Cevnautas do Esporte na Escola,

Alguém tem mais informação sobre o programa de formação? Laercio

Bicampeão mundial de judô participa de capacitação de programa
Esporte da Escola
Educadores representam 50 escolas públicas estaduais e municipais, núcleos do Esporte da Escola que atendem 5,8 mil alunos
por Portal Brasil
Publicado: 09/05/2014 17:49

Ministério do Esporte realiza capacitação de monitores do programa Esporte da Escola

Cinquenta professores participaram do curso de capacitação de monitores do programa Esporte na Escola, em Porto Alegre (RS). Na abertura do evento, realizada nessa quinta-feira (8) e oferecido pelo Ministério do Esporte, esteve presente o bicampeão mundial de judô e vereador de Porto Alegre, João Derly.

O curso de formação presencial acontece na Escola de Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os educadores representam 50 escolas públicas estaduais e municipais, núcleos do Esporte da Escola que atendem 5,8 mil alunos.

Segundo Derly, ter o esporte e a educação unidos por meio do trabalho de formação é uma experiência e uma evolução louvável de ambos os setores. “Quando se fala em ensino integral, passamos pela educação do corpo. É importante que o esporte esteja inserido na educação, bem como os professores que trabalham com crianças e adolescentes”, disse, ao parabenizar a iniciativa.

Porto Alegre deve receber mais 20 turmas, com uma média de 50 professores cada uma, para a capacitação presencial. A medida contemplará assim todos os educadores responsáveis pelo acompanhamento de 23 mil estudantes beneficiados pelo Esporte da Escola, em 136 escolas do estado.

De acordo com a diretora de Políticas e Programas Intersetoriais da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) do Ministério do Esporte, Andrea Ewerton, “a parceria com as secretarias municipal e estadual de Educação é fundamental para agendar as outras turmas”. O curso é ministrado por formadores da equipe colaboradora.

Formação em Caetité (BA)
Na mesma data da formação da primeira turma de Porto Alegre, a Bahia realiza a capacitação da terceira turma. Depois de Lauro de Freitas e Guanambi capacitarem 100 monitores, chegou a vez de a cidade de Caetité desenvolver o treinamento de 50 monitores do Esporte da Escola.

Os profissionais representam 28 unidades de ensino dos municípios de Caetité e Igaporã e atendem cerca de três mil alunos. O treinamento é desenvolvido pela equipe colaboradora 06, que conta com a atuação dos professores Leonardo Duarte, Cristiano Bahia e Nivea Cerqueira.

Próximas formações
Nas próximas terça e quarta (13 e 14) será a vez de Goiânia receber a capacitação dos monitores do Esporte da Escola. Sessenta monitores participarão do evento, no Colégio Claretiano Coração de Maria.  Ainda neste mês, nos dias 23 e 24 de maio, será a vez de a capital do Mato Grosso, Cuiabá, promover a capacitação de 60 monitores na Universidade Federal do Estado (UFMT).

Capacitação nacional
O Esporte da Escola é uma iniciativa que resulta da parceria dos programas Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, e do Mais Educação, do MEC. A formação presencial é a primeira etapa do treinamento.

A segunda fase, com ensino a distância, está prevista para o início de agosto. A capacitação deve abranger cerca de 30 mil monitores/professores, responsáveis pelo acompanhamento de 3.680.861 estudantes distribuídos em 22.161 escolas públicas de 3.018 municípios de todos os estados – dados referentes aos convênios formalizados em 2013.

Fonte com fotos e links: http://www.brasil.gov.br/esporte/2014/05/bicampeao-mundial-de-judo-participa-de-capacitacao-de-programa
 

Comentários

Por Dora Lúcia Rangel
em 11 de Maio de 2014 às 23:08.

Olá, Gostaria de saber como faço para ter essa capacitação em minha cidade. Sou diretora do Sindicato de Escola na cadeira de Cultura Esporte e Lazer e gostaria de oferecer novas tendências aos meus professores de Educação Física e afins. Aguardo resposta.

                                                                                                                                               Atenciosamente, Dora Lúcia Rangel

Por Roberto Affonso Pimentel
em 12 de Maio de 2014 às 09:08.

Excelente Laércio,

Você me oportuniza uma vez mais colaborar para um BOM ensino escolar, especialmente em escolas públicas.

Enviei nesta data mensagem manifestando colaboração de apoio Metodológico e Pedagógico à gestora do Programa, Senhora Andrea Ewerton.

Quanto à Professora Dora Lúcia Rangel, em correspondência particular, encaminhei direcionamenetos ao seu pleito.

Estarei ao aguardo de manifestação de ambas!

 

 

 

 

 


Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.