Pensando no calendário anual de 12 meses enxergamos que temos dois meses de férias, os meses de Janeiro e Julho. Assim concluímos que temos 60 dias, mais ou menos, por ano para descansarmos do trabalho e das nossas atividades físicas seja la qual for a sua atividade. Futebol, surf, dança, corrida, tênis tanto faz, o importante é que precisamos ter a noção de que quando levamos a sério a atividade física, independente de qual quer que seja precisamos dar o merecido descanso para o nosso corpo. Alguns colegas profissionais da área do esporte costumam recomendar que nas férias, escolhamos uma atividade diferente daquela que praticamos.
Se você joga tênis e leva a sério os seus jogos, digamos que você treine aos Sábados, Domingos, Terças e Quintas, quatro vezes por semana, dezesseis vezes no mês, noventa e seis vezes no semestre ou 192 treinos de tênis no ano, bastante não? Não! Temos 365 dias no ano, correto? Errado! O ano de fato tem 365 dias más quantos dias desses 365 dias dedicamos ás nossas atividades? A conta é simples, vamos diminuir desses 12 meses 02 meses correspondentes as férias (Janeiro e Julho), agora vamos pensar no Carnaval que nos toma por volta de dez dias, quantos feriados nós brasileiros temos no ano? Por volta de mais dez além do Carnaval, Sexta-feira Santa – Abril, Tiradentes – Abril, Dia do Trabalhador – Maio, dia das mães – Maio, Corpus Cristi – Junho, Dia dos namorados – Junho, e ai por diante,  vamos ``EMENDAR´´ nosso calculo do feriado porque a lista é grande. Podemos dizer então que temos por volta de mais quinze dias de feriados e descanso. Com isso nosso ano que deveria ter doze meses passa a ter nove meses ou por volta de 275 dias, você pratica atividades físicas aos Sábados e Domingos? Se você pratica nos finais de semana então pode contar com esses 275 dias, caso você não pratique pode subtrair por volta de setenta dias desses 275 nesse caso você tem 200 dias no ano para se dedicar as suas atividades. Parece-lhe pouco ou muito? Pouco ou muito o importante mesmo é que você mantenha a regularidade na pratica da sua atividade física escolhida, o corpo agradece e a saúde escuta. Se você leva mais a sério a sua atividade física então está na hora de rever os seus cálculos, para quem busca performance, condicionamento ou de fato pretende perder peso em excesso esses 200 dias não são suficientes por conta dos intervalos entre eles.

A minha dica é que você faça um planejamento anual das suas atividades físicas e caia na real antes de sonhar alto ou almejar aquilo que está muito distante, poupe-se da frustração que poderá te levar ao desanimo e te afastar das atividades por muito mais tempo. Cuide do seu corpo e da sua saúde pensando em longo prazo, dessa maneira você ira poupar tempo, dinheiro, e diminuirá bastante os riscos de lesões. É muito comum hoje em dia escutarmos um amigo ou conhecido que nunca praticou atividade física alguma sonhando em realizar uma maratona.

``You should run your first marathon for the right reasons, because you’ll never be the same person again. You must want to do it, not do it because your boss did it or your spouse did it.
Bill Wenmark, running coach

Não caia nessa, quanto menos tempo você der ao seu organismo maior será o prejuízo no final, será que vale a pena? Faça essa pergunta a você antes de pensar numa maratona ou em alguma modalidade que irá lhe custar saúde, paz, equilíbrio, sem mencionar dinheiro.

Deixo aqui uma dica para voltar aos treinos para você que tem um nível de condicionamento baixo ou até moderado, más que mantém a regularidade nas suas atividades, descansou em Julho e se sentiu um pouco desanimado com o início desse segundo semestre frio mais ainda sabe que por debaixo desse desânimo pode estar escondida uma personalidade saudável e apreciadora de uma boa qualidade de vida.


Para você fazer em casa em 45 minutos
Equipamentos recomendados (não necessários): Um colchonete ou match, uma bola suíça, um tênis para caminhada e uma faixa elástica para exercícios.

Comece se alongando, deite no chão e sem fazer muita força comece com os alongamentos para a parte inferior do seu corpo, faça os seus alongamentos de costume. Depois em pé de continuidade aos alongamentos para a parte inferior e inicie a parte superior. Não é necessário mais que dez minutos de alongamentos. 10 MINUTOS
Se você não tem esteira ou bicicleta ergométrica na sua casa ou prédio, caminhe por 20 minutos em ritmo moderado, para você achar o ritmo pense que você não está passeando no shopping, más também não está com pressa de resolver algum problema urgente. 20 MINUTOS
Novamente no chão (caso tenha uma bola suíça, aquela que o seu filho fica sentado, se mexendo sem parar enquanto vc assiste TV, use-a) faça 4 séries de 25 repetições de abdominais, tanto para a parte inferior com para a parte superior. Alterne entre as séries, superior-inferior-superior-inferior. Descanse 20 segundos entre as séries. Terminado os abdominais, de pé com a faixa elástica pise na sua faixa (as faixas são determinadas por cor, cada cor representa uma intensidade, você deve saber a sua), de um passo para trás para que você fique com um pé na faixa e a outra perna mais atrás. Faça 3 séries de 10 repetições de flexão-extensão de cotovelo (conhecida como rosca direta- bíceps). Terminado, de joelhos no colchonete ou se você tem força suficiente para fazer flexão de braços com as pernas esticadas faça 03 séries de 10 repetições. Descanse 20 segundos entre as séries. No máximo 06 minutos.
Deite novamente no chão e faça os minutos restantes de alongamento, aproveite esses minutos finais para avaliar a sua caminhada, os abdominais, as flexões, reflita naquilo que você acabou de fazer, procure enxergar aquilo que você pode melhorar, seus erros e acertos para que no próximo dia da sua atividade você esteja conectado com você mesmo. Assim você irá conhecendo o seu corpo, as respostas de determinados exercícios em relação ao seu corpo. Dessa forma a próxima atividade será diferente da anterior mesmo que fazendo as mesmas combinações de exercícios, assim você irá progredir com consciência e segurança, aproveite.

Boa sorte e persistência!
Renato.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.