendo as brigas, entre jogadores, excluindo nesse caso a geração de respeito, e educação, porém não deixa de ser um meio muito eficaz para a inclusão social.

Por Rafael Carvalho da Silva Mocarzel
em 14 de Janeiro de 2017 às 20:37.

Boa noite, caros amigos e colegas!

Trago aqui mais uma colaboração para o meio acadêmico e desportivo com a publica do artigo "Inclusão de pessoas com deficiência através das lutas e artes marciais".

Foi publicado por mim na Espanha no fim de 2016 pela "Revista de Artes Marciales Asiática".

Segue o limk abaixo. Espero muito que fiquem satisfeitos! Obrigado e boa leitura para todos!

http://revpubli.unileon.es/ojs/index.php/artesmarciales/article/view/4177/3722


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.