Assunto para reflexão - Quando ocorre a educacao, somente no sistema formal, ou ela acontece o tempo todo e de forma difusa e nao formal?

Lembro da historia de uma antiga escola em que trabalhei quando do inicio de carreira, e em um conselho de classe o aluno nao havia alcancado a media anual para aprovacao em frances, se nao me falha a memoria. Pois a professora esbravejou, brigou pela reprovacao do aluno a todo custo. Pois bem, o aluno foi reprovado. Depois de um tempo, a mesma professora em suas ferias de inverno em Campos do Jordao em SP, assistia ao festival de inverno e viu o aluno que ela havia reprovado ser premiado com uma bolsa de estudos, por sorte na Alemanha e nao na Franca.

A professora buscou o aluno e o mesmo explicou que a reprovacao em nada o ajudou, pois o mesmo seguiu a profissao de musico, e que o Frances nao contribuiu para nada, e o fez disperdicar um ano de sua vida, ao rever todas as materias, somente por aquele meio ponto.

E estou vendo a historia se repetir, o preconceito sobre a pratica esportiva ainda esta viva, e logo daqueles que fazem a educacao.Que nesse caso somente alteraram a ordem em virtude da exposicao da midia.

boa leitura

Diretora tentou impedir que aluno com boletim ruim competisse, mas prefeitura liberou

Rio - A chance de Júlio César de Oliveira, 14 anos, de participar das Olimpíadas Estudantis, no Ceará, quase foi arruinada pelo segundo ano consecutivo — mas o caminho do jovem atleta agora está livre para o final feliz, e quem sabe a medalha. O obstáculo da vez para o velocista dos 60 metros com barreiras, diz ele, foi a direção da Escola Municipal Nicarágua, em Realengo, que não autorizou a viagem por causa de nota baixa.

O assunto gerou intenso debate quinta-feira à noite, liderado pela secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, pelo Twitter. O que fazer? Priorizar a educação e mostrar que a sala de aula é o caminho para qualquer esportista? Ou apostar no garoto, conciliando as pistas com os livros?
Júlio César jura que é bom aluno — ou era. “Ano passado eu só tinha nota boa. Mas aí a diretora disse que eu não ia viajar, porque atrapalharia os estudos”. A primeira negativa caiu como uma lesão. “Fiquei muito triste. Abandonei o treino e a escola”, recorda.

Agora, repetindo o 7º ano — e se dedicando às corridas —, ele viu o drama voltar. “Não entendi, ele estava melhorando na escola”, defende a avó, Marina. À família, a diretora Helenir Alves alegou que não podia abrir exceção. Após o debate no Twitter, a secretária acabou autorizando a viagem, desde que a avó e o técnico, Ormandino Barcelos, se comprometam com a frequência do menino e com um boletim melhor.

Júlio sonha em estudar Educação Física e correr com o jamaicano Usain Bolt, o homem mais rápido do mundo. “Mas não quero que ele me passe”brinca o velocista

Comentários

Por Leopoldo Gil Dulcio Vaz
em 2 de Agosto de 2010 às 10:25.

Luiz, Demais...

O Guru Pereira sempre diz que a escola que só ensina, deixou de existir; assim como o aluno que só aperende. Fazem parte do passado.

Outro ensinamento, é de que a escola está habituada a planejar - e executar esse planejament, quando o há! - baseado no passado do professor, e não do futuro do aluno.

A revolução provocada pelas TIC ’matou’ aquela escola tradicional. É o passado, daaquela forma em que fomos, nós mesmos, ensinados... Mas a exigencia de um minino de aprendizagem - saber ler, escrever e contar, por exemplo, deve ser garantido.

Tive, na Universidade durante minha graduação, mais de 40 disciplinas. Quase todas classificadas como, por um professor - de que aquilo que estão vendo, é para se lembrarem de que não precisarão mais estudar, pois são inúteis, quando chegarem à sala de aula. É apenas base para começarem, realmente, a estudar. Esqueçam... estudem, se aprofundem. Era uma verdade!

Temos, hoje, duas situações: escolas que não ensinam; alunos que não aprendem. Mas não aprendem porque? porque os conteudos, percebem eles, de nada adiantará em suas vidas. São informações inuteis. Nem servirão como bae para buscar novas informações e produzirem, eles mesmos, os conhecimentos de que necessitaram. A aprednizagem, hoje, se dá de forma permanente: nunca acaba. A velocidade com que as ciencias evoluem é tamnha que não damos conta. A velocidade com que curculam é tamnha, que não conseguimos acompanhar. Os tempos, e as formas, são outros.

Outra questão, refere-se à burocracia com que as disciplinas são ensinadas. Não interessam aos alunos por que a forma - e algumas vezes o conteudo - não são atativos.

Ai a diderença entre instrução e ensino. Receitas já elaboradas e criatividade no preparo da sopa...

Ligo a chama do fogão, coloco uma panela, água, sal, pimenta do reino. Depois vou ver o que tenho na geladeira. Jogo tudo dentro e deixo ferver... experimento... falta alguma coisa? pode acrescentar algo mais? e no final tenho uma sopa deliciosa, às vezes só com batata, tomate e cebola... mais nada!

Minha mulher reclama; não consegue fazer igual. Qual o secredo? ela pega um livro de receita da Ana maria e tenta seguir. Não fica nem parecido com a foto... Lembra da sopa de pedra do Pedro Malazartes? é isso.

O sabor do prato não está na receita. Ajuda. mas na forma de misturar os ingredientes... no monmento de colocá-los na palena, no tempo que ficarão cozinhando, e no prazer de fazer!!! cada um tem a sua forma de fazer... esse o segredo do bom cozinheiro. Ou do professor... se so seguir receitas, será um instrutor... se o aluno participa, e quer mais, será um mestre...

Minha primeira aula, sempre é: o que voces querem fazer na disciplina? de que gostam? o que conhecem? o que querem aprender... o primeiro bimestre é meu: vo es farão o que eu quero... para prepara-los para o que vai acontecer no futuro; depois, os demais, é de voces: voces escolhem. Temos oito atividades para desenvolver no ano... vamos ao voto!!!

Duas aulas por semana não dá? não tem importancia, viremos aos sabados, e teremos mais treshoras - livres, sem chamada, sen nota... será nosso Clube de Lazer. Tem mais frequencia de que as aulas normais, obrigatprias, que valem nota... e temos um campo de aplicação.

Já leu Listello???

Leopoldo,

desde o Maranhão, agora vagabundo oficial (aposentado...)


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.