Retomando a construção da Carta, segue as orientações iniciais, copiadas do Dr. Alberto Puga, Adm da CevLeis.
ADVERTENCIA 1:
A presente proposta de texto não pretende exaurir ou mesmo esgotar a capacidade cognitiva ou de iniciativa daqueles que seguirão as referidas ‘orientacoes’;
ADVERTENCIA 2: Não há ‘proprietários’, ‘donos’, ‘sabios’ ou outra categorização indicada.
As ‘autofagias’ ou outras ‘sindromes predatórias’ são desrecomendadas.
A contribuição e a participação dos/as inscritos é a ‘essência’ do Movimento CEVLEIS
ADVERTENCIA 3:
Leitura necessária e obrigatória, por todos os inscritos e confirmados na Lista Consolidada.
Como DIVULGADO anteriormente, PUBLICA-SE o TEXTO a seguir, com o propósito de ORIENTAR os inscritos da CARTA ABERTA DO DESPORTO EDUCACIONAL DO BRASIL nos critérios e compromissos a serem OBSERVADOS nesta FASE INICIAL, no sentido de avançarmos para a COMPOSIÇÃO DO TEXTO FINAL, na ELABORAÇÃO DA (S) CARTAS(S) CONVITES, aos senhores CHEFES DO PODERES EXECUTIVOS MUNCIPAIS, para integrarem o GRUPO DE ESTUDOS CEVLEIS, com o OBJETIVO SINTETICO de ESTRUTURAR o DESPORTO EDUCACIONAL NO PAÍS.
NESSE SENTIDO
PUBLICA:-SE :
TEXTO DE ORIENTAÇÃO
I - PRELIMINARMENTE
COMPROMETIMENTO INCIAL:
LINHA DE DEBATES E PESQUISAS
a) deve-se procurar centrar os debates iniciais sob a idéia de que as verbas destinadas ao esporte nacional tem que prioritariamente fomentar o (D)esporto(e) Educacional antes de qualquer outro tipo de manifestação, principalmente em relacao à de rendimento na vertente profissional. (CF,88 art. 217, II)
b) de que o (d) esporto(e) educacional, seja como conhecemos hoje, no caráter formal escolar, universitário ou mesmo da Educação Física curricular, debatido cientificamente, para situá-lo positiva e materialmente dentro da estrutura administrativa desportiva brasileira, com reflexos positivos na prática, na exigência pedagógica, na área de atuação e principalmente quanto a prioridade constitucional de fontes de receitas, interpretando-se clara e isoladamente os arts. 212 e 217 da CF,88.
c- considerando-se as duas linhas de DEBATES das letras "a" e “b", do presente TEXTO DE ORIENTAÇÃO, todos os listeiros devem se COMPROMETER RESPEITAR as diferenças filosóficas, convicções pedagógicas e sociais, buscando atingir um primeiro e principal objetivo, que é o de: SE FAZER CUMPRIR A PRIORIDADE CONSTITUCIONAL DA APLICAÇÃO DAS VERBAS PÚBLICAS AO (D)ESPORTO(e) EDUCACIONAL. , MEDIANTE O MÉTODO DE CONVENCIMENTO E COMPROMETIMENTO DESSA IDÉIA COMPARTILHADA E EXERCIDA ATRAVÉS DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL .
Dentro disso;
II - QUANTO A MATÉRIA PARA OS DEBATES INICIAIS
a) inicia-se sugerindo abrir-se um TITULO/TEMA especifico para os debates iniciais, com o seguinte chamamento:
MOVIMENTO CEVLEIS PARA O DESPORTO EDUCACIONAL NO BRASIL
PRIMEIRA FASE
Dentro desse título ABORDA-SE inicialmente apenas um TEMA;
1 - DISCUSSÃO SOB ARGUMENTAÇÃO E DEFINIÇÃO DE GRANDES GRUPOS DISTINTOS ASSIM ABRANGIDOS:
GRUPO 1 - O (d)esporte(o) escolar deve continuar sendo praticado como extensão a educação física escolar, ou seja, somente ser praticado na forma lúdica auxiliando a matéria curricular da educação física escolar? [LDB: Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: (...)IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.]
OU,
GRUPO 2- O esporte escolar e a educação física escolar devem ser considerados ‘ramos internos’ do (D)ESPORTO(e) EDUCACIONAL , podendo ser fomentador de uma pratica formadora de cidadãos e/ou cidadãos-atletas?
AINDA,
GRUPO 3 - PARALELOS, surgindo NOVAS CORRENTES dentro dos debates, novas idéias serão discutidas e apresentadas democraticamente sob posições alternativas. Exigindo-se apenas que sejam revestidas de argumentação, fundamentação, dentro dos objetivos e critérios propósitos no presente TEXTO.
2. Após o esgotamento dessa matéria, que obedecerá um acordo no decorrer dos debates e determinado pela Coordenação da LISTA ESPORTE ESCOLAR e CEVLeis de um prazo ainda indeterminado , que deverá ser estabelecido pela Coordenação Geral, colocar-se-á sob VOTAÇÃO, para se escolher democraticamente entre os pertencentes ao Movimento , qual critério e idéia predominante para a elaboração da Carta Convite aos Srs. Prefeitos.
Comentários
Nenhum comentário realizado até o momentoPara comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.