Cevnautas, vamos acompanhar esse trabalho? Laercio

Saúde e Sesc juntos para incentivar atividade física 4 de dezembro de 2012

O Ministério da Saúde e o Serviço Social do Comércio (SESC) firmaram, nesta segunda-feira (3), um acordo de cooperação para fortalecer e implantar a Campanha Move Brasil, que tem como objetivo a melhoria da qualidade de vida da população e o incentivo à prática da atividade física entre os brasileiros.

A proposta da campanha Move Brasil é deixar um legado aos brasileiros estimulados pelos eventos esportivos mundiais que serão realizados em 2014, Copa do Mundo e em 2016, Olimpíadas. A campanha se inspirou no movimento realizado na Europa que pretende levar 20 milhões de cidadãos a prática de atividades físicas.

A assinatura do documento ocorreu durante o I Seminário do Programa Academia da Saúde, evento que reúne, em Brasília, gestores nacionais do programa entre os dias 3 e 5 de dezembro. Os secretários de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, e o diretor regional do Sesc-DF, José Roberto Macedo participaram da cerimônia que selou o compromisso entre as entidades.

“Os brasileiros passam grande parte do dia em seu ambiente de trabalho. Portanto, acreditamos que o envolvimento de instituições como o Sesc, que atua junto aos trabalhadores, pode multiplicar ações de promoção à saúde, fazendo com que elas cheguem às lojas, shoppings, mercados e vários outros lugares”, declara o secretário Jarbas Barbosa.

O secretário Helvécio Magalhães enfatiza a capilaridade do Sesc como um fator essencial à iniciativa. “Precisamos não só de governos, de instituições públicas e do Sistema Único de Saúde, mas da participação de todas as entidades que possam colaborar. Esta parceria torna mais eficaz o combate às doenças crônicas não transmissíveis”, ressalta.

José Roberto Macedo, representante do Sesc, prevê resultados positivos para a campanha. “O Sesc pretende apoiar o Ministério da Saúde a fortalecer ainda mais as políticas públicas que visam combater o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida do brasileiro”, afirma.

As ações de promoção à saúde são consideradas pelo Ministério da Saúde estratégicas para a prevenção de doenças crônicas e redução da mortalidade precoce dos brasileiros. Parcerias intersetoriais estão previstas no Plano de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado pelo governo federal em 2011.

Debate – O I Seminário do Programa Academia da Saúde, que acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, promove a realização de oficinas e de atividades para orientar as secretarias estaduais e municipais no processo de implantação do programa, e prevê a realização de palestras sobre orientação nutricional, e da importância de atividades corporais e artísticas na de prevenção à violência. O evento também permitirá trocas de experiências locais entre os gestores do programa.

Academia -As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) respondem por 72% das causas de mortes no país. O Programa Academia da Saúde, previsto no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no Brasil é o carro chefe para induzir o aumento da prática da atividade física na população. A iniciativa prevê a implantação de polos com infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados para a orientação de práticas corporais, atividades físicas e lazer. Atualmente, há mais de 2.600 polos habilitados para a construção em todo o país e outros 155 projetos pré-existentes que foram adaptados e custeados pelo ministério. O Ministério da saúde está investindo R$ 371 milhões no programa.

Fonte: Samuel Bessa e Fabiane Schmidt /Agência Saúde

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.