Atletas seguem para Brasília para audiências com Ministro da Educação, Fernando Haddad, e Secretário Executivo do Ministério do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos

Um time de peso da ONG Atletas pela Cidadania segue hoje (06/08) para Brasília em um encontro com o Ministro da Educação Fernando Haddad e o Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Emprego, Paulo Roberto dos Santos. Raí, Patricia Medrado, Ana Moser, Magic Paula, Joaquim Cruz, Ricarda Lima, Ricardo Vidal, Ida, Carmem Oliveira, Rui Campos, Pipoka serão os representantes da ONG para estes dois encontros na capital federal.

A agenda no MEC inclui a discussão do esporte educacional nas escolas públicas brasileiras, tendo em vista a importância da democratização e o estímulo à prática esportiva.

Com o MTE, a pauta da audiência será o encaminhamento da aprendizagem profissional pelo governo federal. Vale lembrar que em novembro de 2008, o Presidente Lula e Ministro Carlos Lupi se comprometeram com a Lei da Aprendiz  e o cumprimento da meta estabelecida de 800 mil jovens aprendizes contratados, até 2010.

Além disso, serão discutidos:

(1) O encaminhamento do Projeto de Lei para a obrigatoriedade da aprendizagem na administração pública direta.  A contratação de aprendizes pela Administração Pública direta não é prevista na Lei nº 10.097/2000, no entanto, um Ante Projeto de Lei entregue ao Presidente Lula e ao Ministro Carlos Lupi, pelos Atletas pela Cidadania, em novembro de 2008, está parado há mais de um ano.

(2) As dificuldades da implementação da formação em rede, pelas organizações formadoras, causando uma série de problemas tanto para as entidades como para as empresas que contratam;

(3) A fiscalização da aprendizagem nos estados, para garantir a correta aplicação da Lei seguindo as diretrizes do Trabalho Decente, estabelecidas pela Organização Internacional do Trabalho;

(4) Cobrança das próximas ações do Ministério do Trabalho em relação à aprendizagem para o final deste semestre.

Os dados de maio de 2010 apontam que o país tem 206.735 aprendizes contratados.


Sobre a Atletas pela Cidadania

A Atletas pela Cidadania é uma organização sem fins lucrativos que reúne, em uma iniciativa inédita no mundo, atletas e pessoas da comunidade esportiva para conscientizar, sensibilizar e mobilizar a sociedade no apoio às causas de interesse nacional. A proposta é fazer uso da força de cada atleta para agir politicamente na defesa e promoção de causas sociais transformadoras. Como esportistas cada um defende ou já defendeu a bandeira do Brasil. Como cidadãos, a ATLETAS PELA CIDADANIA atua por meio de ações de articulação e comunicação para que todos tenham uma mais justa.

Membros da Atletas pela Cidadania:

Ana Moser, Andre Domingos, Branca, Carmem de Oliveira, Cafú, Clodoaldo Silva, Daniel Alves, Deco, Dunga, Edmilson, Fernanda Keller, Fernando Meligeni, Fernando Scherer (Xuxa), Flávio Canto, Gustavo Borges, Henrique Guimarães, Hortência, Ida, Joaquim Cruz, João Vianna, José Montanaro, Jorginho, Kaká , Kelly Santos, Lars Grael, Leandro Guilheiro, Leonardo, Luciano Correa, Luisa Parente, Magic Paula, Mariana Ohata, Maurício, Nelson Prudêncio, Oscar Schmidt, Patrícia Medrado, Raí Oliveira, Ricardo Gomes, Ricardo Vidal, Ricarda Lima, Rogério Ceni, Rogério Sampaio, Roseane Santos, Rubens Barrichello, Rui Campos, Sócrates, Vanessa Menga e Zetti.

Fonte: www.atletaspelacidadania.org.br

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.