Cevnautas, Vitória está pronta. 9 cidades do Espirito Santo(*) vão participar(8) Aida dá tempo de PARTICIPAR Laercio

Faça exercício físico e ajude Vitória a conquistar 10º título no Dia do Desafio

Para participar o morador deve apenas informar que ele, ou um grupo, praticaram atividade física na quarta-feira (25)
Por Redação Multimídia ESHoje (redacao@eshoje.com.br) / Foto: Kadidja Fernandes/Divulgação PMV.

Na próxima quarta-feira (25), Vitória participa mais uma vez do Dia do Desafio. Este ano, a capital vai concorrer com a cidade mexicana de Santa Catarina, no Estado de Nuevo León. Para vencer, Vitória terá que mobilizar um número maior de praticantes de atividade física da cidade mexicana. Todas as pessoas que fazem, no mínimo 15 minutos de atividade física, podem colaborar. A meta é mobilizar mais de 80 mil pessoas capital.

Vitória venceu a competição nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2010. As cidades inscritas são agrupadas em sete categorias, seguindo o critério do número oficial da população. A capital participa na categoria seis, ou seja, entre de 250 mil a 999.999 habitantes.

Para participar o morador deve apenas informar que ele, ou um grupo, praticaram atividade física na quarta-feira (25). Basta ligar, gratuitamente, para o telefone 3132-9000, ou comunicar pelo do e-mail soe@vitoria.es.gov.br. A informação será computada de 7 às 21 horas.

A seleção da concorrente é feita por um sorteio eletrônico que estabelece o desafio entre duas ou três comunidades da mesma categoria, que irão disputar qual delas consegue mobilizar o maior percentual de habitantes, em relação à sua população oficial. O desafio é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc-ES) e tem como objetivo incentivar a prática como uma estratégia de promoção e prevenção a saúde.

SOE
O serviço de Orienação ao Exercício (SOE) conta, atualmente, com 14 módulos situados em vários locais da capital. Além disso, uma unidade móvel percorre os bairros da capital. O morador conta, ainda, com o serviço em 18 unidades de saúde, nas quais podem participar de aulas de ginástica, alongamento e caminhadas. Tudo orientado por um técnico desportivo.

Além disso, a capital possui 17 Academias para a Pessoa Idosa. Para o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Reblin, a prática regular de atividade física é um grande indicador de qualidade de vida e de saúde da população. "A Prefeitura tem contribuído para esse índice por meio doSOE", apontou.

Dia do Desafio
O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos. Realizado, anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, a competição propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma saudável competição para tentar mobilizar a maior porcentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. Na verdade, a competição é apenas estímulo à participação. Neste desafio, os grandes vencedores são os cidadãos que, além do corpo, exercitam a integração social, a criatividade, a liderança e o espírito comunitário.

...............

* - 1          Aracruz                                    81.832

2          Cachoeiro de Itapemiri           189.889

3          Colatina                                111.788

4          Domingos martins                    30.954

5          Linhares                                141.306

6          São Mateus                            109.028

7          Serra                                     409.267

8          Vila velha                               414.586

9          Vitória                                    327.801

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.