Cevnautas,

   Parece que a epidemia é internacional. Mas, pelo jeito, o paciente dura mais Além Mar. Temo horas na lei. Como andam as leis do assunto no Brasil? Laércio

Desporto Escolar ameaçado de morte
Por Jorge Santos Carvalho

Projecto de despacho do Ministério da Educação reduz significativamente o número de horas disponíveis dos professores de Educação Física para se dedicarem a esta actividade extra-curricular.

A partir do próximo ano lectivo, as actividades desportivas nas escolas do ensino básico e secundário irão sofrer uma redução drástica, temendo-se a morte a médio/longo prazo do Desporto Escolar, actividade de complemento curricular que no ano passado mobilizou cerca de 160 mil alunos.

Esta poderá ser uma das consequências mais graves das alterações propostas pelo Ministério da Educação (ME) à organização do trabalho nas escolas. O projecto de despacho, apesar de chumbado por unanimidade pelo Conselho de Escolas, órgão consultivo do ME onde estão representados os directores, coloca em sério risco de vida o Desporto Escolar, actividade não lectiva, portanto, extra-curricular - já se sabia que esta ia ter menos dinheiro e menos professores, mas com este despacho terá ainda menos horas disponíveis.
Segundo previsões da FENPROF, com as alterações agora propostas pelo Ministério da Educação cerca de 10 mil horários de trabalho poderão ser eliminados, mil dos quais consagrados ao Desporto Escolar.

O horário semanal dos professores é de 35 horas, 22 dedicadas a aulas (componente lectiva) e entre nove a 11 ao trabalho individual dos docentes – correcção de testes, por exemplo. Para outras actividades sobram entre duas e quatro horas. Até agora, as escolas conseguiam garantir muitas das actividades extra-aulas, onde se inclui à cabeça o Desporto Escolar - assegurado pelos docentes de Educação Física - , através da redução do tempo lectivo dos professores que estavam à frente de projectos. A ser aprovado o novo despacho, as escolas poderão ter de reduzir em mais de 30 por cento o número de horas consagradas ao Desporto Escolar.

Fonte: http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=242650

Comentários

Por Abraao Gomes dos Santos
em 19 de Janeiro de 2011 às 11:21.

agradeço  laercio para fazer um comentario do vem ocorrendo aui no nosso etsdo,sou especialista em EFE, e os desportos na escola nunca era para ser ingnorado pela educação ou seja no nosso estado os jogos escolares abrange tdo todo o estado , mas se não e garra do nosso professor as coisas não andavam, nós temos jogos internos , intercolegias ,estes por conta propia sem nehum apoio e na raça mesmo, estas iniciativa faz com nas competições apoiadas pelo orgão oficial secretaria do esporte e juventude , que entra com profissionais de educaçâo fisica atuando na organizaçâo dos jogos no nosso caso sâo !2 REGIOES DE ENSINO, COSEQUENTEMENTE SEDES DOS JOGOS,regionais,os campeoes, vão paa a fese estadual onde sâo realizadas em joão pessoa ou campina grande ou patos ou outra cidade escolhida pela SEJEL, E A SEC. DE EDUCAÇÃO COM OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FISICA DAS ESCOLAS,QUE OBTIVEMOS  OITO HORAS DE TREINAMENTO DESPORTIVO AS MODALIDADES , NOSSA ESTRATEGIA ESTA CERTA SE NÃO FOSSE AS DUAS SEC, ESTAVA MEIO COMPLICADO, MAS NÓS RESISTIMOS E ESTAMOS TENTANDO INOVAR Para que não ocorra o prognóstico que vc acabou de relatar, acreitamos que se unirmos experiencia e convencimento dos poderes publicos haveremos de buscarmos uma solução saudaçoes, e continue com a sua perseverannça que juntos com profissionalismo haveremos de vencer mais uma batalha

Por Abraao Gomes dos Santos
em 19 de Janeiro de 2011 às 11:29.

A SEJEL  NO NOSSO ESTADO ENTRA COM A EQUIPE DE ARBITRAGEM< locais dos jogos e apoio aos professores  do estado lotado na sec,de educação do estado, atuando com aqueles que são descobertos graças aos esforço dos profisionais que descobrem talentos, muitos deles vão seguir em equipe profissional, sem forçar barra sabemos que não e a nossa funçaõ especifica, mas não podemos fingir que não existe. ao contrario precisamos reforçar esa ideia o nossso e objetivo e o intercambio entrea as escolas o incentivo a praticas saúdaveis na escola e o apoio tem crescido mas graças ao compromisso e empenho de todos os profissionais de educação fisica,sou coodenador ,aqui desde 1994, aberto a sugestões e inovações  muito obrigado pelo espaço

Por Ramon Cardoso da Rocha Silva
em 5 de Março de 2011 às 12:11.

Não concordo plenamente com o caro professor Abraao Gomes, pois ele relata a defesa do desporto escolar em seu estado apenas como esporte de rendimentos e competitivos, lógico que se precisa sim da integração através do esporte entre as escolas, mais de forma diferente de apenas jogos escolares como os atuaisl(rivalidade, violência, objetivo apenas um campeão), acho que o professor Laercio está correto quanto a seu implicito questionamento relevante ao desporto educacional, a falta de profissionais da área, e ainda por cima o despacho que desfavorece a educação física escolar em todos os seus aspectos, pois o desporto devi ser tratado como educação PELO esporte e não PARA o esporte. Por isso hoje em dia se ver o jogo de BOLA nas escolas brasileira, sem com profissionais os problemas já são grandes, com diminuição de profissionais fica ainda mais complicada.

Por Abraao Gomes dos Santos
em 6 de Março de 2011 às 02:22.

eu queria enfatizar que amaioria da nossa jornada de atividades nas escoals de nosso estado não é o desporto escolar,  ou seja a maior parte é a pluraridade da corporeidade, jogos ,lutas, danças , vejam o que diz os PCNS, É PREOCUPANTE O QUE ESPÕE O PROFESSOR LAERCIO, ELE RELATA FATOS SISTEMATICOS,E QUE PROFISSIONAIS COMPROMISSADOS EM MEL MELHORAR ESTA PRATICA , ACHO QUE DEVEMOS REVER ALGUMAS PECULIARUDADES, AQUI MESMO OS DESPORTOS ESOLARES TEM UM CALENDARIO E MUITO PROFISSIONALISMO, HÁ CONJUNTURA QUE MERECE UM APROFUNDAMENTO QUANDO DIZ AUTONOMIA EM PRATICAS DESTE PORTE, PORQUE DEMANDA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS , TRANSPORTES , POR EXEMPLO AQUI SÃO FORNECIDOS PELAS PREFEITURAS MUNICIPAIS, E OS JOGOS SÃO ADMINSTRADOS PELO ESTADO HÁ UMA PARCERIA , QUE ULTRAPASSA AS DIVERGENCIAS POLITICAS PARTIDARIAS ETC, OUTRO ASPECTO QUE QUERIA ENFATIZAR OS JOGOS ESCOLARES AQUI NO NOSSO ESTADO TRANSCOREM DENTRO DA MAIS ABSOLUTA TRANQUILIDADE,PORQUE HÁ CRITERIOS PROFISSIONAIS QUE OBJETIVAM O CONCLAVE.HA ASSUNTO PARA DEBATERMOS E COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO PARA A COMPETIÇÃO, NÓS JÁ NASCEMOS COMPETINDO, CONCORDO COM O PROFESSOR QUANDO DEVEMOS ENFATIZAR O DESPORTE COMO MEIO EDUCATIVO, NÃO O FIM EM SI, OU EDUCAÇÃO PELO ESPORTE ACHO QUE DIZ A MESMA COISA ENFATIZADA ANTERIORMENTE,NO NOSSO DEBATE ESTOU PREPARADO PARA AS CONVERGENCIAS E DIVERGENCIAS, SUGESTIONO A TODOS OS PROFISIONAIS PARA DEMOCRATICAMENTE SABER SUA OPINIÃO, PORQUE ENQUANTO PROFISSIONAIS SOMOS CONVOCADOS,E SE AVALIARMOS A SITUAÇÃO SOCIAL  DE NOSSOS JOVENS NAS MAIS DIVERSAS CAMADAS SOCIAIS TEM A PRATICA DA EDUCAÇÃO FISICA E DOS DESPORTO COMO NECESSARIA AO SEU DESENVOLVIMENTO, INTEGRAL E PSICO -SOMATICO, E DE AUTO- AFIRMAÇÃO DA SUA PERSONALIDADE E DE DEU CARATER,AUMENTANDO A NOSSA RESPONSABILIDADE E O NOSSO COMPROMISSO COM A MELHORA DA EDUCAÇÃO FISICA DA NOSSA REGIÃO E DO NOSSO PAIS MUITO OBRIGADO PELO ESPAÇO.

Por Abraao Gomes dos Santos
em 9 de Abril de 2011 às 11:08.

com relação aos desportos escolares,eu queria esclarecer que eles ocorrem em decorrencia de um trabalho,discreto na base ou seja nos primeiros anos escolares onde nós profissionais,além da iniciação do ludico,as iniciações desportivas, não como fim, mas meios de concientização da corporeidade e suas praticas, levando o propio aluno a refletir sobre elas como foram construidas pelas mais diversas civilizações,levar ao aluno os conhecimentos ou que ele reproduza o que o corpo tem de peculiar,respeitar os limites, a construção das regras para que em um determinado momento o propio grupo atinjam niveis , de desenvolvimento integral que naturalmente possa surgir no meio preferencia por alguns por pratica que posam levar a competir , não como imposição ou seleção que leve a exclusão, porque um dos cernes da educação fisica e a inclusão social pelo processo educativo, onde os mesmo tenham ou venham a desenvolver uma postura de conciencia diante dos resultados como saber ganhar saber perder, onde quem ganha não humilha quem perdeu, e que perdeu não se sinta humilhado, o nosso papel carrissimos colegas e cada vez mais importante , culivar a cultura da paz,da cooperação mutua, ao professor laercio os meus comprimentos pela sua altivez e competencia, ao ramon cardoso,na nossa profissão devemos estar preparados para o debate qualificado inteligente,e que varias cabeças pensando em melhorar o nosso trabalho, nos faz renovados, motivados etc... sim eu sugeria que aquele companheiiro que podesse ler a entrevista do nosso saudoso joaquim cruz na revista veja pagina amarela da semana passada, o que vcs acharam, o prof. laercio se achar que  é um assunto  que  podessemos comentar.


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