Retomando a construção da Carta, segue as orientações iniciais, copiadas do Dr. Alberto Puga, Adm da CevLeis.

 

ADVERTENCIA 1:
A presente proposta de texto não pretende exaurir ou mesmo esgotar a capacidade cognitiva  ou de iniciativa daqueles que seguirão as referidas ‘orientacoes’;

ADVERTENCIA 2: Não há ‘proprietários’, ‘donos’, ‘sabios’ ou outra categorização indicada.
As ‘autofagias’ ou outras ‘sindromes predatórias’ são desrecomendadas.
A contribuição e a participação dos/as inscritos é a ‘essência’ do Movimento CEVLEIS

ADVERTENCIA 3:
Leitura necessária e obrigatória, por todos os inscritos e confirmados na Lista Consolidada.

Como DIVULGADO anteriormente,  PUBLICA-SE o  TEXTO a seguir,   com   o  propósito de ORIENTAR  os  inscritos da CARTA ABERTA DO DESPORTO EDUCACIONAL DO BRASIL nos critérios e  compromissos  a serem  OBSERVADOS  nesta  FASE  INICIAL,    no sentido  de avançarmos  para a    COMPOSIÇÃO DO TEXTO  FINAL,  na ELABORAÇÃO DA (S) CARTAS(S) CONVITES, aos senhores CHEFES DO PODERES EXECUTIVOS MUNCIPAIS, para    integrarem  o GRUPO DE ESTUDOS CEVLEIS,  com o OBJETIVO SINTETICO de  ESTRUTURAR   o DESPORTO EDUCACIONAL NO PAÍS.

NESSE SENTIDO

PUBLICA:-SE :

TEXTO DE ORIENTAÇÃO

I - PRELIMINARMENTE

COMPROMETIMENTO INCIAL:

LINHA DE DEBATES E PESQUISAS

a)  deve-se procurar  centrar os debates iniciais  sob a idéia de que as verbas destinadas ao esporte nacional  tem que prioritariamente fomentar o (D)esporto(e) Educacional  antes de qualquer outro tipo de manifestação, principalmente  em relacao à de rendimento na vertente profissional. (CF,88 art. 217, II)

b) de que o (d) esporto(e) educacional, seja  como conhecemos hoje, no caráter formal escolar, universitário  ou mesmo da Educação Física curricular,   debatido cientificamente,  para situá-lo positiva e materialmente dentro da estrutura  administrativa desportiva brasileira, com reflexos positivos na prática, na exigência pedagógica,  na área de atuação e principalmente quanto a   prioridade constitucional  de fontes de receitas, interpretando-se clara e isoladamente os  arts. 212 e 217 da CF,88.
c- considerando-se as duas  linhas de  DEBATES das letras "a" e “b", do presente TEXTO DE ORIENTAÇÃO, todos os listeiros devem se COMPROMETER  RESPEITAR  as diferenças filosóficas, convicções  pedagógicas e sociais, buscando atingir um  primeiro e principal objetivo,  que é o de:  SE FAZER CUMPRIR A PRIORIDADE  CONSTITUCIONAL DA APLICAÇÃO DAS VERBAS PÚBLICAS AO (D)ESPORTO(e) EDUCACIONAL. , MEDIANTE O MÉTODO DE CONVENCIMENTO E COMPROMETIMENTO DESSA IDÉIA  COMPARTILHADA E EXERCIDA ATRAVÉS  DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL .

Dentro disso;

II - QUANTO A MATÉRIA PARA OS DEBATES INICIAIS

a)  inicia-se sugerindo  abrir-se  um  TITULO/TEMA   especifico para  os debates iniciais, com o seguinte chamamento:
MOVIMENTO CEVLEIS PARA O DESPORTO EDUCACIONAL NO BRASIL

PRIMEIRA FASE

Dentro desse título  ABORDA-SE  inicialmente apenas um TEMA;

1 - DISCUSSÃO SOB ARGUMENTAÇÃO E DEFINIÇÃO  DE GRANDES GRUPOS DISTINTOS  ASSIM  ABRANGIDOS:

GRUPO 1 - O  (d)esporte(o) escolar deve continuar sendo praticado como extensão a educação física escolar, ou seja, somente  ser praticado na forma lúdica auxiliando a matéria curricular da educação física escolar? [LDB:  Art. 27. Os conteúdos curriculares da educação básica observarão, ainda, as seguintes diretrizes: (...)IV - promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.]

OU,

GRUPO 2- O  esporte escolar e a educação física escolar devem ser considerados   ‘ramos internos’ do (D)ESPORTO(e) EDUCACIONAL , podendo ser fomentador de uma pratica formadora de cidadãos e/ou cidadãos-atletas?

AINDA,

GRUPO 3 - PARALELOS, surgindo NOVAS CORRENTES dentro dos debates,  novas idéias serão discutidas e  apresentadas democraticamente sob   posições  alternativas. Exigindo-se apenas que sejam  revestidas de argumentação,  fundamentação, dentro dos objetivos e critérios propósitos no presente TEXTO.

2. Após o esgotamento dessa matéria,  que obedecerá um acordo no decorrer dos debates e determinado pela Coordenação da LISTA ESPORTE ESCOLAR e CEVLeis de um prazo  ainda  indeterminado ,  que deverá ser estabelecido   pela Coordenação Geral, colocar-se-á  sob VOTAÇÃO, para se escolher democraticamente entre os pertencentes ao Movimento , qual critério e  idéia predominante  para a elaboração da Carta Convite aos Srs. Prefeitos.

Comentários

Nenhum comentário realizado até o momento

Para comentar, é necessário ser cadastrado no CEV fazer parte dessa comunidade.